O presidente da Câmara, vereador Agenor Leôncio, por intermédio da Procuradoria da Casa, solicitou por meio de Diligência para que a Prefeitura faça um estudo sobre a contratação de operação de crédito junto a Caixa Econômica, no valor de R$ 10 milhões. A alteração no Projeto de Lei autoriza a Prefeitura de Palmeira dos Índios à liberação do empréstimo enviado pelo Executivo à Câmara de Vereadores no início do mês que aguardava parecer jurídico.
Palmeira dos Índios II
Leôncio, afirmou que o projeto ainda não será votado antes da Prefeitura enviar os documentos solicitados pela Procuradoria. “Nós não podemos sacrificar o FPM do município. Todos estão enxergando que o município passa por uma situação financeira difícil. Se a Caixa aceitasse como garantia o ICMS, que não é uma receita fixa, seria interessante. Porém, a Caixa aceita somente o FPM. Como podemos aprovar um empréstimo de R$ 10 milhões, dando como garantia a única fonte de renda fixa do município? Não podemos sacrificar o FPM, nem endividar o município”, explicou.
Alvo
Segundo a Prefeitura de Palmeira dos Índios, o financiamento tem como objetivo levar drenagem e pavimentação para diversas localidades, melhorar a mobilidade urbana e rural no município. De acordo com os vereadores, apenas mediante a esses esclarecimentos, a Casa de Leis poderá aprovar o empréstimo. Com a planilha de investimentos em mãos, cabe agora à Câmara verificar e fiscalizar a aplicação dos recursos.
Delmiro Gouveia
“Um momento importante para o nosso município e para as pessoas mais carentes que aqui vivem. Na manhã desta quarta-feira, participei da 10ª Conferência Municipal da Assistência Social de Delmiro Gouveia. O País atravessa uma situação difícil onde as políticas públicas para os mais carentes estão sofrendo perdas significativas de recursos” comentou nas redes sociais, o prefeito Padre Eraldo.
Capela
Vereador por Capela, Ricardo Lucena destaca que na manhã desta quarta-feira, foi aprovada uma indicação de sua autoria na Câmara, para que a Prefeitura de Capela possa construir uma rua para interligar o Conjunto Habitacional Messias Moreira ao Conjunto Habitacional Otávio Gomes. “Tal medida, por certo, melhorará o trânsito, a infraestrutura da cidade; aproximará e integrará conjuntos, bairros e ruas” justifica.
Agreste
Na manhã de ontem o Instituto de Identificação de Alagoas confirmou, que foram registradas 1819 solicitações para novas carteiras de identidade durante a 10° edição do Governo Presente, que ocorreu no Agreste do Estado na semana passada. Durante o evento também foram inaugurados dois novos postos fixos de Identificação. Um na cidade de Lagoa da Canoa e outro em São Sebastião.
São Miguel dos Campos
Já é público e notório que o atual secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do governo Renan Filho, ex-prefeito de Junqueiro por dois mandatos, Fernando Pereira disputará a Prefeitura de São Miguel dos Campos no ano que vem. Passa a ser mais um município alagoano a fazer parte do cardápio politico da família Pereira. Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela são administrados pelo grupo.
Porto de Pedras
Prefeito, Henrique Vilela (MDB) durante a semana que passou esteve em Brasília, onde durante dois dias ao lado de duas vereadoras, se reuniu com os senadores Renan e Rodrigo, além dos deputados Isnaldinho, JHC, Marx Beltrão e Sérgio Toledo. E o fechamento da semana foi com chave de ouro; pois né que Henrique Vilela recebeu em seu reduto no domingo pela manhã o governador Renan Filho para uma animada “pelada” de futebol?
Porto de Pedras II
Pois fica claro que a presença do líder político alagoano por lá, não foi para tratar de assunto oficial do dia-a-dia; e sim para um arretado racha de futebol, num jogo dos amigos do prefeito contra os amigos do governador. Os protagonistas da festa atuaram em campo; tanto Vilela como Renanzinho, cujo placar resultou num 4 x 2 para o time da casa. A festa depois foi coroada com muito som ao vivo, sobretudo porque o prefeito tocou sanfona e seu convidado especial comandou na batucada.
Porto Calvo
Ontem pela manhã, representantes da Prefeitura e do IBGE se reuniram, a fim de traçar o planejamento do Censo Demográfico 2020. O posto de coleta em Porto Calvo vai abranger os municípios da Mata e litoral Norte, que são: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Campestre, Jacuípe e Porto Calvo.
Importância
As reuniões do IBGE permitem o acompanhamento da operação pela comunidade local, dando transparência e agregando esforço para facilitar o Censo Demográfico 2020, em aspectos como: fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local; auxílio na divulgação do processo seletivo para contratação de mão-de-obra e na montagem do posto de coleta; e oferecimento de apoio logístico para uma perfeita cobertura do território.
Meta
Em 2020, o IBGE vai realizar o Censo Demográfico: um grande retrato da população brasileira e das suas características socioeconômicas. Retrato extenso e profundo, que fornecerá informações para o planejamento público e privado da próxima década.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011