O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, iniciou esta semana uma programação voltada para o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.
A proposta, segundo o diretor médico da unidade, Ulisses Pereira, é levar dicas, orientações, informações e até novas abordagens, como o uso de dinâmicas, para todos que trabalham, visitam ou são atendidos no hospital. “A iniciativa é necessária, visto que muitas doenças são relacionadas ao emocional”, comentou.
Relação interpessoal
Para a dinâmica no hospital foi instalado um mural, chamado de Reciprocidade, que consiste na prática de elogiar e cultivar o bem estar entre todos. Há ainda uma caixinha chamada "Psiu, já cuidou de você hoje?", que objetiva melhorar a relação interpessoal de todos os que frequentam o local, sejam eles da equipe ou pacientes.
“Por mais incrível que possa parecer, um abraço tem um poder de cura, muitas vezes maior do que um remédio”, avaliou a coordenadora do Núcleo de Humanização, Eliane Félix.
Saúde mental
Segundo a psicóloga do HR, Morgana Lucio, através da fala (conversa, terapias) é possível diminuir o índice de suicídios. “Com apoio e cuidado com o colaborador podemos contribuir, ajudar a cuidar da sua saúde mental”, falou.
Ajuda profissional
De acordo com a especialista, em casos de tentativa de suicídio é necessário pedir ajuda ao profissional capacitado, no caso psicólogo ou até mesmo um psiquiatra. “O importante é não deixar a pessoa sem assistência”, avaliou.
Oficina terapêutica
Na agenda, haverá também uma oficina terapêutica para os trabalhadores, marcada para o próximo dia 26. Um seminário com apresentação dos resultados está marcado para dia 30, no auditório do Hospital e deverá contar com a presença de convidados, palestrantes e do provedor do hospital, Geraldo Magela, um entusiasta das ações. “Cuidar da mente é mais que necessário, pois ela quem conduz nossas emoções e ações”, destacou. (Com Live Comunicação).
Evento em Sampa
Com o tema “Igualdade Racial no Brasil: reflexões e perspectivas, esta foi realizado entre dias 19 e 20 de setembro, em São Paulo, do Colóquio de Intelectuais e Ativistas Negros. O evento é uma iniciativa dos Agentes de Pastoral Negros.
Participam desse encontro intelectuais e ativistas negros das principais organizações do Movimento Negro no Brasil, ex-ministros de estado da Igualdade Racial e autoridades ligadas à causa negra.
Representantes
O professor Clébio Araújo da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e o professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Zezito Araújo, foram os representantes da área acadêmica a participarem da programação do Colóquio de Intelectuais e Ativistas Negros.
Diretoria do Campus 1
Educador desde a sua raiz, o professor e prefeito Rogério Teófilo é um dos grandes entusiastas do nosso município quando o assunto é Educação.
E a convite do magnífico reitor Odilon Máximo, o gestor municipal se fez presente, na manhã de quinta-feira (19), durante a solenidade de posse da mais nova diretoria do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Ele esteve acompanhado da secretária Municipal de Articulação Política, Graça Lisboa.
Foram empossados
Para ser o elo entre a reitoria e a unidade de Arapiraca, foram empossados Cristina Oliveira e Augusto Ferreira como diretora e vice-diretor respectivamente durante a atual gestão.
Relembrando os primeiros passos da Uneal como Centro Educacional no município, Teófilo abriu o baú de memórias para indicar as dificuldades encontradas pela Instituição ainda quando era apenas uma Faculdade de Formação de Professores.
... Agentes da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Arapiraca, coordenados pelo delegado Everton Gonçalves, prenderam na sexta-feira (20) mais um foragido da Justiça alagoana.
... A ação é uma continuação da operação “Recuperatio”, que teve início na semana passada e que tem o intuito de cumprir dezenas de mandados de prisão em aberto de processos antigos.
... Cosme da Costa responde a um processo de embriaguez ao volante, ocorrido em 2016. O suspeito era considerado foragido desde 2017 e foi capturado no bairro Baixa Grande.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.