Edmilson Teixeira
Educação
Sobre a esperança de dezenas de Prefeituras alagoanas retomarem as obras de suas creches paralisadas ao longo desses anos, e algumas pendências do governo federal com a UFAL, foi que na terça-feira o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) se reuniu com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, ocasião em que estava acompanhado da reitora da Ufal, Valéria Costa Correia. A reitora almeja recursos suficientes para a quitação das contas de água e luz.
Absurdo
O senador alagoano informou ao ministro que há em Alagoas 94 obras de creches que deveriam ter sido entregues à população, mas não foram. Weitraub solicitou a lista dessas obras para que o governo as priorize, pois são investimentos que já foram feitos, e, em alguns casos, falta muito pouco para que as escolas sejam finalizadas e inauguradas.
Esperança
Embora esteja com o caixa do ministério engessado, o ministro Weintraub afirmou ao senador Rodrigo que a situação econômica do Brasil começa a melhorar, e as creches são as primeiras da fila para receberem investimentos. Ele pontuou ainda que há uma expectativa de que recursos da Petrobras cheguem ao Ministério carimbados para serem usados nas creches e pré-escolas.
Turismo
Conciliar desenvolvimento econômico e proteção do meio ambiente é um desafio para os gestores públicos municipais. O turismo desponta como uma solução, mas, para tornar as ações eficazes, é preciso envolver a comunidade e a iniciativa privada. Os debates sobre os desafios e as respostas estão em alta e, pelas suas riquezas naturais, o Brasil tem grande potencial para se desenvolver de forma sustentável.
Maragogi
É nesse contexto que entre os entre os dias 10 e 12 de outubro em Maragogi, a Confederação Nacional de Municípios, em parceria com Associação dos Municípios Alagoanos, a Prefeitura de Maragogi e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial, irá realizar o II Seminário Nacional de Governança para o Turismo: desafio para o desenvolvimento sustentável nos Municípios.
Pauta
O eixo temático desse evento em Maragogi será Turismo em Unidades de Conservação. E, assim como em 2018, em Capitólio, Minas Gerais, ocorrerá, simultaneamente, a Feira de Negócios Turísticos: Destinos do Brasil. Uma oportunidade única de exibir os diferenciais e atrativos dos Municípios brasileiros.
Ação trabalhista
O Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza, nesta sexta-feira, em Maceió, uma audiência com credores trabalhistas da Usina Seresta, que se encontra em recuperação judicial. E no próximo dia 30, será a vez dos representantes da Usina e do escritório de advocacia responsável pela recuperação judicial se manifestarem no procedimento.
Seminário
Próxima terça é esperado em Maceió, prefeitos e seus representantes, para um evento que está sendo articulado pelo Sebrae/AL. Trata-se do Seminário Alagoas Mais Simples. O Seminário visa a pretensão de uniformizar o entendimento sobre registro e licenciamento de empresas em Alagoas com os técnicos municipais e estaduais que integram a Redesim Alagoas. Será durante os dois horários no Hotel Jatiúca. Pilar A cidade do Pilar já foi considerada uma das mais violentas do país. Há 3 anos, a cidade ocupava a sexta posição nacional com uma média de 32 homicídios por 100 mil habitantes, segundo o Mapa da Violência. Atualmente, Pilar vive um novo momento. De janeiro a agosto deste ano, o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) registrou apenas seis homicídios, contra 20 ocorridos no mesmo período do ano anterior, o que representa uma redução de 73,91%. Pilar- inovação Estratégias foram analisadas e colocadas em prática pelo prefeito Renato Filho. Nesta sexta-feira (20), o prefeito vai lançar o programa Pilar 360º que coloca Pilar como a primeira cidade do Brasil a implantar um sistema de reconhecimento facial móvel através de câmeras colocadas em um carro que será utilizado pela Guarda Municipal. Além disso, o sistema também vai analisar carros que foram roubados ou clonados. Estratégia O resultado dessa redução veio através de investimento na Segurança Pública por parte do município e da parceria com o Governo do Estado. “O governador Renan Filho entregou o Cisp tipo II em agosto desse ano e já vemos que a situação na cidade é totalmente diferente do passado. Com o Cisp ganhamos mais segurança e integração entre as polícias”, disse o prefeito.Mobilização
Entre a comitiva alagoana de prefeitos que foi esta semana a Brasília, para uma grande mobilização em defesa dos municípios, a de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão, esteve com o senador Renan Calheiros e os deputados federais Arthur Lyra, Marx Beltrão e Severino Pessoa. Pois ela que é representante Nordeste da Confederação Nacional dos Municípios e representante da AMA entregou a pauta das matérias prioritárias do movimento municipalista.Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011