Na quarta-feira (11) o deputado federal Severino Pessoa (Republicanos) recebeu em seu gabinete a visita do assessor da presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o coronel Rubens Leão, que foi ao encontro do deputado alagoano a fim de tratar de assuntos referentes à construção de um hospital universitário na cidade de Arapiraca.
O hospital é uma reivindicação do deputado Severino Pessoa, que já apresentou o projeto aos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; da Educação Abraham Weintraub; e ao presidente da Ebserh, General Osvaldo Ferreira.
Reivindicação bem - vinda
Durante o encontro, o assessor da presidência da Ebserh, coronel Leão, reafirmou que a reivindicação do deputado foi bem vinda pelo Governo Federal, em especial pelo presidente Jair Bolsonaro, que nas próximas semanas deverá receber o deputado Severino Pessoa no Palácio do Planalto.
Atendimento
Além de atuar como hospital-escola para alunos e professores dos cursos de saúde do campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Arapiraca, o hospital também deverá ofertar atendimento à população, desafogando a demanda reprimida dos serviços de saúde da região. (Com Assessoria).
Setembro Amarelo
Durante essa semana, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire juntamente com o Anexo l, estão promovendo ações públicas com a finalidade de alerta a população acerca da importância da prevenção ao suicídio. Uma programação especial foi preparada para o “Setembro Amarelo”, mês da campanha de prevenção ao suicídio.
Orientações
Na segunda-feira (09), a ação aconteceu na Praça Luiz Pereira Lima, centro de Arapiraca. Uma equipe de profissionais composta por psicólogas, assistente social e enfermeiras realizaram orientações sobre a realidade do suicídio e panfletagem pela valorização a vida.
Alerta a população
A assistente social do Complexo, Roberta Jatobá falou da importância da ação para sociedade. “A população precisa ser alertada sobre esse tema tão delicado que é o suicídio. Todo dia, cerca de 30 brasileiros se suicidam e, para cada morte, há entre 10 e 20 tentativas. Então é preciso falar sobre o assunto. Como a própria campanha diz, falar é a melhor solução”. (Com Assessoria).
Ações judiciais
Uma das empresas investigadas pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público Federal (MPF), por suspeita de desvio de recursos do transporte escolar, só conseguia concorrer em processos de licitação lançados pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc AL) por conta de amparo em medida judicial.
Licitação
A informação sobre a participação da empresa de transporte escolar Bioética nas licitações da Sedcu Alagoas foi revelada por meio de nota de esclarecimento distribuída à imprensa na tarde de terça-feira, 11 de setembro, mesma data da realização da Operação Casmurros em cinco municípios alagoanos.
Decisão judicial
A pasta informa que a Bioética “foi desabilitada de processo administrativo pela Agência de Modernização da Gestão de Processos em 2017. Entretanto, decisão judicial obrigou o Estado a reincluí-la no certame. Adiante, em dezembro de 2018, com o processo licitatório do mesmo ano em curso, a empresa Bioética mais uma vez foi à Justiça e conseguiu decisão em caráter liminar para obrigar o Estado a manter o seu contrato”.
Multa diária
O texto acrescenta uma nova decisão judicial, “determinando, novamente, a manutenção do contrato (processo nº 0700295-34.2018.8.02.0066), sob pena, em não cumprimento, de pagamento de multa diária. Vale ressaltar que a Procuradoria Geral do Estado recorreu de todas as decisões, buscando defender o interesse público. Os servidores públicos do Estado de Alagoas, no exercício de suas funções, cumpriram decisões judiciais”. (Com Fernando Vinicius).
... Visitadores, serviços gerais, cuidadores, facilitadores, administrativos e outros aprovados no Processo Seletivo do Desenvolvimento Social.
... Receberam as boas vindas do prefeito Rogério Teófilo, na tarde de quarta-feira (10), durante a solenidade de acolhimento que aconteceu no anfiteatro do Planetário Municipal e Casa da Ciência.
... Os novos servidores municipais dos variados cargos ofertados se fizeram presentes no encontro. A maioria já compõe os quadros oficiais da secretaria.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.