Edmilson Teixeira

Evento municipal

Edmilson Teixeira 11 de setembro de 2019
A AMA está anunciando que em dezembro o Centro de Convenções de Maceió será sede da indústria criativa que promove o desenvolvimento humano e cultural. Trata-se de uma vitrine de soluções tecnológicas e inovadoras para cidades mais eficientes. Do Sertão, dez municípios confirmaram suas presenças. São eles Mata Grande, Santana do Ipanema, Major Isidoro, Belo Monte, São José da Tapera, Olho D’Água das Flores, Cacimbinhas, Delmiro Gouveia, Ouro Branco, Feira Grande e Pão de Açúcar. Eles prometem  representar as belezas de Alagoas através do artesanato criativo, cultura e gastronomia. Mapa Espaço encravado em pleno Sertão alagoano, a criatividade é sinônimo também de fertilidade cultural que encanta turistas. Essa economia estimula a geração de renda nos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam o capital intelectual como fonte primária. Procura Sobre esse evento do  Centro de Convenções, 98% dos estandes já foram vendidos no lançamento e os demais estão sendo comercializados na AMA. Há estandes para todos os gestores, além dos principais fornecedores e apoiadores das gestões públicas. Auxílio Foi na reunião de segunda-feira na sede da AMA, que o Governo do Estado e a Equatorial assinaram um Pacto para aumentar o número de beneficiados pela Tarifa Social. O presidente da AMA, Hugo Wanderley, e a prefeita Rosiana Beltrão também assinaram como testemunhas, os municípios vão auxiliar na identificação das famílias de baixa renda. O beneficio vai injetar mais de 12 mil reais na economia dos municípios alagoanos. Dados Segundo o presidente da Equatorial, Humberto Sousa, entre o 1 milhão de 200 mil clientes, menos de 10% possuem o beneficio da tarifa social. “Já fizemos um levantamento e sabemos que podemos alcançar cerca de 40% das famílias que têm potencial para o programa”, afirmou. Números A fornecedora  de energia elétrica afirma que são mais de 184 mil famílias cadastradas no CadÚnico do Governo Federal, pois elas possuem o perfil para acessar o benefício, mas não solicitaram junto à Equatorial ou estão com o CadÚnico desatualizado.

Santana do Mundaú

No município de Santana do Mundaú, conhecido nacionalmente como a terra da laranja lima, pequenos produtores rurais vêm apostando na diversificação da cultura voltada para a atividade da fruticultura. Além da tradicional laranja lima, também estão sendo produzidos maracujá, banana, goiaba e acerola.

Associação

No sítio Chão de Areia, onde aproximadamente cem famílias fazem parte da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santana do Mundaú, o cenário já mudou e é possível encontrar uma variedade de frutas, além de macaxeira, batata e hortaliças.

Suporte

Com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura na doação de kits de irrigação e assistência técnica da Emater, a produtividade tem aumentado e gerando renda às famílias dos pequenos agricultores.

Estratégia

Gerdesson Monteiro, presidente da associação, tem motivos de sobra para comemorar o sucesso da produtividade na região. Ele vem incentivando os associados, fazendo doação de mudas de frutas e ainda comprando a produção para o beneficiamento de polpas, em uma pequena fábrica, construída na comunidade.

Joaquim Gomes

Na sessão extraordinária de sexta-feira última, foi que a Câmara de Vereadores  aprovou o projeto de Lei nº 007/2019 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP) e o Fundo Municipal de Segurança Pública – FUMSEP. A proposta oriunda do Poder Executivo foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares presentes à sessão.

Banco

Por falar em Joaquim Gomes, a população de lá tá P da vida com a Caixa Econômica. Nesta segunda-feira quem foi até a agência local encontrou o órgão de portas fechadas. A bronca é porque não houve um aviso de forma antecipada e que ninguém se encontrava no banco para explicar o motivo. Depois chegou a informação de que a estrutura do imóvel está comprometida, razão de seu fechamento para um breve reparo.

Mata GrandEdme

Informações dão conta de que o pecuarista Hélio Brandão transferiu seu título eleitoral para seu reduto de origem; Mata Grande/AL,  de onde manda e desmanda na política, ele que já foi prefeito e o filho, Jacob. Na eleição passada, o Hélio aventurou  uma disputa eleitoral em Joaquim Gomes; sem lograr êxito, ao contrário da esposa, Cristina já foi prefeita, mas que num segundo mandato, perdeu o cargo, por caso de improbidade.

 Delmiro Gouveia

Na manhã desta quarta-feira em Delmiro, haverá uma audiência pública para discutir a situação dos precatórios do Fundef. Será  a partir das 10, na Câmara de Vereadores. O debate foi proposto pelo vereador Pedro Paulo, que apresentou requerimento e foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária, com o objetivo de esclarecer o andamento do processo.

Alvo

A grande discussão é sobre a destinação de 60% desse valor para o rateio entre os professores, mas o TCU decidiu em 2018, que essas verbas oriundas de decisões judiciais (precatórios) não podem ser usadas para pagamentos de rateios, abonos indenizatórios, passivos trabalhistas ou previdenciários, remunerações ordinárias, ou de outras denominações de mesma natureza, aos profissionais da educação. Assim, esses recursos devem ser usados exclusivamente para ações de manutenção e desenvolvimento do ensino.