Na cidade de Flexeiras quatro vereadores dos nove que compõem o Legislativo local, afirmam que estão com fartas munições para derrubar o “império” da família Cavalcante Lins, que desde a criação do município, há 57 anos, domina de ponta-a-ponta a administração pública.
Flexeiras - bronca
“Aqui o nepotismo está presente em todos os setores; aliado a uma onda de intimidação, corrupção e tudo mais” diz o líder do movimento, vereador André da Téo (PSB), ex-presidente da Câmara e que foi o mais votado na última eleição com 500 votos. Ele afirma que está disposto a entrar pela primeira vez na disputa pela Prefeitura, sobretudo, com o objetivo de quebrar um tabu tão esperado, por um povo que almeja inovação, renovação e paz no município.
Amparo
Para assegurar esse embate político, André da Téo agregou em seu exército os vereadores, Alisson (PR), Demeval (PP) e Adriano do Gata Maga (PPS). Através deles, essa Coluna teve acesso vários casos de denúncias, todos devidamente documentados, que por sinal, já foram protocolados junto aos órgãos competentes, como: Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e Procuradoria Geral de Alagoas.
Relação
Entre as denúncias, sobre Flexeiras, podemos citar a emissão de cheque sem fundos, vinculado a ex-prefeita, Silvana; desvio de dinheiro da Previdência Municipal, desaparecimento de mais de 14 milhões dos precatórios do Fudef; questão de doação de terrenos, entre eles de uma churrascaria sem a devida participação da Câmara; além de casos suspeitos relacionados a locação de veículos, aluguel de imóvel e tantos outros.
Como funciona
A prefeita de Flexeiras é Maria Isabel Costa Souza (PP) conhecida como Dona Isa. E ao que parece, é uma das mais longevas figuras políticas ativas da atualidade brasileira. Dona Isa desfruta de seus 85 anos e nove meses. Conforme os vereadores da oposição, quem manda na Prefeitura é o senhor, Eliezer, que é irmão da prefeita e pai da ex-prefeita Silvana. E como se não bastasse, o secretário de Administração e presidente do Fundo Municipal da Previdência, Marcos Antônio, é filho também do Eliezer – esse também é quem bota as cartas na mesa.
Porto de Pedras
Para o ator Chico de Assis, que já participou de novelas e seriados da Globo, o I Festival Literário de Porto de Pedras, ocorrido na última semana, foi um evento marcante, singular; sobretudo pela organização e o empenho de todos da equipe do prefeito Henrique Vilela; que segundo ele, deu uma verdadeira demonstração de união e força em defesa de uma causa tão significante para a cultura local. Chico disse que durante os três dias, viu uma festa envolvente junto à comunidade; principalmente com estudantes de todas as séries, desde infantil, inclusive alunos do EJA.
Conteúdo
“Nosso I Festival Literário proporcionou o que há de melhor durante seus três dias, sobretudo correspondendo à expectativa esperada por todos nós; cujo homenageado foi o escritor romancista alagoano, Jorge Tenório” disse a secretária de Educação, Márcia Cunha, dando conta de que a festa literária ocorreu de quarta a sexta da última semana. “A gente só tem é que agradecer a nossa dinâmica equipe que atuou na organização; razão que nos incentiva e até já agendar a edição de 2020; e que essa venha com uma carga ainda bem maior de atratividade” comentou radiante o prefeito Henrique Vilela (MDB).
Presença
O secretário de Cultura, de Porto de Pedras, Nado do Isaias narra, que uma vasta programação cultural atraiu todo o público presente; que durante os três dias viu gente famosa; como o ator de cinema e de televisão Chico de Assis, o cordelista, Jorge Calheiros; além dos escritores Emanoel Galvão, Marita Buarque, Cida Lima, Mirian Monte, o homenageado Jorge Tenório e a curadora Cleyde Wanderley que também é escritora, e que na página musical, o evento destacou as presenças do cantor e compositor Petrúcio Baietto e de Manoel da Gaita.
Major Izidoro
Faleceu ontem aos 83 anos de idade, José Messias Mariano. O enterro será na manhã desta terça-feira, em Major Izidoro. Seu Messias era pai da prefeita Santana Mariano. “O sepultamento será nesta terça-feira, às 08h, no cemitério São Vicente, saindo da casa da sua filha, Santana Mariano”, disse Cesar Campos esposo da prefeita.
Primos em ação
Mauricinho e Morgana ambos netos do saudoso ex-governador José Tavares, estão sendo cogitados para disputar as prefeituras de São Sebastião e Junqueiro respectivamente. O pai de Mauricinho (Maurício) foi deputado estadual durante vários mandatos; já o pai de Morgana (Raimundo) além de deputado, foi também prefeito de Junqueiro.
Arapiraca
Perguntado se seria candidato a prefeito de Arapiraca no próximo ano, o ex-deputado Cícero Valentim disse: “Sou uma das peças que fazem parte do projeto do PSD. O melhor nome será definido internamente e de forma coletiva. Se o meu nome for o escolhido estou sim pronto e preparado para disputar o comando da segunda maior cidade do Estado.
Histórico
Em 1988 resolveu lançar-se candidato a vereador e foi o mais votado do seu partido, na época o PDT. Na política, Cícero Valentim foi vereador por quatro vezes consecutivas. Como suplente de deputado estadual, Valentim assumiu a ALE no ano de 2000 após o afastamento do titular.