Quando uma pessoa é cuidadosa nas suas ações, para muitos ela é considerada fraca, medrosa, insegura, etc. Tudo que fazemos na vida necessita da certeza do que estamos realizando e de cuidados para que tudo termine bem sem acidentes.
A prevenção sempre foi a palavra chave e sempre será. Entretanto as pessoas não levam a mesma em consideração na maioria das vezes. Principalmente quando do divertimento. No lazer quase sempre os cuidados preventivos são ignorados.
Alguns anos atrás a imprensa noticiou acidente com motos. Principalmente com as pessoas que estavam no banco de trás da moto. Chamados caronas. No Sul do País devido ao frio o uso de vestimenta chamada poncho, um espécie de cobertor aberto para ser colocado pelo pescoço apoiado nos ombros eram enrolados nos raios do pneu traseiro das motos com quedas e morte dos passageiros.
O uso de objeto motorizado com quadro rodas e direção se assemelhando a um carro, o kart, também tem trazido vários acidentes inclusive com algo semelhante ao das motos citado.
Só que no caso do kart o que é sugado é o cabelo e o que suga não é o raio do pneu e sim o motor do automóvel.
Aí as proporções do desastre são imensas, pois as jovens mais que os jovens de cabelos longos sofrem um escalpe. Algo muito agressivo pela dor e pelo aspecto podendo levar à morte.
A prevenção volta a tona. Os cuidados devem ser de quem proporciona a diversão, porém o usuário necessita saber o que está utilizando e quais os equipamentos necessários para o bom desempenho sem por em risco a vida.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.