A secretária Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Agrária e Pesca, Priscilla Palmeira, destacou o empenho do prefeito Cavalcante para que o Banco do Nordeste instale os serviços do tipo Saque e Pague em Traipu.
“Os serviços do Banco do Nordeste são fundamentais, a exemplo de saque, consulta saldo ou extrato, depósito, pagamentos de contas, entre outros”, destacou Priscilla Palmeira, acrescentando que o serviço já existe na cidade de Arapiraca. Após a reunião com o superintendente do BNB, Pedro Freitas, o prefeito Cavalcante formalizou o pedido de instalação do cache por meio de ofício encaminhado para a superintendência do Banco. “Traipu só tem a ganhar com essa iniciativa, vamos aguardar e torcer para que o Banco atenda nossa solicitação”, disse a secretária.
Parceiro
Priscilla Palmeira explicou que o Banco do Nordeste já é um grande parceiro da população de Traipu, principalmente dos produtores rurais e dos pequenos comerciantes. “Eles têm linhas de crédito garantidas com o Banco, e a instalação de serviços em nossa cidade vai ajudar ainda mais essa parceria, e ainda garantir que o dinheiro circule em Traipu”, disse. (Com assessoria).
Taquarana
Durante os 6 anos da gestão do prefeito Bastinho, o município vem crescendo bastante e importante obras foram feitas: na saúde, educação, cultura, esporte e lazer. No âmbito do esporte e lazer, o tão sonhado ginásio poliesportivo no Alto das Colinas foi finalizado, além disso duas quadras poliesportivas foram construídas – uma na cidade e outra no Distrito Lagoa Grande. Um grande destaque que sempre foi o sonho da população foi estádio de futebol - O Ferreirão, que hoje é uma realidade.
Saúde
Na saúde foram renovadas toda a frota de ambulâncias, construída uma academia da saúde e mais uma está em execução no Residencial Alto das Colinas. Três Unidades Básicas de Saúde foram construídas, uma na cidade e outra no povoado Pau do Descanso e a terceira que será entregue à população do povoado Salgado, no próximo dia 24 de agosto.
Reformas
A unidade mista no centro da cidade foi reformada, e lá à população conta diariamente com todo suporte médico, foi adquirido um microônibus para levar pacientes à Maceió, um consultório móvel odontológico foi adquirido para melhorar a saúde bucal da população nas comunidades, uma van Fiat Ducato foi adquirida para levar pacientes para fazer hemodiálise, e ainda uma duas caminhonetes Amarok para a saúde e uma caminhonete Mitsubishi L200 para vigilância em saúde. (Com Assessoria).
Incêndio
Bombeiros foram acionados com urgência, na manhã de terça-feira (13), para conter as chamas de um estabelecimento comercial na Rua 15 de novembro, Centro de Arapiraca. O trânsito no local ficou parado devido ao isolamento da área. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas e, segundo eles, há suspeitas de que o incêndio iniciou de um curto circuito. Foram deslocadas 4 guarnições com mais de 20 militares. Não há informações de feridos. (Com Já é Notícia).
Fogo se alastrou
Segundo os militares, o fogo se alastrou rápido e como não tinha ventilação adequada, não teve como os proprietários entrarem para fazer a verificação. Tudo no escritório ficou perdido. “Fomos acionados por volta das 6h30. Agora que as chamas estão diminuindo, detectamos que provavelmente o incêndio teve início em um curto em alguma tomada de computador. Alguém esqueceu algum equipamento ligado”, disse o tenente Ronilson. O estabelecimento vende munições e armas, mas o fogo não chegou a atingir as salas onde estavam as pólvoras. Devido a isso, quem passa pelo local está sendo orientado a manter distância. A casa atende as normas do Corpo de Bombeiros.
Vítima de acidente
Devido à gravidade dos ferimentos após ser atropelada, Maria Caroline, de 9 anos, não resistiu e morreu no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. A menina estava andando de bicicleta, na tarde de segunda-feira (12), quando foi atropelada por um caminhão na Ladeira do Claudeonor, no bairro Ouro Preto, no mesmo município. De acordo com o boletim do hospital, Maria foi encaminhada para o centro cirúrgico, mas não resistiu e faleceu na noite de segunda. Ela ainda ficou na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). (Com Já é Notícia).
FPI do São Francisco
Durante a execução das ações em defesa da saúde da população, a equipe de produtos de origem animal, da 10° etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), interditou uma queijaria clandestina, que funcionava no povoado Dionel, no município de Batalha.
Total desconformidade
Na ação foram apreendidos 129kg de queijo coalho e alguns utensílios plásticos e em madeira, além de duas prensas. O proprietário do local, também mantinha em funcionamento uma pocilga. A queijaria estava em total desconformidade com as normas sanitárias exigidas e cometendo várias agressões ao meio ambiente. O que coloca a população da região em risco. Os fiscais flagraram o uso de utensílios enferrujados, banblonas de armazenamento sem condição de uso. (Com assessoria).
... Entre os dias 26 e 30 de agosto, a Prefeitura e Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), abrirá matrículas para mais uma turma do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) disponibilizado pelo Centro de Atendimento às pessoas com Surdez (CAS).
... A Instituição de Ensino funciona nas dependências do Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha. De acordo com o diretor do CAS, Célio Roberto, as inscrições acontecerão durante o período de funcionamento do Centro, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
... Para o momento da inscrição, é necessário que o aluno apresente cópias do RG, certidão de nascimento, CPF, uma foto 3×4 e declaração de conclusão do Ensino Médio.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.