Após algumas semanas de recesso parlamentar, o deputado federal Severino Pessoa (PRB-AL) reiniciou suas atividades em Brasília dando mais um importante passo na busca pela implantação de um Hospital Universitário em Arapiraca. Na terça-feira (6), acompanhado pela vice-prefeita Fabiana Pessoa, o deputado arapiraquense foi recebido pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), General Oswaldo Ferreira.
Compromisso
Na oportunidade, o deputado e a vice-prefeita apresentaram o estudo técnico levantado pelo campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Arapiraca, que aponta indicadores relacionados a estrutura física e pedagógica do campus, além da área disponível para a construção do hospital. Severino Pessoa reafirmou o compromisso do Governo Federal com o Nordeste brasileiro. “O presidente Bolsonaro já sinalizou que levará grandes investimentos para o Nordeste e, não tenho dúvidas, que o nosso hospital será um deles”, assegurou o deputado.
Região cresceu
Na defesa do projeto, o deputado relatou que a população de Arapiraca e da região cresceu nos últimos anos, provocando a superlotação dos hospitais que funcionam na cidade. “Os hospitais de Arapiraca estão superlotados e a população precisa urgente de um grande hospital, que possa desafogar a rede, principalmente com atendimentos ambulatoriais”, alertou Pessoa, que antes do recesso já havia se reunido com os ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Hospital Regional
No domingo, 11 de agosto, o jovem André Felipe, representante comercial terá um importante motivo para comemorar a data. Já que sua filha, Maria Isis, será levada para casa após 70 dias internada no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca. “Estou muito feliz”, afirmou Felipe em tom tímido e voz embargada. Pai de primeira viagem, ele e sua esposa, Adriele dos Santos Silva, tiveram que enfrentar a internação hospitalar da filha, que nasceu prematura, com apenas 890 gramas e 27 semanas. “Tive medo por várias vezes, mas graças a Deus vamos para casa”, relatou a mãe, que é operadora de caixa.
Volta para casa
Com a pequena Maria Isis, de alta, também mais quatro bebês (sendo dois gêmeos) deixarão o HR juntamente com suas mães. A volta para casa, em clima de festa para três das cinco famílias que estão na Unidade Canguru do Complexo, segundo a médica pediatra Mônica Roseli, representa uma vitória para os pais e mães que enfrentam dias hospitalares com uma tensão, muitas vezes, inesperada.
Relação familiar
“Todos têm expectativa de nascimentos sem problemas, mas nem sempre é o que acontece. Momentos como esse resgatam a autoestima e fortalecem a relação familiar, sensibilizada pelos procedimentos e afastamento do lar”, explicou a médica, acrescentando que a alta acontece quando as crianças atingem cerca de dois quilos, estão estáveis e com alimentação plena.
Acidente
Um jovem de 26 anos, identificado como José Eduardo, perdeu a perna em um acidente com um trator. O caso envolvendo o trabalhador rural aconteceu na manhã desta quinta-feira (08), na zona rural de Girau do Ponciano, no Agreste alagoano. De acordo com os primeiros relatos, José sofreu o acidente com a máquina enquanto estava trabalhando. Ele perdeu muito sangue e foi socorrido para o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. (Com Já é Notícia).
Protesto de estudantes
Após o protesto de estudantes na noite de quarta-feira (07) na Praça Marques, encerrado após a Polícia Militar utilizar balas de borracha, a 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere) voltou atrás na decisão de impedir que os estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizasse o transporte escolar. A informação foi confirmada por estudantes e pela direção da Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa (Epial), na manhã de quinta.
Mobilização
Desde o início da semana, os estudantes do EJA que residem em comunidades rurais do município e em cidades vizinhas estavam mobilizados contra a proibição de utilizarem os ônibus do Estado para seguirem para as escolas na zona urbana de Arapiraca.
“Ordem superior”
"Imagine você querer estudar, enfrentar várias dificuldades e, na hora que passa o escolar, todos os alunos entram, mas você é proibido por 'ordem superior'. Nós somos alunos como todos os outros", afirmou o estudante André Thiago, aluno do colégio Aurino Maciel, durante protesto em frente a 5ª Gere, na última terça-feira. Segundo ele, os estudantes sentiam ser alvo de preconceito.
Os manifestantes também reclamavam estar sendo prejudicados porque a proibição aconteceu na mesma semana em que a maioria deles está passando por período de provas e simulados.
... A Operação Lei Seca realizou duas ações em relação ao trânsito no Agreste na quarta-feira (07). Em Arapiraca, na rua Expedicionários Brasileiro, bairro Baixa Grande, um condutor foi preso por conduzir uma motocicleta com a capacidade psicomotora alterada em razão de álcool.
... Ao todo, 276 veículos foram abordados, três condutores autuados e retirados de circulação por situação de alcoolemia. Cinco CNH foram recolhidas, 80 Autos de Infrações por diversas irregularidades de trânsito foram confeccionados e 25 foram flagrados inabilitados. (Com assessoria).
... A outra ação aconteceu no município de Girau do Ponciano, onde foi realizada uma palestra na Escola Estadual Deputado Gilvan Barros para os alunos do ensino médio.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.