O Restaurante Popular Jerimum reabriu as suas portas na segunda-feira, 5, oferecendo refeições por apenas R$ 2,60. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Arapiraca, são oferecidas mil refeições de segunda a sexta-feira.
Estudantes e trabalhadores do comércio comemoraram o retorno do serviço e afirmaram que o Restaurante Popular traz um alivio ao bolso de muitos trabalhadores e estudantes, que sobrevivem na informalidade ou despesas escolares e têm que arcar com alimentação e outras despesas. Todos elogiaram a comida de qualidade e o preço baixo, além do atendimento.
Preço baixo
O prefeito Rogério Teófilo destacou o beneficio diário do restaurante com o fornecimento de alimentação saudável com preço baixo. “É importante dizer que a prefeitura está atenta à qualidade do alimento ofertado à população e vai monitorar diariamente o serviço ofertado”, frisou Teófilo.
Passou por vistoria
Antes de ser reaberto o local passou por vistoria da Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da secretaria de Desenvolvimento Social. A nova gerência realizou a limpeza de toda a estrutura e manutenção das caldeiras e equipamentos utilizados na preparação dos alimentos, a exemplo do fogão, forno elétrico, máquina de lavar louça, exaustor, elevador, entre outros.
Violência
Um homem foi preso em flagrante após invadir e destruir a residência da ex-mulher, localizada no bairro Primavera, em Arapiraca. A ocorrência foi registrada na tarde de segunda-feira (05).
Mobília destruída
Segundo informações da polícia, a guarnição motorizada da Rádio Patrulha esteve no local para atender a ocorrência. Lá, encontraram a mobília da casa destruída e diversos objetos danificados.
A vítima e o acusado, identificado como Gidelmo Bruno dos Santos, de 42 anos, foram levados para a Central de Polícia Civil, para realização dos procedimentos cabíveis. (Com Já é notícia).
Hospital autuado
O Hospital Santa Rita, no município de Palmeira dos Índios, foi autuado depois de que integrantes da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) flagraram várias irregularidades no local. A unidade recebeu uma infração no valor aproximado de R$ 5 mil.
Irregularidades
A falta de licença ambiental de operação e o manejo e destinação final dos resíduos inadequados - conforme os parâmetros estabelecidos em lei - foram algumas das irregularidades encontradas pela equipe da FPI.
Fungos em setores
Mas os fiscais também acharam irregularidades de caráter estrutural na unidade de saúde. Não havia sido implantado, por exemplo, o projeto contra incêndios.
No interior do imóvel foi observada a presença de fungos em diversos setores, além de alimentos armazenados de forma errada, da presença de animais domésticos e de entulhos na área externa.
Houve “avanços”
Apesar das irregularidades, os profissionais ressaltaram que houve vários avanços desde a última visita realizada pela FPI do São Francisco, em 2015. De acordo com eles, o hospital se adequou aos requisitos da legislação sob vários aspectos. Hoje, a unidade já possui, por exemplo, projeto contra incêndio e pânico, apesar de ainda não ter sido implantado. (Com cadaminuto).
No Dia Nacional da Saúde, a Prefeitura de Arapiraca levou uma série de serviços gratuitos de saúde à população, na Praça Luiz Pereira Lima, na manhã desta segunda-feira (5).
Através da Secretaria Municipal de Saúde, que organizou a ação com a participação de importantes parcerias com órgãos municipais e privados, avaliações, exames, vacinas e orientações sobre os cuidados e prevenção com a saúde foram ofertados à população.
... Testes de glicemia, colesterol e aferição de pressão arterial estavam entre os serviços.
... Para Fátima Ramalho, coordenadora de Promoção da Saúde, este é um importante momento de aproximação dos serviços de saúde do Município com a população.
... “A escolha da praça para a realização de eventos como esse tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para um tema, que dessa vez trata da prevenção e cuidados com a saúde. Além de oferecer exames rápidos gratuitos”, destacou.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.