Só não cai quem não anda. Não caminha. Não anda a cavalo ou de bike.
Não cai quem não se move. Entretanto cuidados são importantes para evitar quedas. Principalmente em idade mais avançada.
Aprender a caminhar bem é algo até engraçado. Olhar para o chão sem necessitar baixar a cabeça. E estar ligado em tudo a sua volta.
Fazer atividade física para ter uma musculatura apropriada para segurar o seu corpo. Ter as articulações lubrificadas e com boa mobilidade.
Ter força o suficiente e destreza para que em algum momento se equilibrar e não cair. Calçados adequados também ajudam bastante no equilíbrio.
Fazendo tudo isso e mesmo assim se for surpreendido por uma queda saber cair. Proteger sempre a face levantando a cabeça. Apoiar os membros superiores no solo. Precisa ter ossos fortes nas mãos e punhos para não ter fratura.
Cuidado com a propagação do trauma no membro superior, pois o ombro será atingido na sequencia. O cotovelo pode também ser atingido, porém em menor proporção. O ombro saindo do lugar, luxando pode ser um pesadelo. Lesões de cápsula, tendões, nervos e ossos levando na maioria das vezes à cirurgia.
Os cuidados em casa para evitar queda são importantes porque passamos muito tempo lá. Ao ouvir o fone chamar não corra para atender. Quem está ligando se for de importância irá retornar. Retire tudo que for de tapetes. No corredor ou onde se mais anda não colocar cadeiras ou objetos que dificultem a passagem. Fios em gambiarra fora. Extensões sempre ao nível do rodapé. Quinas de móveis sempre protegidas com amortecedores.
À noite sempre deixar uma lâmpada de pequena potencia ligada para dar a devida noção do caminho a seguir. Ao sair da cama, sentar, contar até vinte e depois levantar.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.