É aquela dor que não corresponde ao local que ela dói. Ou seja, ela dói ali, porém vem de outro lugar. Distante do local da lesão. Do tecido doente.
Algumas dores referidas são importantes citar. São dores que simulam uma situação. Acontece que o seu local é outro e de muita importância.
Dor no ombro direito e o problema é da vesícula.
Dor no ombro esquerdo e o problema é no coração, podendo ser até um infarto do miocárdio.
Dor nas costas. Região dorsal. O problema pode ser no pâncreas. Pode ser na vesícula. Pode ser no pulmão.
Dor lombar. E pode ser alguma doença no rim ou ureter. Por exemplo, pedra no rim. Cálculo renal.
Dor no ombro podendo ser uma compressão radicular no pescoço. Dor em um membro inferior podendo ser uma hérnia discal lombar. Podendo ser um entupimento de veia, ou seja, uma trombose venosa profunda.
Então a dor do seu vizinho pode não ter a mesma localização, a mesma razão que a sua dor. Tem ocasiões que até para o profissional médico fica difícil podendo confundir e alterar o diagnóstico e principalmente o tratamento. Então todo o cuidado é pouco. Nosso organismo é uma máquina de altíssima qualidade sendo assim pode pregar peça, principalmente nos curiosos.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.