Edmilson Teixeira

Joaquim Gomes

Edmilson Teixeira 18 de julho de 2019
Quem tomou posse ontem como vereador por Joaquim Gomes, foi o suplente Antônio Guedes Cavalcante, 60 anos. Ocupará a vaga do saudoso Ivaldo Gomes, que faleceu na última semana, por conta de uma doença rara no sangue. Trata-se da terceira vez que Antônio Guedes ocupa este cargo. Em 2001, foi eleito direto nas urnas, gestão que chegou até a  presidir a Câmara;  a segunda foi em 2014, quando entrou de carona, graças a cassação do titular, envolvido ele é outros num esquema de “mensalinho”.

Joaquim Gomes II

Guedes, como é conhecido, falou ao site 40graus, que assume a cadeira na Câmara, com um profundo sentimento de tristeza pelas circunstâncias da morte do colega; porém, esse é o curso natural da vida, comunicou. A Cerimônia de posse foi feita em sessão interna na sala da Presidência, onde Guedes recebeu as boas vindas dos novos colegas de parlamento. São José da Laje Todas as articulações já começaram visando as festividades dos 133 anos de emancipação política de São José da Laje. Inaugurações, competições esportivas e show musical não vão faltar. Pois assim são os municípios alagoanos, que tanto reclamam da situação econômica, mas que não deixam de patrocinar grandes festas para agradar seu povo.  

Municípios litorâneos

Atenção prefeitos; o prazo para apresentar propostas às chamadas de projetos relativos ao Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar foi prorrogado para 11 de agosto. São duas iniciativas: uma para operação de ecobarreiras e outra para mutirões de limpeza nas praias. As chamadas somam R$ 2,1 milhões e são dirigidas especificamente a Prefeituras de  municípios costeiros listados na Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA ) 461/2018. São Brás O TRE/AL afirma que o ex-prefeito de São Brás/AL, Antônio Costa Borges Neto, fora condenado acusado esta semana, pela compra de voto durante o pleito municipal de 2012. A denúncia do Ministério Público diz, segundo a sentença, que uma testemunha afirmou que Antônio deu cinco linhas de 6 metros, 15 caibros de 4 metros e 1500 telhas em troca de votos. Antônio foi condenado a uma pena-base de 1 ano e 8 meses de reclusão e ao pagamento de 05 dias-multa, cada um no equivalente a um trigésimo do salário mínimo vigente

São Miguel dos Milagres

Em Milagre,  uma adolescente de 17 anos de idade foi libertada (com a presença da PM/AL) de um cárcere privado após uma denúncia no começa da madrugada desta quarta-feira. A informação é que a vítima estava presa pelo ex-marido. O caso, que estava ocorrendo na Rua Vereador Lamenha Couto, no centro da cidade litorânea, chamou a atenção de vizinhos nos últimos dias, com o desaparecimento da adolescente.

Igreja Nova

O Ministério Público de Alagoas  expediu recomendação, para que a Prefeitura de Igreja Nova se abstenha de realizar a obra da Praça Multieventos enquanto não for elaborado o estudo de impacto de vizinhança  e não acontecer a audiência pública destinada a discutir tal serviço. A referida praça foi projetada para ser  construída próxima a uma escola e uma unidade de saúde.

São Luís de Quitunde / Matriz

As Usinas Santo Antônio e Camaragibe estão anunciando  o início de suas moagens 2019/2020, para o começo da segunda quinzena do mês que vem. Calcula-se que mais de cinco mil empregos serão ofertados a partir de então, o que promete aquecer as economias dos municípios de São Luís de Quitunde e Matriz, onde respectivamente as indústrias estão instaladas. Ambas pertencem ao Grupo Maranhão.

Delmiro

Alunos da rede pública municipal de Delmiro Gouveia estão tendo a oportunidade de executar uma ação extra durante o período de aula. É que a secretaria do Meio Ambiente de lá desenvolveu um projeto, que consiste na produção de hortaliças de forma saudável. O plantio será naqueles espaços das próprias escolas, onde tem um pedacinho de terra ocioso. O início foi dado na última terça-feira, em apenas uma unidade de ensino.

Delmiro  II

O projeto, que em breve será estendido para as demais escolas da rede municipal, busca instruir os alunos na produção de hortaliças de forma saudável, aproveitando o espaço escolar. Durante o projeto, os alunos também irão aprender como fazer a compostagem a partir das sobras de alimentos provenientes das merendas, utilizando posteriormente como adubo orgânico nessas hortas, reduzindo o lixo produzido pelas unidades de ensino.

 Murici

Agricultores familiares vinculados ao MLST estiveram na segunda-feira, na sede do Iteral,  para discutir a situação do acampamento São Semeão, situado no município de Murici. As famílias pedem para continuar produzindo nas terras. O Iteral se comprometeu a fazer um cadastro  e mediar as articulações com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ), a Vara Agrária e o Gerenciamento de Crises da Polícia Militar para evitar a reintegração de posse.

Histórico

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, e a coordenadora jurídica do órgão, Daniele Menezes, receberam a comitiva, do MLST, que solicitou o apoio para garantir a permanência das 80 famílias na propriedade rural também conhecida como Fazenda Sede. Eles afirmam que moram há 17 anos no local, onde trabalham na horta, casa de farinha, açude e criação de animais.