Edmilson Teixeira

São Miguel dos Campos

Edmilson Teixeira 03 de julho de 2019
São Miguel dos Campos
Reprodução - Foto: Assessoria

O nome do ex-secretário de Infraestrutura, Chiquinho Seabra vem despontando nos bastidores da  política miguelense no que visa a eleição que se aproxima. Sobretudo por ele ter grande prestação de serviços no município desde época do então prefeito Nivaldo Jatobá. Pois um significativo setor da oposição tem apostado e sinalizado, que um nome sem rejeição e com bagagem na administração pública é necessário para recolocar São Miguel nos trilhos do desenvolvimento social e econômico.

São Miguel dos Campos II

Empresário do  ramo da construção civil Chiquinho Seabra tem conversado com representantes de alguns partidos no município  entre eles o MDB, legenda que no último sábado elegeu seu novo presidente, Manoel Messias, conhecido Marechal, ex-vice-prefeito do município, tendo como seu vice, o líder político e ex-prefeito Nivaldo Jatobá.

Pilar

Família Canuto, na pessoa do ex-deputado federal e ex-prefeito do Pilar; Carlos Alberto Canuto convida amigos e parentes, para a celebração religiosa da Missa de Sétimo Dia, nesta quarta-feira, pela morte da matriarca da família, Dona Dilma Canuto. O ato religioso acontecerá na Paróquia de São Pedro, na Ponta Verde, em Maceió, às 18h30m. Dona Dilma Moreira de Mendonça Canuto viveu exatamente  90 anos e 12 dias.

Delmiro Gouveia

Ao contrário de muitas Prefeituras alagoanas, que enfrentam problema para até manter o pagamento dos servidores em dia, em Delmiro pelo 3º  ano consecutivo, houve aumento aos servidores da Educação. Em 2017 o reajuste foi de 4%, em 2018  foi de 6,81%  nivelando ao reajuste do Piso Nacional. Já agora em 2019, mesmo com as dificuldades financeiras, o reajuste já aprovado pelos servidores e por unanimidade na Câmara dos Vereadores, será de 4,17%, sobretudo, contemplando também o reajuste do Piso Nacional.

Prefeituras

Após ampla discussão sobre o IPM e ICMS, a Secretaria da Fazenda acatou as opiniões dos prefeitos alagoanos e vai divulgar o índice provisório dia 15 de outubro para que todos tenham tempo para as impugnações. Nos últimos anos os prazos foram confusos devido aos atrasos do IBGE e da Secretaria Estadual de Agricultura, o que provocou várias reações.

Prefeituras II

Os prefeitos também vão poder discutir os números municipais do setor agrícola e pecuário com base nos dados que serão disponibilizados pela Sefaz. Dessa forma,  as empresas que tenham feito DACs incorretos e precisem de revisão terão prazo para retificarem . A Sefaz também será interlocutora junto ao IBGE para exigir as retificações do indicador do índice populacional de algumas prefeituras. Penedo Na cidade de Penedo foi realizado   o lançamento do plano de ação territorial da bovinocultura do leite. O evento foi promovido pelo Banco do Nordeste em parceria com a Prefeitura local, além de Prefeituras dos municípios envolvidos, Emater, Adeal, entre outros. Penedo II Durante o evento foi explicado aos presentes, principalmente aos produtores rurais de leite, as especificidades do plano que tem o objetivo de alavancar o setor nos municípios envolvidos: Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu e São Sebastião, tornando assim a bovinocultura mais rentável, gerando emprego e renda para a zona rural desses municípios e melhorando toda cadeia produtiva do setor. Reconhecimento O prefeito de Penedo Marcius Beltrão abriu o evento destacando a importância Banco do Nordeste para toda a região, ao oferecer empréstimos aos pequenos produtores, a taxas baixas de juros. Pois a agricultura no Brasil é o setor responsável por aumentar o PIB brasileiro atualmente, além de promover a geração de muitos empregos. Comparação O Superintendente do Banco do Nordeste, Pedro Hermínio de Almeida afirmou para os presentes que os pequenos produtores juntos geram mais empregos que algumas das grandes indústrias e com isso também contribuem para a distribuição de riquezas nas regiões em que produzem, tendo o Banco do Nordeste um importante papel nesse contexto, ao realizar financiamentos com essa finalidade.

Praias

A limitação de acesso a praias por parte de empreendimentos privados será tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado Federal, nesta quarta-feira, 3 de julho. Diante da relevância do tema, representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanharão o debate. Aqui em Alagoas esse ainda é um grande problema, sobretudo no litoral Norte. Praia II A CNM  explica que, nos últimos anos, verificou-se restrições de acesso às praias ou mesmo a privatização dos espaços públicos, por meio da instalação de equipamentos de acesso exclusivos às praias por condomínios e hotéis ou mesmo pela delimitação de espaços públicos das praias para uso restrito, o que causa bloqueio ou dificuldades no acesso por parte da população. Outro ponto de conflito é a instalação de quiosques em desconformidade com as legislações urbanas e ambientais.