No interior alagoano pré-candidatos a prefeito e vereador já estão em plena campanha visando às eleições do próximo ano. Em algumas cidades, a disputa para a Prefeitura já está a todo vapor, com políticos nas ruas pedindo aos eleitores das áreas urbana e rural. Em Olho d’Água Grande, além do prefeito Zé Adelson, que é candidato à reeleição, outros nomes já estão à disposição do eleitorado.
Pré-candidatos
Dentre os prováveis candidatos aparecem os nomes de Joseano Lima, ex-vereador daquela cidade e filho do saudoso ex-prefeito Antônio Lima. Joseano também foi secretário na administração do seu pai. Outro nome que aparece com força é da ex-prefeita Susy Higino, esposa do ex-prefeito de Campo Grande, Arnaldo Higino. Susy já promove visitas aos eleitores, principalmente da zona rural.
Vai investir
Outro pré-candidato que também se destaca é o jovem Bruno do Posto, que sempre manteve um bom relacionamento com ex-gestores. Bruno aposta na sua experiência junto ao poder público municipal e na sua juventude. Aos amigos, ele tem dito que se for eleito não vai cometer erros dos gestores que não investiram em áreas prioritárias como saúde, educação, assistência social e agricultura.
Boa iniciativa
O leite materno é o alimento ideal para os bebês, pois supre todas as necessidades nutricionais até os seis meses de idade. Além disso, o contato carinhoso com a mamãe traz muito benefícios para o desenvolvimento da criança. Pensando nisso, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, resolveu ampliar o trabalho com a equipe técnica da maternidade.
Cartilha
Uma cartilha foi criada e distribuída entre os profissionais, com o objetivo de que as normas sejam utilizadas no dia a dia do atendimento as gestantes. O projeto faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), um selo de qualidade recebido pelo Regional de Arapiraca e que foi instituído pelo Unicef e OMS (Organização Mundial de Saúde).
Amigo da criança
Para ser amigo da criança, o HR cumpriu os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e ainda trabalha a humanização à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantindo o livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas. Já os bebês têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias.
Treinamento
Entre as normas desenvolvidas pelo Hospital Regional está o treinamento de toda a equipe de cuidados de saúde, orientação às mamães sobre como amamentar e manter a lactação, não dar aos recém-nascidos nenhum outro alimento, não incentivar chupetas e encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento.
Contato com a mãe
O diretor médico do HR, o obstetra Ulisses Pereira, destacou a necessidade do contato da mãe com o filho logo após o nascimento e fez questão de ressaltar o trabalho realizado pela maternidade. “Essa é a relação inicial e a mais indicada para mães e filhos. Os profissionais estão preparados para manter e estimular esse convívio”, avaliou.
Penedo
Essa aconteceu em Penedo. Um idoso, identificado como José Tavares da Silva Filho, 64 anos, foi detido após apalpar os seios de uma atendente de padaria. O caso foi registrado no bairro Santa Luzia.
A vítima, uma jovem de 19 anos, denunciou o caso na sede do 11º Batalhão da PM. Ela afirma que foi apalpada ao se aproximar do idoso para atender na padaria e que ela a ameaçou com uma arma branca. (Com Já É Notícia).
Foi preso
Militares conseguiram localizar o idoso que confessou o crime de importunação sexual, afirmando que “Mulher foi feita para homem”. Ele foi levado para a Delegacia Regional de Penedo.
... Um veículo Focus, de cor branca, pegou fogo após, segundo testemunhas, ser atingido pelas chamas de uma fogueira.
... O fato foi registrado, na noite de domingo (23), nas proximidades da Praça Humberto Mendes, conhecida como Praça do Skate, no município de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas.
... Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para controlar o fogo por volta das 22h.
... O veículo, por sua vez, ficou completamente danificado. A assessoria de comunicação do órgão não confirma as causas do incêndio. (Com 7Segundos)
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.