Uma audiência publica aconteceu na terça-feira, no Fórum de Major Isidoro. O evento focou seus assuntos sobre animais soltos nas vias públicas. A convocação partiu do promotor público Guilherme Diamantaras a pedido da prefeita Santana Mariano. Lá estavam vários entes públicos, criadores de animais e muitos populares tendo em vista inúmeras ocorrências de acidentes e danos ao patrimônio público, sobretudo motivados pelos animais soltos nas vias públicas e rodovias.
Boas novas
Uma boa notícia para os prefeitos alagoanos! É que a Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição 391/2017 aprovou na terça-feira, o texto do relator, deputado Júlio César (PSD-PI), que prevê o repasse de mais 1% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro. O presidente da AMA, Hugo Wanderley, esteve em Brasília acompanhando esses trabalhos, a convite da Confederação Nacional dos Municípios-CNM.
Boas novas II
Segundo Hugo Wanderley, o rito processual na Comissão foi simplificado para que a matéria possa ser votada pelos deputados federais antes do recesso parlamentar. Com a aprovação na comissão especial, a PEC segue para apreciação, em dois turnos, no Plenário da Casa. Como já foi aprovado no Senado Federal, o texto só terá nova deliberação pelos senadores se houver modificações na redação. Caso contrário, seguirá para promulgação.
Relato
“O FPM é a única transferência que tem caráter redistributivo, pois coloca dinheiro no município mais pobre. Sem contar que 25% desse valor vai ser aplicado em educação e, no mínimo, 15% vão ser aplicados em saúde pública, beneficiando a população brasileira”, disse da CNM, Aroldi.
Girau do Ponciano
Girau do Ponciano está de luto. É que faleceu na madrugada desta quarta-feira, o empresário Sebastião Barros, vítima de infarto. Sebastião era dono de um posto de combustíveis na cidade e tio do deputado Gilvan Barros Filho e do prefeito Davi Barros. “Basto” como era conhecido teve um inicio de infarto no domingo à noite durante a celebração de uma missa, desde então o quadro se agravou e não teve como reverter.
Palmeira dos Índios
Certamente por falta de informação, estão criando o maior rebu em Palmeira dos Índios, sobretudo contra a Prefeitura, porque não vem disponibilizando dinheiro para a manutenção do CSE, time de futebol que hoje se encontra mergulhado na Divisão inferior do futebol alagoano. Tudo porque no sábado, a equipe Sub-20, viajou um jogo em União dos Palmares. Pois a diretoria enfrentou o maior dilema para alimentar a rapaziada. Sentindo-se numa barca-furada, o presidente Antônio Umbelino, resolveu renunciar a presidência do clube na segunda-feira, última.
Palmeira II
O entrave da coisa, segundo a Prefeitura, é porque a Secretaria de Esportes, Lazer e da Juventude foi criada recentemente, visto que o órgão se desmembrou da Secretaria de Educação; razão de não disponibilizar ainda de recursos específicos para assegurar ações dentro de seu seguimento de atividades.
Justificativa
“Precisamos evidenciar que a pasta é recém-criada; sendo um desmembramento da Secretaria de Educação. Pois temos menos de quatro meses de criação. Ainda não possuímos dotação orçamentária própria; e isso dificulta momentaneamente algumas ações; porém sem impedimentos para suas realizações” comentou para o site Estadão Alagoas, o secretário da pasta, Flávio Targino.
Atalaia
Em Atalaia, ônibus com mais de 20 anos de uso, sem a inspeção semestral exigida por lei realizada, ausência das faixas indicativas de que se tratam de transporte escolar, sistema de iluminação com defeito. Esses foram os principais problemas encontrados durante mais uma ação de fiscalização do projeto Transporte Legal, uma iniciativa do MPAL em defesa da educação de qualidade.
Atalaia II
Diante das irregularidades constatadas, a Prefeitura recebeu prazo de 10 dias para sanar todos os problemas, sob pena da Promotoria de Justiça da cidade ingressar com uma ação civil contra o município e o seu gestor. Atalaia foi a nona cidade escolhida para receber o Transporte Legal.
Turismo
Alagoas e mais 10 estados da Federação concentram o maior volume de obras contempladas pelos recursos na ordem de R$ 34,1 milhões, autorizados pelo Ministério do Turismo, para o pagamento de 351 serviços de infraestrutura turística realizadas em 324 municípios brasileiros.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011