Uma fotografia de políticos arapiraquenses, dentre eles o vice-governador Luciano Barbosa, tomou conta das redes sociais durante o dia de ontem. O texto enaltece a “união” dos políticos que hoje são adversários do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), visando as eleições de 2020. Ora, o fato chamou atenção, principalmene dos correligionários do prefeito arapiraquense, já que os políticos em questão alardeam nos quatro cantos da cidade que Teófilo não tem a mínima chance de se reeleger.
Ora, perguntar não ofende: Se Rogério está tão ruim assim, por que políticos como o vice-governador Luciano Barbosa (PMDB), deputado federal Severino Pessoa (PR) e os deputados estaduais Ricardo Nezinho (MDB) e Breno Albuquerque (PRTB) se uniram para enfrentar Teófilo?
Diga aí, não é estranho?
Operação no interior
Uma operação , batizada de "Echo", aconteceu nas primeiras horas da manhã de ontem, terça-feira (18), e resultou na morte de dois suspeitos e mais de trinta presos. A ação foi deflagrada em Maceió, e também nas cidades de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Coruripe, interior de Alagoas, além de Águas Belas, Iati e Garanhuns, em Pernambuco.
Em confronto
De acordo com as informações, os dois mortos reagiram à prisão e entraram em confronto com a guarnição. Um deles, identificado como “Loirinho da Primavera”, foi morto em Arapiraca e o outro no município de Penedo. Ambos foram socorridos, mas faleceram a caminho do hospital. A operação está toda concentrada na Delegacia Regional de Arapiraca, que está fechada para a imprensa, até o momento.
Trabalho investigativo
A Echo é resultado de um trabalho investigativo que durou cinco meses. Neste período, tanto o Gaeco e a 11ª Promotoria de Arapiraca, após a instauração de um procedimento investigatório criminal (PIC), quanto a Polícia Civil de Arapiraca, com um inquérito policial, apuraram a prática de ilícitos cometidos por criminosos que falsificavam documentos de carros, adulteravam chassis e comercializam esses veículos no mercado ilegal de AL e PE. Tais condutas fraudulentas ocorriam com maior intensidade em Arapiraca, onde aconteceu a maior parte das prisões.
Segunda dose
O setor de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde de Arapiraca informou, na manhã ontem, terça-feira (18), que a pasta deve aplicar a segunda dose da vacina contra a gripe exclusivamente para as crianças que participaram da primeira etapa da vacinação. O município estava sem dispor da vacina desde a semana passada.
Grupo prioritário
A distribuição para os postos de saúde deve ser realizada a partir desta próxima semana, segundo comunicou a coordenadora do setor, Adriana Duarte. As crianças fazem parte do grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe, encerrada semana passada, após ter sido prorrogada a pedido do Ministério da Saúde. Ela não informou de quantas doses o município vai dispor, mas assegurou que atenderá as crianças que já receberam a primeira
Violência contra mulher
O 3º Batalhão da Polícia Militar averiguou uma denúncia de violência contra a mulher no povoado de Camadanta, na zona rural do município de Limoeiro de Anadia, na tarde de segunda-feira (17). O autor das agressões seria Erivaldo Firmino da Silva, de 40 anos. A guarnição motorizada do Grupamento da Polícia Militar (GPM) foi até a Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora das Dores, no centro de Limoeiro, onde Erivaldo estava com a vítima, sua companheira.
Colisão
Na manhã de ontem, terça-feira (18/06) um acidente envolvendo uma motocicleta e uma bicicleta deixou uma pessoa ferida na Avenida Ventura de Farias, localizada no bairro Eldorado, em Arapiraca.Segundo informações de testemunhas, uma mulher pilotava a motocicleta, de características não divulgadas, quando foi surpreendida pelo ciclista e não conseguiu evitar a colisão. Rosineide Pereira de Lira Silva, de 43 anos, que seguia para o trabalho, sofreu ferimentos no braço e perna, que ficou por baixo do veículo.
Trabalho infantil
“Criança não deve trabalhar. Infância é para sonhar”. Este é o tema da campanha de combate ao Trabalho Infantil. Na segunda-feira (17), aconteceram diversas ações de conscientização da população durante a programação do Dia “D”, na praça Luiz Pereira Lima.A coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), Joelma Ribeiro, destacou a importância da disseminação de informações sobre o assunto.
Apoio da socidade
“Nós estamos trabalhando a sensibilização da população para esse tema tão difícil de abordar. Estamos pedindo o apoio da sociedade para dizer não ao trabalho infantil e garantir a infância da criança”, afirmou Joelma. Para a coordenadora do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), Janyne Araújo, as ações são importantes para a erradicação do trabalho infantil.
... “Envelhecer com respeito: um direito de todos”. Esse foi o tema levado à população de Arapiraca, na segunda-feira (17), no centro da cidade, em evento promovido em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em todo o mundo, no último sábado, dia 15 de junho.
... A praça Luiz Pereira Lima foi palco de evento realizado pela Prefeitura de Arapiraca, através de ação conjunta das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e a de Cultura, Lazer e Juventude, em parceria com a Comissão do Idoso da Subseção Arapiraca da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
... Com o objetivo de abordar medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos, o evento foi organizado em tendas, onde as equipes realizaram panfletagem educativa e orientações à população.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.