É na cidade de Ibateguara/AL que começa florir a aptidão da jovem Gabriela Lopes, 21, a adentrar no mundo da política. Acadêmica de Direito cursando o 8º período, Gabi como é conhecida vê amplas possibilidades de atuar numa linha diferenciada, sobretudo com o propósito de agregar a juventude, a fim de traçar planos que venham atender a todos os anseios da sociedade.
Ibateguara II
“Suas características são de uma mulher determinada, pronta acima de tudo, para enfrentar desafios, principalmente quando se trata em lutar pelo direito de todos de seu município”, afirma um amigo, dando conta de que Gabi já está providenciando seu passaporte, a fim de mergulhar no campo da disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Ibateguara, visando à eleição que se aproxima.
Apoio
Aos amigos, a jovem Gabi Lopes tem afirmado, que todo um incentivo tem partido de dentro de sua própria casa; onde sua mãe, dona Josefa aparece como a figura principal dessa história; enquanto que no contexto político estadual, surge o nome da deputada Ângela Garrote, que já sinalizou deposição para enfrentar as caminhadas daqui pra frente.
Delmiro Gouveia
Responsabilidade fiscal, administrativa e eficiência nos gastos públicos transformam a gestão municipal de Delmiro Gouveia em uma das poucas adimplentes do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias - CAUC, em Alagoas. É que entre os 102 municípios alagoanos, apenas 6 encontram-se adimplentes com todas as suas obrigações do CAUC.
Delmiro Gouveia II
Em abril, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) já havia alertado sobre o elevado número de Entes inadimplentes que, hoje, chegam a mais de 80% dos 5.570 municípios brasileiros. No Nordeste, entre os 1.794 municípios apenas 210 estão regularizados e destes, apenas 5 capitais entre os nove estados, estão adimplentes.
Igaci
No último domingo, o MDB de Igaci/AL elegeu e deu posse à nova diretoria da executiva municipal. Na ocasião, o ex-delegado federal, hoje aposentado, Bergson Toledo foi empossado como presidente. O evento reuniu diversos pessoas e representantes do partido, no Lounge-115, às margens da AL-115.
Igaci II
Em seu discurso, o prefeito Oliveiro Torres destacou a importância da chegada da nova diretoria no partido. “Vejo com muita alegria a disposição de homens de bem, empreendedores, trabalhadores, lideranças populares, engajarem-se na vida pública”, destacou.
Porto de Pedras
Prefeito de Porto de Pedras/AL, Henrique Vilela (MDB) desponta bem numa pesquisa, que acaba de sair, sobretudo por lhe credenciar com 89% de aprovação. É que o Instituto Brasileiro de Pesquisa -IBRAPE, foi às ruas da cidade e povoados, a fim de apurar uma ampla avaliação sobre o atual quadro administrativo local; além de avaliar opiniões sobre os governos Bolsonaro e Renan Filho, à frente do Brasil e Alagoas respectivamente.
Dados
Segundo o Ibrape, a pesquisa alcançou um universo de 800 pessoas ao longo da última terça-feira, dia 12, envolvendo eleitores de ambos os sexos, com direito a votar a partir dos 16 anos. O Instituto garante que o intervalo de confiança estimado dessa pesquisa é de 95% e que a margem de erro máximo é de 3.0%; tanto como para mais, como para menos.
Números
Pois a aprovação do prefeito Henrique Vilela, consiste em 36% de ótimo, 41% de bom e 12% de regular, o que totalizam 89% de aprovação. O presidente Jair Bolsonaro é que o menos está bem nesse levantamento de opinião pública; ele tem 28% de aprovação e 68% de desaprovação. Já o governador alagoano Renan Filho obteve 75% de aprovação, 20% de desaprovação e 5% não opinaram.
Administração
O Ibrape foi também fundo, pesquisar os serviços públicos que estão sendo prestados à comunidade de Porto de Pedras. E vejam só: Escola teve aprovação de 90%, Educação nas salas de aula, 92%, Merenda Escolar, 88%, Transporte Escolar, 92%, Satisfação sobre Professores, 91%, Saúde, 81% e Atendimento Médico 75%.
FPM
Amanhã dia 19, será creditado nos cofres municipais o 2º decêndio do FPM. A base de cálculo compreende entre os dias 01 a 10 do mês corrente. O valor representa em torno de 20% do esperado para o mês inteiro. De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o 2º decêndio de junho de 2019, comparado com mesmo decêndio do ano anterior, apresentou uma queda de 5,17% em termos nominais, que são os valores sem considerar os efeitos da inflação.
Fechamento das Contas
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) reforça aos gestores municipais para que mantenham cautela nas gestões e fiquem atentos no gerenciamento dos recursos municipais. Para a entidade, o bom planejamento e a boa reestruturação dos compromissos financeiros das prefeituras é que garantem o fechamento das contas.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011