O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), será homenageado, na sexta-feira (14), com o título de cidadão honorário de Batalha. A solenidade terá início às 10h, no Fórum da Comarca.
O desembargador será agraciado pelos serviços prestados ao Judiciário estadual. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal de Batalha, vereador José Waldeck Barros Santos.
Cidadão de Anadia
A propósito, Washington Luiz recebeu, no último dia 24, o título de cidadão honorário de Anadia. "É um reconhecimento não apenas ao meu trabalho, mas a todo o Poder Judiciário de Alagoas', disse o desembargador na ocasião. (Com Dicon – TJ AL).
Corpus Christi
O funcionamento do Arapiraca Garden Shopping será normal durante a quinta-feira (20), feriado de Corpus Christi.
As lojas âncoras e satélites, os quiosques, a praça de alimentação e os espaços de lazer abrirão suas portas às 10h e fecharão às 22h.
O Cinesystem funcionará de acordo com sua programação de filmes.
Palestras educativas
Acidentes de trânsito acontecem diariamente nas estradas do país. Para se ter uma ideia, o Brasil é o quinto país do mundo em mortes no trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para contribuir com a redução dessa estatística fatal, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) realiza parceria com empresas e indústrias do município para realizar palestras educativas de prevenção de acidentes de trânsito.
Referência em Alagoas
Foi o que aconteceu na manhã de terça-feira (11), na indústria Araforros, referência em Alagoas na fabricação de forros, portas sanfonadas e telhas de PVC no mercado brasileiro e com exportação em vários países.
Trânsito melhor
Para o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, palestras como esta contribuem para conscientizar as pessoas e vão agregando os valores educacionais para a construção de um trânsito melhor.
“Colaboramos com as empresas e indústrias da cidade, ministrando palestras educativas para, cada vez mais, prevenirmos os acidentes no trânsito”, afirmou Ricardo Teófilo.
Deu prazo
O juiz Carlos Aley Santos de Melo, baseado nos relatos documentados pela promotora de Justiça, Viviane Karla, comprovando a situação de decadência estrutural da Escola Municipal José Pereira Sobrinho, localizada no Povoado Baixa do Capim, em Arapiraca, deu um prazo de 90 dias para que a prefeitura realize a reforma adequando-se às normas da Lei de Diretrizes e Bases de Educação, bem como às normas sanitárias, de segurança e acessibilidade.
Risco de desabamento
Após denúncias recebidas e protocoladas na 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, a promotora Viviane Karla fez visita ao estabelecimento de ensino. Segundo a representante ministerial, no local há falhas que vão da identificação da escola a infiltrações com risco de desabamento do teto.
Condições precárias
“De fato constatamos in loco a situação de emergência em que se encontra a escola, sem corrimão, rampa, na entrada, salas de aula sem portas, algumas improvisadas com cortinas, apenas dois banheiros para estudantes e um para funcionários, além de estarem em péssimas condições. Verificamos também que na cozinha há irregularidades, sem ventilação, sem porta no local onde são acomodados os alimentos e as merendeiras, responsáveis pelas refeições, são as mesmas pessoas que se revezam na limpeza da escola, inclusive dos sanitários”, detalha a promotora Viviane Karla.
... Com o objetivo de proteger o consumidor arapiraquenses, o Procon Arapiraca, em parceria com a Vigilância Sanitária, realizou durante os dias 10 e 12 de junho mais uma ação de fiscalização. Desta vez o alvo da ação foram restaurantes e motéis da cidade, tendo em vista o Dia dos Namorados.
... De acordo com a equipe de fiscalização, várias irregularidades foram encontradas, dentre as quais estavam produtos vencidos expostos ou sem informações precisas ao consumidor. Tais produtos foram descartados imediatamente após a abordagem.
... Também foi cobrado o cumprimento da Lei n° 3.077/2014, que torna obrigatório o fornecimento de cardápios em braile em estabelecimentos de refeições e lanches, com o objetivo de promover mais inclusão social e concedendo melhor acessibilidade aos deficientes visuais que venham a utilizar os serviços.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.