A disputa pela Prefeitura de Palmeira dos Índios preocupa não só a população como as autoridades alagoanas. O atual prefeito Júlio Cézar, que e candidato a reeleição, foi atacado recentemente pela deputada Ângela Garrote, que já anunciou que é pré-candidata a prefeita da terra dos índios Xucurus-Kariris. Garrote, que já foi prefeita de Estrela de Alagoas, chamou o prefeito palmeirense de “moleque e cabra fraco”, durante um evento realizado na zona rural daquela município.
Sugam a Prefeitura
Em seu discurso na zona rural, Ângela disse que “O cara (Júlio Cézar) não pode dizer que eu o traí porque queria secretaria ou que exigi que meu filho (vereador de Palmeira Toninho Garrote) fosse vice-prefeito na próxima eleição. Quero dizer ao povo que não fiz acerto algum. Agora, cabra fraco quando não é homem para ter palavra gosta de contar história”, afirmou.
Ângela também citou a Câmara municipal como um dos motivos da gestão municipal não dar certo. Segundo ela, os parlamentares “sugam a prefeitura”.
Dissemina o ódio
Antigos aliados, Júlio e Ângela andaram de mãos dadas durante a campanha vitoriosa do prefeito e por motivos ainda não revelados se desentenderam e passaram a se atacar mutualmente. Em resposta aos ataques da ex-amiga, Júlio Cezar não deixou barato e disse que “enquanto a deputada Ângela Garrote e seus pupilos disseminam o ódio e palavras fortes sem nexo algum, responde aos ataques com obras e mais obras no município”.
Arapiraca em alerta
Arapiraca está em alerta com o surto de doenças provocadas pela picada do mosquito Aedes Aegypti, o que provocou um aumento de mais de 300% no Hospital Regional de Arapiraca e postos de saúde.
Falta cuidado
Apesar do alerta da Prefeitura, desde de janeiro último, os riscos de contrair doenças como a dengue, zika e chikungunya continuam por conta do descaso e falta de cuidado dos proprietários de imóveis como é o caso da antiga sede da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), em Arapiraca, onde foi flagrado água parada em uma piscina.
Não é responsável
De acordo com informações da diretoria do clube alvinegro, o prédio está sub judice e sob os cuidados da Justiça. Um advogado do clube informou que o processo tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Pernambuco. “E, portanto, o problema em questão não é de responsabilidade da Agremiação Sportiva Arapiraquense”, disse.
Surto de infecções
A denúncia de água parada ocorre no mesmo mês em que o município foi decretado na zona vermelha de surto das infecções, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo dados da própria Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a abril deste ano, Arapiraca notificou mais de 1.400 casos suspeitos de dengue.
Um grande volume de pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya tem lotado postos de saúde e Hospital Regional de Arapiraca.
Violência em Arapiraca
E a violência continua em Arapiraca. Um homem foi morto a tiros na noite de quarta-feira (29), na Rua Coronel Costa Ramos, bairro Olho D’Água dos Cazuzinhas.
Foi identificada
Segundo uma fonte policial, a vítima foi identificada como José Roberto de Souza. Ele estava sentado em frente à residência onde morava, quando um veículo se aproximou e houve vários disparos que o atingiram na região do tórax.
Testemunhas relataram que a vítima estava bebendo na porta de casa, não resistiu aos ferimentos e morreu antes que pudesse ser socorrida.
Violência doméstica
A violência doméstica é um assunto em evidência e foi com o tema “Você não está só. Tamo Juntas”, que a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), esteve durante o mês de maio ajudando mulheres e adolescentes do município a entender que é necessário denunciar o abuso e a violência.
... A proposta da superintendência de Políticas para a Mulher foi chamar a atenção da população para o problema da violência contra a classe feminina, informar sobre os tipos e onde buscar ajuda.
... E, ainda, apresentar as ações e os serviços gratuitos prestados às mulheres vítimas de violência no município.
... Aos nossos leitores, desejamos um excelente final de semana com muita paz e saúde. Até a próxima edição.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.