Nunca se viu tanto político alagoano ultimamente num só evento, como dessa segunda-feira, no auditório da OAB/AL, em Maceió. Pois o interesse maior era a pauta do encontro: “Unificação das eleições no Brasil”. A reunião foi promovida pela AMA, que trouxe o deputado federal Valtenir Pereira (MDB/MT), autor da Proposta de Emenda à Constituição que propõe o projeto de unificação. Isso quer dizer que se for aprovada essa Emenda, prefeitos e vereadores vão esticar por mais dois anos, na maior moleza esse atual mandato.
Interesse II
Parte da bancada federal de Alagoas estava presente. JHC, Paulão, Marx Beltrão, Isnaldo Bulhões e a senadora Renilde Bulhões. Segundo Valtenir Pereira, a unificação ainda em 2020 pode trazer uma economia de 3 bilhões para nação, até 2028 a economia seria de 10 bilhões que podem ser investidos em outras áreas como a Educação. “Estamos no processo inicial de articulação, mas estou muito otimista com a possibilidade de aprovação desta PEC. O debate na Câmara está começando, os deputados federais, no qual tenho conversado, tem demonstrado simpatia pela ideia”, afirmou Valtenir
Capela
“Estive na tarde da última sexta-feira, visitando a Câmara Municipal de Aracaju/SE a convite do vereador Tiago Batalha (presidente em exercício). Lá fui entrevistado pela TV Câmara falando da importância da qualificação que Congresso Brasileiro de Vereadores proporciona e ressaltando a luta da UVB na defesa de nossa categoria pelo Brasil. Como superintendente da UVB/AL estamos ajudando nossa entidade e divulgando o nome de Capela/ AL em todos os lugares.” A informação é do vereador Fernando Malta, que ontem estava no evento da AMA, engrossando a campanha em prol da Unificação das eleições no Brasil.
Enfermeiros
Próxima sexta-feira a partir das 9h na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Davi Maia presidirá uma sessão especial com o tema “Enfermagem, uma voz para liderar: saúde para todos”, no auditório da Assembleia Legislativa de Alagoas. trata-se de um evento que entrou no calendário da II Semana da Enfermagem Alagoana (Senfa), organizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren).
Justificativa
De acordo com o parlamentar, o objetivo da audiência é contribuir com as diversas palestras educativas e outras atividades realizadas pelo Conselho. “Dessa forma, ajudamos com o fortalecimento da categoria que é tão necessária ao povo alagoano, debatendo as pautas que vão auxiliar a consolidar também o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Maia.
Água
Desburocratizar o uso da água do Canal do Sertão é a principal exigência dos trabalhadores familiares e produtores rurais que anseiam transformar a região do sertão e do agreste em polos de produção de hortifrutigranjeiros do Nordeste, de acordo com as proposições apresentadas e defendidas por técnicos, parlamentares e representantes de instituições e entidades na audiência pública promovida nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa.
Água II
O deputado estadual Inácio Loiola (PDT), autor da audiência pública, defendeu a construção de projetos consistentes para a região onde passa o canal, a partir do trabalho engajado e planejado do Governo do Estado em parceria com a sociedade civil organizada.
Apelo
Inácio Loiola disse que não se pode gastar próximo de R$ 3 bilhões na construção de uma obra relevante do ponto de vista social e econômico para o sertão, e até agora não ter funcionalidade. É hora de o Estado definir a política de gestão da água e ao mesmo tempo elaborar plano de segurança para evitar o uso irracional da água e o risco de animais no canal.
Chã Preta
Prefeita de Chã Preta/AL, Rita Tenório (PMN) afirma que o otimismo é grande por parte de muitas mães do município, sobretudo porque agora estão presenciando a retomada de uma obra, até então abandonada, que vai resultar numa moderna creche na cidade, a fim de agregar dezenas de crianças. Pois segundo a prefeita, todo um empenho vem sendo feito, no sentido de tão logo concluir esse trabalho, que já se encontra com 45% de execução, via recursos do próprio município.
Chã Preta II
“Trata-se de uma obra que foi abandonada pelo prefeito anterior; pois herdamos esse sério problema, e não poderíamos ficar de braços cruzados; tanto que com recursos próprios estamos tocando o barco pra frente; e com um detalhe: derrubamos as paredes que estavam com suas estruturas comprometidas; modificamos o modelo do projeto, que por sua vez, o que estava era de estrutura de PVC; para assim transformá-lo numa metodologia dinâmica e eficaz arquitetonicamente”, comentou o secretário de Finanças,
Lucas Coimbra.
Federal
Lucas Coimbra disse ainda, que a Prefeitura de Chã preta está partindo na busca do apoio do governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Por conta disso, foi que na quinta-feira última, a prefeita Rita Tenório recebeu em seu Gabinete, a assessora do senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL) Valquíria Cândido, para traçar detalhes sobre as demandas de recursos necessários, já que o senador
se comprometeu em se empenhar na busca
de recursos.
Delmiro Gouveia
Na última sexta-feira, os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério da Economia, mostra que as ações implementadas pela Prefeitura de Delmiro Gouveia estão surtindo efeito na geração de novas oportunidades de emprego para a população.
Delmiro Gouveia II
Os novos dados, referentes ao mês de abril, apresentam um saldo positivo de 1,36% e ainda contribuem para o avanço anual, com saldo positivo nos últimos 12 meses. O prefeito Padre Eraldo ressaltou que novas ações estão sendo realizadas para que mais vagas sejam abertas para a população delmirense.
Maribondo
Em Maribondo, a Associação dos Deficientes Físicos local (Adefimar), denúncia a Prefeitura por não está repassando uma verba federal que vem do Ministério da Saúde. Já margeia a casa de dois meses o atraso, cuja situação começa a se agravar, sobretudo quanto ao pagamento dos servidores do órgão. “Se não tivermos esse repasse, teremos que paralisar as atividades porque não vamos ter como pagar funcionários e manter a instituição” disse a presidente Juraci Batista.
Maribondo II
A secretária de Saúde do município, Ledja Costa Melo, disse ao G1 que a suspensão no repasse foi somente no mês de abril e que o mês de maio só seria pago em junho. Segundo ela, a medida aconteceu porque a prestação de contas não estava sendo feita.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011