Edmilson Teixeira

Quilombolas

Edmilson Teixeira 24 de maio de 2019
A participação de Alagoas no 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo (CBGTUR), entre 22 e 25 de maio de 2019, vai apresentar uma faceta não antes explorada do estado no evento. Sempre focada no sol e mar, a presença levará à capital baiana a cultura de três municípios da Zona da Mata, na região dos Quilombos. São José da Laje, União dos Palmares e Viçosa foram selecionadas para adequar-se ao tema do ano: etnias brasileiras. Razão Influenciados pelo histórico da cultura africana em forte presença na região, principalmente entre os primeiros séculos da nação, hoje simbolizada pela Serra da Barriga e pela figura de Zumbi dos Palmares, os costumes ainda se mantém intensos na culinária, manifestações culturais e arquitetura. E é este lado mais interiorizado que Alagoas vai mostrar ao país. Arapiraca  “É um sinal de preocupação, pois se trata de um vírus que pode até matar. O hospital tem feito sua parte, mas precisamos ser conscientes quanto a importância de ações de divulgação e prevenção no combate ao mosquito”, explicou Ulisses Pereira, diretor médico do Hospital Regional de Arapiraca, sobre o alarmante casos de dengue, zika e chikungunya que apareceram do mês de abril na terra do fumo. Arapiraca II Os dados revelam aumento de 228% nos casos de suspeita para Chikungunya e 200% de Zika. Já os casos de dengue foram ampliados em 46%. Os números são comparados com o mês de março. Ao todo foram registradas 538 pessoas com suspeita do vírus da Dengue - sendo que quatro delas foram internadas. Outras 46 foram diagnosticadas para investigação de Chikungunya e 06 para a Zika.

Batalha

 Na missão de agregar maiores experiências, sobretudo visando aperfeiçoar o atendimento de qualidade e o acolhimento que são pontos primordiais na Saúde de Batalha, foi que no início desta semana, a secretaria de Saúde, Daniely Pessoa, recebeu a visita da equipe de saúde de Teotônio Vilela, tida como  referência no Estado.

Batalha II

“Dentre os temas abordados, destacamos o acompanhamento de pacientes para o diagnóstico mais rápido e preciso em todas as UBS, além da Unidade Antônio Vieira Filho, o abastecimento constante da Farmácia Básica Central, o combate intensificado ao mosquito Aedes Aegypti, a humanização do tratamento aos assistidos pelo CAPS e o Programa de Saúde Bucal com ações preventivas de promoção à saúde, nas Unidades de Saúde e escolas da rede municipal” revelou Daniely Pessoa.

São Miguel dos Milagres

A terceira mais antiga igreja de Alagoas, a Nossa Senhora Mãe do Povo, em São Miguel dos Milagres, incluída no roteiro turístico da Rota Ecológica e a que recebe mais turistas na região, está sendo completamente restaurada. Em sua fase final, no entanto, o padre José Ronaldo da Silva, responsável pela paróquia, está solicitando ajuda de empresários e moradores do município para concluir a obra, com o objetivo de inaugurá-la no dia 7 de junho, data da emancipação política do município.

São Miguel dos Milagres II

A Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, segundo relato de historiadores locais, foi fundada no século XVII, pelos portugueses, entre os anos de 1637 e 1639, e não pelos holandeses, como alguns insistem em afirmar. Os holandeses certamente estavam na região na época conhecida como Alagoas Boreal, mas como eram protestantes, não tinham por tradição a construção de templos católicos.

São Miguel dos Milagres III

A restauração, que começou em fevereiro do ano passado, deve finalizar nas próximas semanas, para a alegria dos guias de turismo que incluíram visitação turística à igreja, pela sua importância histórica. Foram trocadas as madeiras juntamente com as telhas, para a reforma do telhado da igreja. Todo reboco também foi trocado. Durante todo esse período de restauração, tanto o material de construção como os profissionais, pedreiros e serventes, foram doados pela Prefeitura Municipal.

 Penedo

 A cidade de Penedo foi escolhida pelo  Sesc   para sediar entre os dias 22 e 26 de julho próximo,  o espetáculo Aldeia Treme Terra. Para tanto, abriu  seleção de grupos e artistas de Teatro, Circo, Dança, Performance e Intervenção, justamente para compor a programação da Aldeia Treme Terra – Mostra de Arte e Cultura do Sesc 2019. Os interessados poderão inscrever  até às 16h do dia 10 de julho. Penedo II O nome ‘Treme Terra’  é uma homenagem ao saudoso Mestre José Eduardo Salvador, Cidadão Honorário Penedense, fundador do Guerreiro Treme Terra de Penedo, ao qual se dedicou desde o comando à confecção das indumentárias desse folguedo, que é marca registrada do nosso Estado. O Mestre é uma figura importantíssima na luta pela conservação da arte e cultura de Penedo. Aldeia Treme Terra As Aldeias são mostras de arte e cultura organizadas pelos Departamentos Regionais do Sesc durante a passagem de espetáculos do Palco Giratório por seus estados, de modo a possibilitar que os trabalhos, selecionados pela Curadoria Nacional, dialoguem com a produção local.