Durante a sessão ordinária da noite de terça-feira (21), os vereadores apresentaram requerimento que foi aprovado por unanimidade, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo, que seja feito um decreto de Lei, colocando o município de Arapiraca, em situação de emergência na saúde pública, implantando o Programa Municipal de Combate à Dengue.
Finais de semana
A vereadora Aurélia Fernandes, disse que a situação está se tornando cada dia mais preocupante, onde ela sugeriu que os centros de saúde sejam abertos nos finais de semana, para atender a grande demanda da população com o problema da dengue.
Calamidade pública
Aurélia Fernandes, também se mostrou preocupada com as casas fechadas e que através desse decreto, os Agentes de Saúde, poderão entrar nestas residências e combatam os focos dos mosquitos.
Vem cobrando
O vereador Rogério Nezinho também falou sobre o assunto, lembrando que há cerca de 20 dias, ele vem cobrando uma maior atenção por parte da administração municipal no combate ao mosquito.
Ele apontou, que só no mês de maio, mais de 1. 500 casos de dengue em Arapiraca, o que no seu entender, está se tornando um problema de calamidade pública.
Tiro de Guerra
O vereador Fábio Henrique, sugeriu que a administração municipal, faça uma parceria com o Tiro de Guerra, para combater o mosquito transmissor da dengue.
Já o vereador Willomaks da Saúde, disse que esse é um sentimento de toda a sociedade arapiraquense para combater à dengue, que a cada dia cresce o número de pessoas doentes.
Um só pensamento
O vereador Fabiano Leão, sugeriu que ao invés de se fazer críticas, mostrassem como mudar o quadro e que todos deveriam estar imbuídos de um só pensamento, lutar para erradicar com o mosquito transmissor da dengue, que tanto tem preocupado a população.
Regime de mutirão
Outro vereador a abordar o assunto foi o vereador Dr. Fábio. Ele apresentou um cronograma de regime de mutirão em algumas comunidades já a partir de quarta-feira (22), iniciando pela 22 de Maio: Carrasco; dia 23 de Maio: Jardim Esperança; dia 24 de Maio: Canafístula; dia 28 de Maio, Cangandu; 29 de Maio: Brisa do Lago e 30 de Maio: Cacimbas e Manoel Teles.
Restaurante popular
O prefeito Rogério Teófilo esteve reunido, na manhã de quarta-feira (22), com o representante da empresa que gerenciará o Restaurante Popular. O objetivo da reunião foi alinhar a reabertura do restaurante, programada para a primeira quinzena de junho.
Qualidade da comida
Na oportunidade, o prefeito destacou a melhoria na qualidade da comida e o preço mais em conta. “Quando decidimos fazer a terceirização do restaurante, prezamos pela diminuição dos valores do prato e a melhoria constante na qualidade da comida servida”, frisou Teófilo.
Outras melhorias
Além da qualidade da comida garantida a qualidade do serviço prestado à população, outras melhorias estão sendo desenvolvidas como reforma na imagem, manutenção dos equipamentos como o fogão, forno elétrico, máquina de lavar louça, exaustor, elevador, entre outros.
A data oficial de reabertura deve ser divulgada nos próximos dias.
... Com o objetivo de seguir avançando nos índices educacionais, os profissionais da rede municipal de ensino de Olho D´água Grande, estão implementando diversas atividades para contribuir no melhor aprendizado e rendimento do alunado.
... Em parceria com o Programa Escola 10, o método adotado pela Secretaria de Educação já tem garantido ótimos resultados.
... Para a secretária de educação, Danielle Vanessa, o professor é o grande articulador no processo de ensino/aprendizagem, por isso, a equipe tem planejado e promovido diversos tipos de avaliações a fim de garantir que o município continue sendo um dos destaques educacionais do Estado.
... "A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal deles quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem", afirma.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.