Edmilson Teixeira

São Luiz de Quitunde em festa!

Edmilson Teixeira 15 de maio de 2019
São Luiz de Quitunde em festa!
Reprodução - Foto: Assessoria

Prefeita Fernanda Cavalcante recebe na manhã desta quarta-feira, como parte das festividades dos 127 anos de emancipação política de São Luiz, o governador Renan Filho. A gestora anunciou a entrega de um amplo conjunto de obras; como: três escolas, duas quadras esportivas, ruas calçadas, implantação do fornecimento de água, novas sedes da Guarda Municipal e do Saae; além de entregar duas ambulâncias e um veículo para a Educação.  

Delmiro Gouveia

O município de Delmiro Gouveia caminha para transformar seu território num verdadeiro centro de desenvolvimento agrícola, sobretudo em se tratando de produção de hortaliças e frutas  no Alto Sertão de Alagoas. Todo um procedimento político vem sendo tomado por parte da Prefeitura junto com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA. Que o diga o prefeito Padre Eraldo, que tomou a iniciativa no sentido de explorar tal projeto, pensando unicamente numa inovação que venha alavancar a geração de emprego e renda na região.

Delmiro Gouveia II

“Trata-se de um convênio que oferecerá a implantação de Campos de Aprendizagem Tecnológica, para que o agricultor possa adquirir o conhecimento prático necessário.  Pois os agricultores também receberão materiais técnicos para auxiliar no processo produtivo. Na verdade, esse é um projeto que busca ofertar alternativas tecnológicas e incentivar o aparecimento de novos empreendedores na região através de um Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre a Embrapa e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)” disse o prefeito Padre Eraldo.

Delmiro Gouveia III

O amadurecimento desse projeto se deu depois que o prefeito delmirense visitou com seus técnicos da agricultura a sede da Embrapa Semiárido em Petrolina/PE. Pois lá viu de perto as possíveis ações que serão desenvolvidas nas comunidades agrícolas de Delmiro Gouveia. O acordo dessa parceria, segundo Padre Eraldo, vai se estender ao longo dos próximos três anos; e nesse período, diz; serão realizados cursos, treinamentos, palestras, visitas e dias de campo visando à adoção de tecnologias em diversas áreas, como conservação do solo, hortaliças, fruticultura, apicultura e sistemas pecuários de projeto (carne e leite).

Inovação com economia

Dos 83 municípios consorciados ao CIGIP, 28 solicitaram projetos com lâmpadas de Led. Exemplos como as cidades de Limoeiro de Anadia e Major Izidoro, um projeto foi desenvolvido, a pedido dos gestores, que investiram na melhoria da iluminação pública. Além da redução no consumo de 25% em Limoeiro de Anadia e de 41% em Major Izidoro, o projeto oferece outras vantagens, como a segurança, beleza para as cidades e uma energia de qualidade para a população.

Qualidade

Segundo o Cigip, o consumo de energia através das luzes de Led é menor, as lâmpadas contam com durabilidade de 10 a 12 anos, enquanto as convencionais  duram de três a cinco anos. O índice de falhas de produtos LED com mais de 6 mil horas é de cerca de 1% comparado, por exemplo, com a iluminação convencional, que é de 10% ao longo de um período de tempo semelhante.

Joaquim Gomes

Com a promessa do Estado implantar de um Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública) em Joaquim Gomes, foi que na última segunda-feira, em meio a um grande evento da Sesau, que o prefeito Adriano Barros aproveitou num espaço de menos de dois minutos, para solicitar ao governador Renan Filho, uma verba de 200 mil reais, a fim de adquirir um terreno já em vista naquela cidade. “Pode contar comigo” garantiu o alto mandatário alagoano.

Joaquim Gomes II

Por falar em obra pública, os vereadores de Joaquim Gomes em sessão ordinária aprovaram o projeto do governo municipal que doa ao Tribunal de Justiça de Alagoas um terreno a qual tem por finalidade a construção de um fórum na cidade. A área fica as margens da rodovia estadual 205,  no bairro Antônio Celestino Lins.

Batalha

Em Batalha a Secretaria Municipal de Saúde reforçou as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, com a utilização de um drone que permite fiscalizar os locais inacessíveis, além de possibilitar o levantamento dos possíveis focos que oferecem risco à saúde pública.

Batalha II

Afirma a prefeita Marina Dantas que apesar dos esforços no combate ao mosquito, a dengue continua avançando nesse período. “Temos dois casos de dengue hemorrágica confirmado, portanto o combate ao inseto  depende da colaboração de toda a população, permitindo a entrada dos agentes em suas residências e ficar atentos para cuidados simples dentro das casas; como remover a água dos pratos das plantas; remover pneus e materiais que possam acumular água; limpar as calhas do telhado e lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação” disse.