Na segunda-feira, 12, O prefeito Rogério Teófilo recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo Municipal, o novo superintendente regional da Caixa, Rodolfo Augusto, além de secretários municipais.
Na oportunidade o chefe do poder executivo arapiraquense agradeceu ao ex-superintendente pela parceria que sempre teve com o município e afirmou que o trabalho continuará.
Obras em andamento
“É importante que vocês saibam que podem contar com nossa equipe no acompanhamento técnico das obras que estão sendo realizadas e que temos uma equipe que trabalha muito por Arapiraca. Quero agradecer esta parceria técnica que só traz benefícios para a nossa cidade”, destacou Teófilo.
Vai continuar
Em Arapiraca são quatro agências e dois postos de atendimento da Caixa. O superintendente da Caixa, Rodolfo Augusto, assegurou que a parceria vai continuar.
“Arapiraca tem um grande potencial, tanto na parte do comércio, quanto no relacionamento com os clientes. O que pudermos fazer para mais obras acontecerem e mais desenvolvimento para o município, pode contar conosco”, garantiu o superintendente.
Coqueiro Seco
Diante do resultado do relatório apresentado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) na quarta-feira da semana passada, explicando os danos causados ao solo em razão da exploração da sal-gema nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) está preocupado agora com as consequências dessa problemática atingirem parte da população do município de Coqueiro Seco. (Com Janaína Ribeiro (MPE/AL).
Ação civil
Em razão disso, uma ação civil pública foi ajuizada para obrigar a Prefeitura a adotar todas as medidas necessárias para prevenir e proteger os moradores de uma possível catástrofe também naquela localidade.
A ação, ajuizada pelo promotor de justiça Lucas Carneiro Sachsida, faz um relato sobre as rachaduras e afundamentos em moradias e vias públicas nos bairros da capital, explicando que o abalo sísmico registrado atingiu a magnitude de 2,4MR, em 3 de março do ano passado.
Análise da CPRM
A petição também mostra que, dentre as análises feitas pela CPRM, estão estudos sobre o fundo da Lagoa Mundaú e levantamentos geofísico e de hidrogeologia da região. E tais análises chegaram à conclusão que as áreas apontadas continuam “instáveis e com subsistência contínua e em aceleração”.
Potencial desastre
Em razão dessa conclusão, a Promotoria de Justiça de Coqueiro Seco alertou para o fato de que o município está localizado na região metropolitana, também nas proximidades da mesma lagoa. “Como bem sabemos, a cidade de Coqueiro Seco está às margens da lagoa Mundaú, com grande densidade demográfica vivendo ao nível da lagoa, defronte ao epicentro do fenômeno. E além de o epicentro de subsistência estar localizado dentro dessa lagoa, lembro que o afundamento dos bairros Mutange, Pinheiro e Bebedouro é direcionado ao epicentro, ou seja, à lagoa, a Coqueiro Seco. As consequências do potencial desastre, portanto, atingirão, de um ou outro modo, a cidade de Coqueiro Seco”, diz um trecho da petição.
Violência em Arapiraca
Um jovem de 22 anos, identificado como Cláudio Henrique, foi morto no final da manhã de terça-feira (13), no bairro Mangabeiras, no antigo Lixão de Arapiraca. Informações extraoficiais dão conta que ele é suspeito de ter participação em assalto a banco e morte de PM. (Com Já É Notícia)
Reunião das SMTT’s
Na manhã de segunda-feira (13), o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo e o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ricardo Teófilo, participaram da segunda reunião das SMTT’s de Alagoas para debater a expansão do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), na Sala Multieventos do Sesc, no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca.
... O encontro faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo que se fortalece a cada dia em Arapiraca, em Alagoas e no país.
... Representantes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) também se reuniram para explicar o PSVM e implantá-lo com as SMTT’s onde ainda não tem o plano.
... No encontro, Rogério Teófilo ressaltou a importância dos municípios participarem da reunião e solicitou a sensibilidade dos prefeitos em implantar o PSVM, assim como fez a SMTT de Arapiraca.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.