Na manhã de quarta-feira (17), o prefeito Rogério Teófilo inaugurou oficialmente, com a presença de religiosos e outras autoridades, os 3,3km de pavimentação da Avenida Pedro Tertuliano da Silva, principal via que liga o bairro Planalto ao Santuário da Santa Cruz, no Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca.
Após oito anos, os fiéis terão a apresentação da Paixão de Cristo.
Única apresentação
O espetáculo volta a ser encenado no local pela Companhia Força Arte Determinação (Cia FAD). O grupo irá realizar uma única apresentação, às 19h, no local que agora é conhecido como Santuário da Santa Cruz. A entrada será um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada para famílias carentes. A peça da Paixão de Cristo é tradição na Semana Santa também em outros municípios do interior.
Já em Craíbas...
O ano de 2019 vai ficar marcado na história da Cidade de Maria como o primeiro sem a encenação da Paixão de Cristo. Localizado no povoado Folha Miúda, município de Craíbas, o complexo teatral onde também funciona uma comunidade terapêutica estará de portas fechadas para o espetáculo de fé. (Com Fernando Vinicius).
Fundador da Cidade de Maria, o ex-deputado Givaldo Carimbão justifica a impossibilidade de realizar o evento religioso: falta de recursos.
Preço do espetáculo
“O espetáculo custa entre 70, 80, 100 mil reais, depende do tamanho que se queira dar. Quando eu estava deputado buscava patrocínios e bancava, do meu bolso, junto com meu filho (Carimbão Júnior)”, declarou o político que perdeu a reeleição para a Câmara Federal, assim como seu herdeiro na campanha de manter-se na Assembleia Legislativa Estadual.
Paixão de Cristo
Só para exemplificar a grandeza do espetáculo realizado nos últimos sete anos, cerca de 30 a 40 mil pessoas são atraídas pela encenação da morte e ressureição do Cristo. “Somente no estacionamento trabalham trinta pessoas, com moto, para organizar a entrada e saída de carros, fora o pessoal que trabalha na entrada, na produção, contratação de estrutura de som e iluminação, é um custo alto”, frisa Carimbão. reagiu ao posicionamento do ex-prefeito de Craíbas, Dinho Leite, sobre o assunto.
Cobra clareza
Os moradores do Pinheiro, Mutange e Bebedouro receberam um reforço para cobrar das autoridades explicações e soluções sobre as rachaduras e movimento do solo na região, a Arquidiocese de Maceió.A preocupação aumenta com o início da quadra chuvosa neste fim de mês, onde as Defesa Civil Estadual e Municipal pediram que as famílias da área vermelha desocupassem os imóveis.
Igreja Católica
O Arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz, falou sobre os motivos dessa movimentação da Igreja Católica. “Por cota das circunstancias em que estamos vivendo. Um verdadeiro tumulto, guerra de informações, e isto provocam no povo, principalmente nos nossos idosos um tremendo dano, uma incerteza”.
Rachaduras em bairros
Ele falou sobre pessoas que classificou como “oportunistas”: “São da ordem pública que ficam fazendo tumulto, querendo se apresentarem como salvadores da pátria, e daqueles que ficam calados e não dão uma resposta do ponto de vista administrativo, de gestão pública, ou seja ficam omissos e o povo fica nesta perplexidade, como que jogados no vácuo, e isso é muito triste”.
Caminhada
No início da semana, ocorreu uma caminhada pelos três bairros, onde a Igreja Católica tentou chamar a atenção das autoridades. “Estivemos para dizer, estamos com vocês. Levando uma palavra de esperança para essas famílias. Levando o nosso calor solidário para àqueles que estão perplexos e angustiados com essa situação”.
Pão Açúcar
A recente divulgação de lista de assessores parlamentares lotados em 2018 na Câmara Municipal de Pão de Açúcar revelou pelo menos um caso de emprego direto de familiar de vereador. Na relação publicada em nota de esclarecimento da casa legislativa aparece o nome de Anny Katrinny Santos dos Anjos, sobrinha de Venerino Oliveira – mais conhecido como Cabo Véio – e que não reside mais no município localizado no Sertão alagoano banhado pelo Rio São Francisco.
Lista de assessores
Katrinny Santos mora em São Paulo pelo menos desde o ano passado, mudança motivada pela vontade da jovem em se dedicar ao teatro. Ela aparece na folha de comissionados em novembro de 2017, primeira relação de pessoal disponível para consulta pública no portal da transparência da Câmara de Pão de Açúcar, e consta ainda na relação de dezembro de 2017 e janeiro, fevereiro, março e abril de 2018.
Ainda no portal de transparência, o mês de maio do ano passado não apresenta a folha de comissionados do pessoal do legislativo que volta a aparecer com lista referente a junho, bem mais enxuta do que as relações anteriores.
... Visando a interação e o fortalecimento de vínculos entre profissionais, pacientes e familiares, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire juntamente com o Anexo l estão promovendo Oficina de Páscoa com atividades terapêuticas que contribuem muito com o tratamento dos envolvidos.
... A ação conta com a participação de psicólogas e fonoaudiólogas. Segundo os profissionais da saúde da instituição, durante as atividades as crianças são estimuladas a focar nos olhos do pai ou da mãe, identificar cores e aquecer a linguagem oral, além de confeccionar brigadeiros para avaliar a interação das mesmas.
... Na clínica do Anexo l, localizada no bairro Brasília em Arapiraca, ação tem como objetivo proporcionar um momento de reflexão, ressaltando a importância do diálogo entre pacientes e familiares.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.