O governador Renan Filho (MDB) anunciou, na manhã de segunda (15), obras de pavimentação asfáltica em todos os povoados da zona rural de Arapiraca. Durante inauguração de mais uma obra do Pró-Estrada no município de Olho d'Água Grande, ele afirmou que o programa estadual irá asfaltar todos os trechos de estrada entre as comunidades rurais à zona urbana do município.
Renan presente
O anúncio foi recebido com aplausos durante a solenidade, que contou com a presença do senador Renan Calheiros (MDB) e de várias lideranças políticas. Para a imprensa, o governador fez um breve balanço sobre as obras de pavimentação e citou o acesso da Vila São Francisco que já foi concluído e a recuperação de toda a rodovia AL-115.
Evasão escolar
Com a finalidade de combater a evasão escolar e o baixo número de alunos nas salas de aula, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), está implantando nas Instituições de Ensino de todo o município, o serviço de ponto facial eletrônico.
Escola Monsenhor José Soares foi a primeira a receber o serviço de ponto facial eletrônico (Fotos: Samuel Alves)
Uso do sistema
A primeira instituição a receber o recurso foi a Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Soares, do bairro Brasiliana.
Fazem uso do ponto os professores, funcionários e alunos do Centro Educacional. O serviço, implantado pela Ponto.ID, foi iniciado na última quarta-feira (10) e já vem surtindo efeitos positivos.
Na segunda-feira (15), a Escola de Ensino Fundamental Ana Rita de Cássia, no bairro Primavera fez uso do sistema.
União dos Palmares
“O Ministério Público não tem dinheiro para jogar fora, nem precisa de palácio para receber o povo.Basta que aqui entrem os problemas e saiam as soluções”. Essa foi uma das afirmações do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que na manhã dessa sexta-feira (12), com o subprocurador administrativo institucional, Márcio Roberto, entregou aos promotores de Justiça e à sociedade de União dos Palmares o novo prédio das Promotorias de Justiça, cujo investimento para a reforma foi de R$ 90 mil.
Estavam presentes
Além dos membros da instituição, autoridades políticas e policiais, secretários, procuradores municipais, Guarda Municipal e sociedade civil organizada estiveram presentes. O edifício recebeu o nome do promotor de Justiça, filho da cidade, Tágore Carnaúba Acioly.
A promotora de Justiça, Carmen Sylvia, foi escolhida para o primeiro discurso representando os colegas. Visivelmente emocionada, falou de gratidão e fez agradecimentos.
No caminho certo
‘Tudo foi feito para melhor servir à população. O doutor Alfredo é um homem de grande responsabilidade e lutou para que esse sonho se realizasse e pudéssemos melhor servir à população. Até agora, posso afirmar, tenho procurado exercer o meu papel e tenho a plenitude de dizer que estou e estarei sempre no caminho certo, somando com os nobres colegas promotores que aqui estão. Aproveito o momento para agradecer também às polícias que tanto nos ajudam a fazer nosso trabalho”, afirma a promotora.
Violência
Um crime com características de execução deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas em um bar na zona rural de Igreja Nova, na noite de domingo (14). Até o momento, a polícia ainda não tem pistas.
Duplo homicídio
O duplo homicídio aconteceu no Bar da Curva, no povoado Vista Alegre, pouco depois das 22h. Quatro homens desconhecidos, que chegaram ao local em um carro de passeio branco, de modelo não identificado, e abriram fogo na direção de uma mesa.
As vítimas
Valdinere Farias, 38, que morava no povoado Ipiranga, zona rural de Igreja Nova; e Paulo César da Silva Melo, 25, residente na Vila Matias em Penedo, morreram na hora. Outras duas mulheres, Genivalda Paloma Cirilo, 36, e Jamile Farias Porto, 22, também foram atingidas por disparos, mas sobreviveram. As duas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento em Penedo e, de lá, transferidas para o Hospital de Emergência do Agreste. Na manhã desta terça, elas estavam na área amarela da unidade.
... Durante três dias, servidores da secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente participaram de uma capacitação e puderam discutir formas de melhorar o fluxo de trabalho e, consequentemente, a urbanização de Arapiraca.
... Durante o encontro, os servidores assistiram palestras sobre empreendedorismo pessoal e profissional, com o empresário Lucas Paiva e com a administradora e coach Técia Moura.
... Um dos temas mais discutidos foi à revisão do Plano Diretor de Arapiraca, mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano. Os servidores foram divididos em grupos, para traças estratégias para diversos temas ligadas ao Plano, como melhoria na mobilidade urbana, no atendimento a população, a relação entre a urbanização e o meio ambiente, entre outros.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.