Uma extensão direcionada a jovens empresários que estão sucedendo os pais nas empresas em que trabalham ou que são empreendedores em seus próprios negócios é o novo projeto da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arapiraca.
Troca de experiência
A CDL Jovem tem como objetivo desenvolver novas lideranças por meio da troca de experiências e contato com o mercado empresarial, de forma inovadora e mobilizadora. O movimento também visa criar ações que motivem e estimulem o crescimento do setor.
Exigência de título
O jornalista Roberto Gonçalves escreveu em seu blog que o promotor de justiça de Girau do Ponciano, Rodrigo Soares, acatou denúncia feita pelo Movimento pela Cidadania e instaurou inquérito civil para apurar a exigência da apresentação do título de eleitor para os pais poderem matricular seus filhos nas escolas e creches do município.
A Portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (D.O.E) de quarta-feira (27).
Investigação
Ainda em seu blog, o renomado profissional escreveu que de acordo com a Portaria, o Ministério Público Estadual também vai investigar se o município estaria cobrando a apresentação do título de eleitor dos pais ou responsáveis para o acesso ao transporte escolar. O promotor Rodrigo Soares, no inquérito, apura ainda se a mesma obrigatoriedade é estendida para a matrícula no Centro de Ensino Profissional, na oferta de cursos preparatórios aos jovens de Girau do Ponciano.
Caso sério
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) ajuizou uma ação civil pública contra cinco instituições de ensino superior que lesaram alunos ao não emitirem diplomas de conclusão de curso.
Centenas de estudantes no município de União dos Palmares foram lesados, tendo amargado prejuízos de milhares de reais. Para tentar conseguir reparar os danos materiais e morais causados às vítimas, a 1ª e a 2ª Promotorias de Justiça daquele município solicitaram o bloqueio de bens das empresas envolvidas no valor de R$ 5 milhões.
Exploração de serviços
Proposta pelos promotores de justiça Carlos Davi Lopes e Adilza Inácio de Freitas, a ação se insurge contra a exploração irregular de serviços educacionais promovida pela Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – Fadire, mantida pela Sociedade de Desenvolvimento do Ensino Superior do Vale do Capibaribe (Sodecap) LTDA – EPP; Faculdade Anchieta do Recife – FAR, administrada pela Organização de Ensino Superior Anchieta – OESA; Instituto de Educação e Tecnologias – INET, da Sociedade de Ensino e Tecnologias – EPP; Faculdade Santo Augusto – Faisa, gerida pela Sociedade Educacional Santo Augusto LTDA – ME; e Faculdade Excelência – FAEX, cujo Instituto Cristão de Desenvolvimento Humano LTDA é o gestor.
Sem autorização
“Essas unidades de ensino ofertam irregularmente cursos de graduação de Pedagogia e Administração de Empresas no município de União dos Palmares/AL, ou seja, sem o devido credenciamento e autorização do Ministério da Educação (MEC), mediante posterior validação de certificado por Instituição de Educação Superior diversa, devidamente credenciada, valendo-se de estratagema que tenta dar aparência de legalidade a tais operações e se esquivando da fiscalização governamental levada a efeito pelo governo federal”, explicam os promotores de justiça.
Serviço de dedetização
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) precisou ser fechado, no período de 27 a 29 de março, para a realização de serviço geral de dedetização em todos os seus ambientes, interno e externo. Mas que volta a funcionar normalmente, a partir de segunda-feira (1º).
Medida necessária
O serviço, que visa inibir pragas, é uma medida de proteção para usuários e funcionários, necessário para o bom funcionamento da unidade. O fechamento do Caps AD por 24 h foi uma orientação da empresa contratada para a dedetização, a fim de evitar contato humano e intoxicação com o produto utilizado da dedetização.
Trabalho de limpeza
“Na sexta-feira, após às 48h de ação do produto, foi realizando o trabalho de limpeza, preparando a unidade para retornar às atividades e atender os nossos usuários em segurança”, afirma Janaina Di Cássia Barbosa, gerente do Caps AD.
... Com 7Segundos - Em uma operação integrada das polícias Civil e Militar, na manhã desta quinta-feira (28), José Marcelo Farias da Silva, conhecido pelos apelidos de "Trá" ou de "Filho do João Major", foi preso na zona rural de Craíbas.
... Ele é acusado de tentativa de homicídio qualificado contra agente de segurança pública, que aconteceu no dia 02 de fevereiro, quando conseguiu escapar de uma abordagem atirando na direção dos policiais militares.
... A prisão preventiva do acusado foi expedida pela 8ª Vara Criminal de Arapiraca a pedido do 62º Distrito Policial, em Craíbas, que instaurou inquérito policial para investigar a tentativa de homicídio.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.