Edmilson Teixeira
Outra parlamentar
Pois na Assembleia Legislativa a deputada Flávia Cavalcante também se manifestou em defesa da mulher na segunda-feira. Disse que vai cobrar ao governo do Estado a ampliação de equipes especializadas no atendimento à mulher vítima de violência que podem atuar nos Cips, bem como a construção de uma casa de passagem que possa abrigar estas mulheres que denunciam seus agressores e a interiorização das delegacias das mulheres.
Palmeira dos ÍndiosNa tarde de ontem, o promotor Sérgio Vieira Leite, de Palmeira dos Índios fez uma reunião urgente com a direção do Centro Educacional Cristo Redentor. Tudo porque uma patotinha de alunos do referido colégio, teria feito publicações provocantes nas redes sociais com conotação favorável ao massacre na escola Raul Brasil, em Suzano (SP).
Pilar
O início desta terça-feira foi marcado na terra do bagre pela abertura do ano letivo da rede municipal. Além da entrega da primeira escola de ensino em tempo integral da cidade e da implantação da frequência escolar com reconhecimento facial, o prefeito Renato Filho anunciou que a Guarda Municipal estará presente constantemente em todas as instituições de ensino do Pilar.
Argumento Segundo o prefeito Renato Filho a medida foi tomada para garantir a segurança dos estudantes que estão na escola com o objetivo de aprender e repassar conhecimentos. “Eles não estão na escola para sentir medo ou não serem bem acolhidos. A escola é um lugar sagrado e queremos zelar por isso. Adotamos a medida de que a Guarda vai garantir a segurança de todos para que eles possam estudar em paz”, afirmou. Tecnologia avançada As escolas do Pilar ganharam a implantação da frequência escolar com reconhecimento facial. O prefeito destacou que a tecnologia é uma grande aliada das pessoas nos dias atuais e que levar essa tecnologia para dentro da sala de aula é oferecer aos estudantes e profissionais da educação uma escola melhor e mais confortável. Maribondo Quem marcou presença na segunda-feira à tarde, durante a inauguração de alguns investimentos do Centro de Reabilitação Física de Maribondo, foi o prefeito Leopoldo Pedrosa. É que na semana passada ele com o presidente do órgão, vereador Leandro Batista, por pouco não trocaram tapa, justamente porque o prefeito não admitiu a construção de um poço de água ao lado Adefimar, que é a Associação dos Deficientes Físicos. Maribondo II Estavam presentes no evento, além de Leopoldo Pedrosa, os deputados Arthur Lira, Galba Novaes e os prefeitos Manuilson Andrade (Colônia), Paula Santa Rosa (Belém/AL) e Celino Rocha (Anadia). Segundo Leandro Batista, o Centro de Reabilitação, com apoio do Governo Federal atende mais de 300 pacientes por dia. São pessoas oriundas de oito municípios circunvizinhos.Piranhas
O voo da Azul Linhas Aéreas na rota Recife-Paulo Afonso/BA, com conexão em Maceió, entrará em operação em 2 de maio, sobretudo, prometendo facilitar a ida de alagoanos e turistas a Piranhas, polo turístico em ascensão do Sertão alagoano. O voo será às segundas e sextas-feiras (ida e volta), e a aeronave utilizada, um turboélice ATR 72-600, com 70 assentos. Piranhas está distante 107,5 km de Paulo Afonso. Mapa Localizada na região do Cânion do Rio São Francisco, Piranhas é uma das mais antigas cidades de Alagoas e encanta os visitantes pelo estilo barroco de suas casas coloridas, pelo majestoso São Francisco e, também, pela hospitalidade de seu povo. Cidade-lapinha, como é chamada, Piranhas é tombada pelo Iphan, tendo como principais atrações turísticas o Museu do Sertão; o Centro de Artesanato, Artes e Cultura; os barzinhos do centro histórico e da orla fluvial e o Mirante do Século XIX.Mulher
Visando colaborar para garantir a inserção ou reinserção da mulher vítima de violência doméstica no mercado de trabalho, a deputada Jó Pereira (MDB) protocolou, na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei Ordinária destinando a essas mulheres, 5% das vagas de empregos oferecidas pelas empresas beneficiadas com incentivo fiscal (Prodesin) e que prestam serviços para o Estado.
Justificativa
"Vários estudos apontam que a maioria das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar não denuncia seus agressores por dependência financeira, fator que corrobora para que elas permaneçam convivendo com seus algozes. Se o Poder Público conseguir um meio de ajudar essas mulheres a terem independência financeira, isso de alguma forma irá colaborar para quebrar esse ciclo de violência", analisou a deputada Jó.
Exemplo
A deputada Flavia Cavalcante lembrou que o caso da Dona Neide, moradora de São Luiz do Quitunde, que foi morta pelo próprio marido com 21 facadas. “Há um mês e 20 dias ela faleceu; essa mulher que era da igreja que sempre coroava Nossa Senhora e foi vítima deste crime cruel”, lamentou.
Pão de Açúcar
A Promotoria de Justiça de Pão de Açúcar recomendou à Secretaria Municipal de Saúde que execute no prazo de quatro meses um programa de manejo ético populacional de cães e gatos da cidade. Entre os tópicos, está a esterilização permanente de, no mínimo, 10% da população no ano, priorizando animais de rua, sobretudo, os indicados por associações protetoras ou que pertençam a famílias de baixa renda.Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011