Edmilson Teixeira

Maribondo

Edmilson Teixeira 13 de março de 2019

Uma acirrada discursão com empurra-empurra e tudo mais, entre o prefeito Leopoldo Pedrosa e o vereador Leandro Batista, por causa da construção de um poço artesiano, resultou numa triste cena de violência na cidade de Maribondo/AL, por volta das 9h desta terça-feira. O gestor que detém fama de violento, razão de ter passado cerca de quatro meses preso em 2017, por ter agredido a própria esposa e a sogra; chegou a dá um murro em Leandro Batista; só que o alvo  do soco não foi alcançado, mas sobrou em cheio para seu secretário de Gabinete, Valdemar, que na ocasião tentava acalmar os ânimos.

Motivo

 “Ele me deu sinal verde para investir na Associação, cujo prédio que é do município está conosco como comodato há muito tempo e vai até o ano de 2023. Pois, por conta de tanta ‘generosidade’ do prefeito  resolvemos construir  nesses dias  um poço artesiano com 52 metros de profundidade, em parceria com alguns vizinhos; visto que Maribondo enfrenta sérios problemas de falta d’água nas torneiras por parte da Casal. Mas, para a minha surpresa, o homem chegou hoje violento, dizendo que não autorizou a obra, já ávido para aterrar o poço com uma pá, foi quando eu tentei barrá-lo. Aí começou a confusão”, disse Leandro, que levou o caso para a Delegacia local, a fim de pedir, segundo ele, amparo policial por ter sido ameaçado. “Fiz o B.O, e recebi apoio de solidariedade da maioria da nossa bancada”, finalizou Leandro.

Associação

Segundo o vereador Leandro Batista, na sexta-feira que antecedeu o Carnaval esteve com o prefeito, a fim de convidá-lo para inauguração da nova estrutura da sede da Associação dos Deficientes Físicos, onde funciona o Centro de Reabilitação Física, que atende aos oito municípios da 8ª Região de Saúde de Alagoas. A inauguração será na próxima sexta, e a construção do poço artesiano faz parte dos investimentos para melhoria dos serviços do órgão, que diariamente atende a mais de 300 pacientes e que conta com uma plataforma de 40 funcionários, assegurados por meio de recursos federais.

Porto de Pedras

Prefeito  Henrique Vilela bem nem terminou o Carnaval, cujo município teve uma das maiores movimentações festivas de momo de todos os tempos agora em 2019, afirma que entregou na segunda-feira, mais uma rua calçada. Pois segundo ele, essa é a quinta artéria devidamente pavimentada  nesses pouco mais de três meses do ano em curso. Turista “Já estamos iniciando mais uma rua, desta vez no povoado Laje”, disse o gestor, dando conta de que se trata de um projeto tocado com recursos próprios, que visa acima de tudo garantir bem-estar para todos. Entende Vilela, que Porto de Pedra com suas praias paradisíacas e com belezas naturais de fazer inveja, tem cada vez mais recebido turista do mundo inteiro; e que apesar das limitações econômicas, a Prefeitura tem feito o que pode em termos de estrutura física; mediante a receptividade calorosa de seu povo para com os visitantes. Metas Henrique Vilela também vem substituindo algumas casas primitivas construídas de taipas por de alvenaria. “Tudo isso vem sendo feito com recursos próprios, cuja nossa meta é para até o fim deste ano  entregar  várias casas e15 Ruas devidamente pavimentadas em diversas localidades, sobretudo, com um trabalho sério” afirmou, dando conta de que usa o dinheiro público com responsabilidade, para assim continuar avançando administrativamente.

Pilar

Depois dos festejos religiosos de sua padroeira no começo de fevereiro e o Carnavalna semana passada, a cidade do Pilar volta a cena festiva neste final de semana. Trata-se de sua emancipação política, quando completa 147 anos nesse sábado. Uma série de atividades começou ontem. O prefeito Renatinho vai aproveitar a data comemorativa, a fim de mostrar os resultados de seu governo, lançar novos programas sociais e para o encerramento, haverá um grande show de comemoração.

Palmeira

Uma grande movimentação promete ocorrer na manhã desta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Palmeira. É que a Prefeitura junto com a bancada Legislativa  promove audiência pública sobre o processo de demarcação de terras. O evento  reunirá representantes de órgãos federais e municipais, além da sociedade civil organizada.

Palmeira II

Os procuradores municipais, que acompanham este processo desde o início, também estarão presentes. Foram eles que apontaram uma falha substancial, como a ausência do decreto de homologação, que é de autoria do Presidente da República. “Sem esse documento nenhuma terra poderá ser demarcada” explicaram os procuradores Marcos Guerra e Everaldo Damião. Argumento De acordo com o prefeito Júlio Cezar, o momento pede calma e atenção. “Não podemos patrocinar o pânico ou desespero porque Palmeira não precisa disso. Já acionamos nosso corpo jurídico para atuar na mediação desta situação, visto que não interessa a nenhuma das partes o conflito”, explicou.

Mapeamento

Teve início nesta terça-feira, como parte do processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que acontece a cada dois anos, as visitas de mobilização e sensibilização dos gestores municipais para adesão das cidades alagoanas ao novo Mapa. À frente desta tarefa está a Sedetur. A proposta é identificar os destinos com potencial turístico no Estado e esclarecer as mudanças na lista de critérios obrigatórios para integrar o projeto. Números Atualmente, Alagoas conta com 67 municípios identificados com vocação turística de acordo com a última atualização do Mapa do Turismo realizada em 2017. A ideia é que, conforme a política do governo federal haja um refinamento dos municípios que, de fato, apresentem potencial voltado ao setor a partir da inserção destas novas exigências, como reitera o superintendente de Turismo da Sedetur, Paulo Kugelmas.

Arapiraca

O radialista Nelson Filho é o novo secretário de Comunicação de Arapiraca. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Rogério Teófilo.  Ao longo desses pouco mais de dois anos de dois meses de governo, Rogério já promoveu 12 mudanças em seu secretariado. Nelson assumirá a função a partir da próxima segunda-feira.