O presidente da União dos Vereadores de Alagoas (UVEAL), Fabiano Leão, confirmou para o próximo dia 25 – segunda-feira, reunião no Ministério Público de Alagoas entre vereadores de Arapiraca, procurador-geral Alfredo Gaspar de Mendonça e o presidente da Casal, Antônio Malta. Fabiano Leão informou que também estará presente no encontro que tem como finalidade beneficiar a comunidade arapiraquense.
Modernização
Oriundo dos recursos do AFM - auxílio financeiro aos municípios, o prefeito Zé Adelson investiu na modernização da sede da Secretaria de Educação de Olho D´água Grande, e entregou, na última sexta-feira (15), seis novos computadores, impressoras e diversos outros materiais de informática que garantirão aos servidores da pasta, mais agilidade no acesso às informações e serviços prestados à toda a rede municipal.
Investimento
A secretária Danielle Vanessa destacou que a aquisição contribuirá para a melhoria do trabalho da equipe administrativa da secretaria, sendo um facilitador do processo burocrático de gestão escolar. "São equipamentos muito aguardados por todos que trabalham na Educação. Esse avanço na modernização da estrutura, facilitará bastante o atendimento às nossas demandas e dará agilidade aos processos administrativos. Só temos que agradecer ao prefeito Zé Adelson por mais esse importante investimento", disse.
Atividades profissionais
O gestor definiu que a aquisição tem o intuito de dotar a Secretaria com as melhores ferramentas e condições para o pleno desenvolvimento das atividades dos profissionais.
Momento positivo
"Vivemos mais um momento muito positivo na área da Educação em nosso município. A entrega desses equipamentos é mais uma etapa na implantação da modernização e reestruturação da nossa rede de ensino. Essa ação integra outros importantes investimentos que estamos fazendo no setor, pois oferecer educação de qualidade é, sem dúvida, uma das prioridades da nossa administração" afirmou Zé Adelson. (Com Elaine Rafaella).
Novo sistema
Presente no dia da apresentação do novo sistema tributário da Secretaria da Fazenda de Arapiraca, no dia 22 de janeiro, o presidente da Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal), Jordão Vieira Júnior, após as explicações do funcionamento da plataforma online, afirmou que a mudança significava um avanço para o segmento contábil e para os contribuintes.
Revolução do serviço
Agora, com o sistema funcionando, ele comprova, na prática, a revolução do serviço. “O tempo para a contabilidade e para o empresário é peso de ouro. A gente tem que contar com essas facilidades e desburocratizar. E foi o que o município fez com esse novo sistema implantado, ajudou o trabalho da nossa classe e a vida do contribuinte”, declarou Jordão Vieira Júnior.
Sistema tributário
O presidente da Ascontal justifica a sua declaração citando a sua experiência com o novo sistema tributário e ressalta que, anteriormente, tudo tinha que ser feito no Centro Administrativo. E que não existia um atendimento específico para o contador, o atendimento seguia o ritmo geral com toda a população.
Excesso de vegetação
Um volume de 48.786 m3 ocupados por plantas aquáticas está sendo retirado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) dos rios Boacica e Taquara, que cortam o projeto público de irrigação Boacica, mantido pela empresa pública em Igreja Nova (AL). O objetivo é remover o excesso de vegetação dos dois rios, que funcionam como dreno principal, para dar maior eficiência à infraestrutura do projeto de irrigação. Para isso, a Codevasf está investindo recursos de R$ 517 mil.
Vegetação aquática
A retirada da vegetação aquática dos rios que funcionam como dreno principal do projeto de irrigação Boacica já é realizada periodicamente pelo Distrito de Irrigação do Boacica (DIB), organização que representa os agricultores do projeto, segundo afirma o gerente regional de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf em Alagoas, engenheiro agrônomo Antônio Canário.
... No entanto, o equipamento utilizado no serviço não consegue atingir todo o espelho d’água dos rios.
... Uma série de fatores como a água da drenagem dos lotes e o clima da região propiciam uma grande proliferação das macrófitas (plantas aquáticas), o que vem prejudicando a drenagem do projeto de irrigação.
...“No entanto, a escavadeira não consegue atingir o centro do espelho d’água, o que resulta na formação de ilhas de vegetação. Daí surgiu a necessidade de realizar esse serviço utilizando um barco-trator para o leito do rio, nos trechos mais largos”, explicou o gerente da Codevasf em Alagoas.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.