Ainda não chegou ao fim o imbróglio sobre a presidência da Câmara Municipal de Arapiraca. Um despacho publicado na quinta-feira (07), preferido pelo desembargador Celyrio Adamastor, afasta o atual presidente Leandro Barbosa de Almeida (MDB), o Leo Saturnino, e devolve o cargo ao vereador Jario Marques de Barros (PRP), o Jário Barros. (Com 7Segundos).
Intervenção do Judiciário
Em sua decisão, o magistrado cita o princípio de interna corporis e entende que a decisão do desembargador plantonista, Elielson dos Santos Pereira - que negou o pedido de suspensão da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Arapiraca - incorre na intervenção do Poder Judiciário sobre o Poder Legislativo.
Garantiu posse
No primeiro dia do ano, a então presidente Graça Lisboa ainda tentou recorrer da decisão, mas o desembargador Otávio Praxedes, presidente do TJ e plantonista a época, negou o pedido e garantiu a posse de Saturnino. “O judiciário não pode interferir. Meu despacho é taxativo e está hasteado em várias decisões do STF”, declarou Celyrio Adamastor, com exclusividade ao 7Segundos.
Crime de estupro
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Pilar, ofereceu ao Poder Judiciário denúncia em desfavor do ex-policial militar Severino Lira dos Santos, que é acusado de praticar crime de estupro de vulnerável contra uma menor de apenas 13 anos.
Além disso, ele ainda responderá por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. A ação penal foi ajuizada pelo promotor de Justiça Silvio Azevedo Sampaio, que disse existir provas suficientes para demonstrar a autoria das praticas criminosas.
Data do crime
Segundo a denúncia oferecida pelo MPE/AL, o crime de estupro de vulnerável ocorreu no último dia 20 de janeiro quando Severino Lira dos Santos encontrou a menor em uma estrada do povoado Camurupim, zona rural de Pilar. “O acusado encontrou a menor e ofereceu carona. Quando a oferta foi recusada, ele apontou um revólver e forçou a vítima a entrar no carro que dirigia”, disse um trecho da petição.
Relações com a menina
Com a vítima dentro do carro e fazendo ameaças, Severino Lira dos Santos foi até a cidade de Santa Luzia do Norte, comprou bebida alcoólica em um bar, voltou ao município de Pilar, comprou mais bebida alcoólica e forçou a menor a beber com ele dentro do veículo. Após isso, ele retornou ao povoado de Camurupim e em um matagal, de maneira bastante violenta, manteve relações sexuais com a menina.
Penedo
Com 7Segundos: Uma pesquisa realizada por especializada em turismo e de circulação nacional apontou Penedo, na região do Baixo São Francisco, como uma das mais belas cidades brasileiras. O período da pesquisa foi entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019.
Indicações
Durante esse período, mais de 10 mil colaboradores assinantes e seguidores das redes sociais da Revista Bula indicaram a sua cidade preferida.
Penedo ficou entre as 500 cidades mais indicadas. Outras cidades tiveram mais de 1000, 700, 400 e 300 indicações.
Primeira entrevista
Na primeira entrevista coletiva no início da noite de quinta-feira (7), na Sala de Imprensa do ASA, o coordenador técnico do alvinegro, Nedo Xavier, disse que veio a Arapiraca porque acredita no Gigante de Alagoas e vai tirá-lo da difícil situação que ele se encontra no Campeonato Alagoano.
Agora é guerra
“Cada jogo agora é uma guerra e vamos entrar em campo para vencer”, disse Valdonedo Xavier, de 66 anos, que chegou nesta madrugada a Arapiraca para ajustar o elenco do ASA e definir a equipe a caminhar unida para os próximos jogos com o objetivo de conquistar vitórias.
Momento difícil
“O momento é muito difícil para o ASA é uma tarefa muito difícil e árdua, mas vamos trabalhar juntos com a diretoria, a comissão técnica, o elenco e os torcedores para sairmos dessa situação delicada”, reconheceu o experiente técnico de futebol que veio de Curitiba, onde mora, direto para Arapiraca.
... “Eu deixei muitos amigos aqui em Arapiraca e a gente chega com muita vontade de vencer, de lutar e deixar o ASA em uma situação mais confortável”, revelou.
... Nedo Xavier passou apenas 30 minutos com o elenco do ASA em campo, mas obteve informações dos jogadores e assistiu a vídeos dos três primeiros jogos do Campeonato Alagoano e já percebeu o que pode ser melhorado em campo.
... “Estou conversando com toda a equipe e falando para que eles não cometessem mais os erros que fizeram em campo e em pouco tempo trabalhar o máximo possível”, destacou o coordenador.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.