Edmilson Teixeira
Pressão no governo
Representantes do Cosems/AL cobram do governo alagoano os atrasos sobre repasses de incentivos financeiros, que se destinam para a aquisição de fraldas geriátricas; medicamentos da Rede Cegonha e os que estão em falta do Componente Especializados da Assistência Farmacêutica; além de vários itens do Programa Mais Saúde Especialidades.
Diálogo
O assunto foi amplamente discutido na última terça-feira, entre a presidente do Cosems/AL, Izabelle Pereira, secretário de Saúde, Christian Teixeira, Hugo Wanderley presidente da AMA, secretários municipais e alguns prefeitos. Christian reconhece que todos os gestores de Saúde são bem intencionados e que o propósito é promover o diálogo em busca da superação das dificuldades. Segundo ele o governo tem interesse em regionalizar a assistência e desafogar a superlotação do HGE.
Consórcio
Em relação à portaria do programa Mais Saúde Especialidades ficou decidido que ela será reformulada para sanar inconsistências encontradas e então ser republicada. A presidente do Cosems/AL, Izabelle Pereira enfatizou sobre a necessidade da manutenção e fortalecimento do consórcio para o acesso e baixo custo das compras tanto para os municípios consorciados quanto para os conveniados.
Promessa
O secretário Christian Teixeira se comprometeu em dar agilidade às aquisições por meio de processos emergenciais se necessário e, na ocasião, informou que os colírios referentes ao Programa do Glaucoma já chegaram e começam a ser distribuídos para os municípios na primeira semana de fevereiro. Após a reunião ficou agendada para esta quinta-feira que os técnicos da Sesau e Cosems farão os alinhamentos para a proposta de republicação da portaria.
Coruripe
Visando enfrentar o CRB no próximo domingo em Maceió, abrindo a temporada 2019 do Campeonato Alagoano de Futebol, o Coruripe tem encarado com maior seriedade o plano de alcançar seu quarto título estadual. No treinamento realizado na manhã desta quarta-feira o técnico Elenilson Santos não contou com o volante Tauan com um desconforto muscular na coxa direita e que está em tratamento com o massoterapeuta Betinho, mas contou com o atacante Ivan que voltou às atividades após ficar fora do último amistoso com uma luxação no dedo.
Números
O Banco do Nordeste destaca que em Alagoas, foram contratados R$ 423,3 milhões em 188.666 de operações de microcrédito, ao longo do ano passado. Os números representam crescimento de 7% em valores aplicados.
Dimensão
Pois é o BNB que detém o maior programa de microcrédito urbano do país. Trata-se do Crediamigo do Banco do Nordeste que encerrou 2018 com cerca de R$ 9 bilhões em empréstimos, ampliando os recursos destinados aos microempreendedores da região nordestina. O valor é 11,2% superior ao aplicado no exercício anterior.
Evolução
Em quantidade de operações, o programa Crediamigo do Banco do Nordeste cresceu 5,4% e atingiu 4,2 milhões de empréstimos no ano, média de 11,6 mil por dia. Atualmente, o Crediamigo possui mais de 2 milhões de clientes ativos e já atendeu 5,6 milhões de pessoas ao longo dos seus 20 anos.
Olho D’Água Grande
Por conta da seca, o Ministério do Desenvolvimento Regional publicou no Diário Oficial da União nesta terça-feira, uma portaria em que reconhece e classifica como emergencial a situação do município de Olho D’Água Grande. Para o prefeito Zé Adelson, a notícia é animadora.
Olho D’Água Grande II
“Desde o início do nosso mandato buscávamos esse reconhecimento do Governo Federal para garantir melhorias para a nossa população. A estiagem prolongada gerou prejuízos na agricultura e pecuária do município, além de dificultar o abastecimento de água para o consumo humano”, disse.
Olho D’Água Grande III
O reconhecimento federal permite o acesso às ações de socorro e assistência, como a Operação Carro-Pipa, que fornece água tratada para os moradores, além de possibilitar a renegociação de dívidas no setor de agricultura, o recebimento de cestas básicas e também o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para movimentação da economia na cidade.
Campanha
O final de semana que passou no litoral alagoano foi dedicado ao combate ao trabalho e exploração infantil. A campanha “No verão, trabalho infantil não!”, de iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), percorreu os municípios da Barra de São Miguel e Maragogi com ações voltadas para moradores e turistas das regiões.Piaçabuçu
Piaçabuçu que já está montando todo um cenário, a fim de garantir o grande festejo religioso de Bom Jesus dos Navegantes, que ocorrerá entre os dias 07 e 10 de fevereiro, promove neste final de semana, a Festa de São Sebastião. O evento acontece no povoado Peba, onde o santo é o padroeiro da localidade. Vão animar a galera, o cantor Vinícius – O baixinho do arrocha e das bandas Forró Maior e Esquadrão VIP.Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011