Com Aquiacontece: O ex-prefeito de Penedo, Dr. José Dirson de Albuquerque Souza, 71 anos morreu na madrugada desta sexta-feira, 11 de janeiro, em um dos leitos do Hospital Regional, local onde estava internado enfrentando sérios problemas de saúde.
Sepultamento
O corpo do médico, que por muitos anos trabalhou na área de perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi velado na Osaf. O sepultamento aconteceu na tarde de sexta-feira, 11, no cemitério São Gonçalo do Amarante.
Homem do povo
Dirson Albuquerque era conhecido em Penedo como um homem do povo. Com trânsito livre, principalmente, entre os mais humildes, o ex-prefeito é recordista em votos. Em sua eleição como prefeito de Penedo, disputada com Guilherme Gonçalves, ele obteve 78% dos votos validos.
O prefeito Március Beltrão, que era amigo pessoal do Dr. Dirson, decretou luto oficial de 03 dias devido à morte do político que conduziu os destinos de Penedo do ano de 1992 a 1996.
Lixo em Arapiraca
Com arapiracanews: A coleta do lixo se tornou um problema em Arapiraca. A deficiência do serviço na gestão do prefeito Rogério Teófilo já passou por mediação do Ministério Público Estadual, mas ainda acontece em diferentes bairros, na zona rural e até em um dos principais acessos à cidade, pela rodovia AL-220, a mais movimentada via entre o Agreste, o Sertão e a capital alagoana.
Cercado por imundície
Na quinta-feira, 10 de janeiro, a reportagem do Jornal de Arapiraca se dirigiu até a comunidade conhecida como Algodoeira, um dos cartões postais do município agora cercado pela imundície causada por despejo de lixo. Nos dois lados da rodovia, resíduos de toda ordem estão próximos do acostamento e um amontoado de entulhos demarca parte da estrada de terra paralela ao asfalto.
Flagrante
Enquanto o trabalho de registros fotográficos do Jornal de Arapiraca era feito, em meio ao mau cheiro que toma conta do local, um caminhão caçamba carregado de lixo se aproximava do ponto onde há lançamento de resíduos.
Como o motorista percebeu que seria flagrado cometendo uma irregularidade, ele desviou de sua suposta rota, desaparecendo no caminho que pode levar até a Canafístula. Contudo, antes de empreender a fuga, o jornalista Carlo Bandeira conseguiu enquadrar o veículo de carga, com os montes de entulho em primeiro plano na foto.
Equipe acionada
Questionada sobre essa situação, a Prefeitura de Arapiraca informou por meio de sua assessoria de comunicação que não há nenhuma solicitação para a Secretaria de Serviços Públicos em relação à limpeza da localidade visitada pela reportagem. “Mesmo assim uma equipe foi acionada e fará a limpeza no local”, diz ainda a resposta ao questionamento feito pelo Jornal de Arapiraca.
Descarte de lixo
O município acrescenta que, apesar das fiscalizações constantes, “o descarte irregular de lixo, podas e restos de construção em locais impróprios continua”. Como se trata de crime ambiental e de risco para a saúde pública, as ocorrências devem ser informadas para a ouvidoria da Secretaria de Serviços Públicos, através do número (82) 99991-1941, inclusive de forma anônima.
Não surtiu efeito
Apesar do trabalho institucional, as reclamações da população nos programas de rádio e nas redes sociais indicam que a coleta de lixo continua deficiente em Arapiraca e que o processo de conscientização de trabalhadores ou empresas que recolhem entulhos, principalmente restos de construção e podas de árvores, ainda não surtiu o efeito esperado.
Bom Jesus
Com uma exposição de barcos a vela, produzida por artistas locais e denominada “Viva Velho Chico”, teve início na tarde da última quinta-feira (10), a programação cultural da 135ª Festa do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, que foi realizada próximo ao local de desembarque dos veículos .
... O evento contou com as presenças do Prefeito de Penedo Marcius Beltrão, vice Ronaldo Lopes, secretários municipais, a população penedense e também diversos turistas que foram prestigiar a exposição.
... As produções tiveram como tema principal o santo protetor dos beiradeiros e remeiros contando para isso com o dom e a criatividade dos artistas plásticos. Entre os autores das obras de arte estão: Karina Michele, Dório Feitosa e Castanha, mostrando com isso a cultura e a historia de todo povo.
... A abertura da programação cultural ainda contou com capoeira Mandingueiro, coco de roda, Maculelê e xaxado, além dos shows de Devinho playboy e Olha o xote que ocorreram no anfiteatro da nova Orla ribeirinha.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.