A informação é do jornalista palmeirense Henrique Romeiro - O deputado federal Marx Beltrão deve convocar o ministro da Economia Paulo Guedes para dar explicações, na Câmara, sobre desvinculação de recursos federais.
Educação e Saúde
Durante sua posse, o ministro disse que há alternativas, caso a reforma da Previdência não seja aprovada, de desvincular recursos orçamentários como forma de melhorar as contas públicas. Para Marx isso prejudicaria investimentos em áreas como Educação e Saúde. O deputado está atento, e vem dando sinais disso nas redes sociais, que ele domina muito bem.
Sem água
Com 7Segundos - Moradores do loteamento Sonho Verde II, localizado no bairro Nilo Coelho, no município de Arapiraca, estão insatisfeitos com a distribuição de água.
Segundo os denunciantes que adquiriram os imóveis pelo Programa Minha Casa Minha Vida, a ligação pela Casal não foi liberada e eles só tem acesso à água fornecida pelo dono do conjunto habitacional, sob pagamento de R$ 50,00 por mês.
Doenças de pele
Há alguns relatos de que a qualidade desta água é duvidosa. "É uma água salgada, imprópria para consumo. Algumas pessoas dizem ter doença de pele devido o uso da água.", disse um morador.
Vistoria da Casal
Um dos responsáveis pelo loteamento Sonho Verde 2 informou estar aguardando uma vistoria por parte da Casal. "Após vistoriado e constatado a implantação, conforme projeto aprovado, é marcado uma data para interligação no sistema. Estamos na expectativa de que até o próximo mês a casal esteja assumindo o abastecimento do loteamento", completou.
Pendências documentais
De acordo com a assessoria de imprensa da Casal, a ligação de água não foi realizada até o momento por pendências documentais por parte do dono do loteamento junto ao órgão. "Ele precisa se regularizar e procurar o escritório da Casal em Arapiraca.", concluiu.
Peixamento
As águas do rio São Francisco vão se encher de vida no próximo domingo, 13 de janeiro, em mais um peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ação ocorre durante a 135ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, em Alagoas. O repovoamento promovido pela Codevasf já é uma tradição na festa e está programado para começar às 10h no Porto das Balsas em Penedo (AL).
Espécies nativas
Serão inseridos peixes de diversas espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco, a exemplo da matrinchã, do curimatã pioa, do pacamã e da piaba, todas produzidas pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, centro tecnológico e científico da Codevasf localizado em Porto Real do Colégio (AL).
Repovoamento
“São espécies nativas produzidas pela Codevasf para as ações de repovoamento do Rio São Francisco e de rios da bacia hidrográfica com espécies ameaçadas de extinção”, explica Vinícius Dias Filho, chefe do centro integrado de Itiúba.
Trechos do rio
Em um primeiro momento, os peixes serão soltos em três trechos do rio São Francisco entre Penedo (AL) e Neópolis (SE). No segundo momento, que será realizado no porto das balsas, no centro histórico da cidade, haverá a participação da população que poderá contribuir com o repovoamento soltando os peixes nativos nas águas do “Velho Chico”.
... O Programa Bolsa Família beneficia mensalmente milhares de famílias alagoanas. Quando elas conseguem superar situação de pobreza e extrema pobreza o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) recomenda que os beneficiários peçam desligamento do programa federal.
... Em 2018, 520.148 mil famílias fizeram solicitação em todo o país. A saída representou uma economia de R$ 1,5 milhão.
... Em Alagoas foram 664 famílias que procuraram o setor responsável pelo programa para cessar o benefício. Com o desligamento voluntário, uma nova vaga é aberta no programa social e assim uma família que realmente precisa pode ser beneficiada com o auxílio.
... As famílias que desejarem sair do Bolsa Família por terem conquistado autonomia e independência financeira devem procurar o setor responsável pelo programa em sua cidade e fazer a solicitação.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.