Edmilson Teixeira
Insegurança
Tem sido uma barca furada em Alagoas, a situação de funcionários públicos municipais que atuam em Prefeituras detentoras da Previdência própria. Trata-se de um sistema de serviço com ampla instabilidade, sobretudo pelo fato; de vez por outra aparecer rombos milionários provocados por gestores inescrupulosos, cuja situação tem sobrado mais para quem é aposentado.
Exemplo
Em Maribondo, por exemplo, a turma que já pendurou a chuteira do trabalho, está há três meses sem ver a cor do dinheiro; e como se não bastasse, o prefeito Leopoldo Pedrosa teve a “decência” de parcelar em 12 vezes o recente 13º salário desses aposentados; né mole!
Gráfico
Pois o crônico problema administrativo de Maribondo/AL é uma coisa séria; razão que levou o município a perder todo seu potencial econômico, que era o comércio, ao longo dessas últimas três décadas. Não se tem informação de um prefeito que fez história em defesa do progresso local; pelo contrário; muitos meteram as mãos no dinheiro público.
Igreja Nova
Igreja Nova/AL já conta com um pré-candidato à Prefeitura. Trata-se de Valério Beltrão, político com grande afinidade na região. Valério tem o apoio do deputado estadual João Beltrão e do prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão. Pois faltando um ano e 10 meses para o pleito municipal, Valério já está pavimentando a sua candidatura, sobretudo mantendo contato direto com a população e lideranças políticas.
Igreja Nova – disputa
Na verdade, a eleição que se aproxima em Igreja Nova, já demonstra que vai ser bastante acirrada. É que além de Valério Beltrão, outro nome que aparece é o da secretária de Cultura de Penedo, Alyne Costa; essa com o apoio do prefeito penedense Marcius Beltrão.
Propósito
No entanto, Valério Beltrão demonstrou surpresa com o anúncio de que Alyne seria a candidata da família. Valério entende que o foco de sua pré-candidatura não pode ser modificado e que o atual momento é de trabalho.
Maragogi
Integrantes do site de notícias Maragogiro denunciam a atitude grosseira da Câmara de Vereadores de Maragogi, ocorrida no último dia de 2018, quando tentou impedir os trabalhos de gravação de seus repórteres. O foco da Sessão era a aprovação de um projeto de lei do Executivo, concedendo reajuste salarial para os cargos comissionados e aumento nas diárias em 100%.
Razão
Entende o site Maragogiro, que a truculência de querer barrar os trabalhos de sua equipe, tinha como alvo maior; abafar os projetos do prefeito Sérgio Lira, sobretudo com relação aos aumentos, visto que a Prefeitura até então, não tem honrado a pontualidade do pagamento dos servidores, com sucessivos atrasos. “Entretanto, tais vereadores têm família trabalhando no alto escalão, casas e carros alugados ao município”, diz uma nota de repúdio.
Penedo
Em meio às festividades de Bom Jesus dos Navegantes que ocorrem neste final de semana em Penedo, a Codevafs se fará presente com sua equipe, a fim de garantir mais uma edição do peixamento. Trata-se de uma ação de repovoamento promovido pela Codevasf que já é uma tradição na festa e está programado para começar às 10h do domingo no Porto das Balsas em Penedo.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011