Edmilson Teixeira

Remédio

Edmilson Teixeira 18 de dezembro de 2018
O Tribunal de Contas da União (TCU) acaba de lançar um guia sobre aquisições públicas de medicamentos com o objetivo de aprimorar a metodologia de contratações, otimizar os gastos e sanar falhas do sistema de compras. A publicação é da Secretaria de Controle Externo da Saúde do órgão e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em busca de aumentar a sua contribuição para a melhoria da gestão municipal do setor, recomenda a leitura e adoção das boas práticas divulgadas. Remédio II O documento orienta os gestores públicos para a forma de aquisição e gestão dos medicamentos e auxilia no método do controle social, capacitando os atores envolvidos nos conselhos de fiscalização. A CNM destaca a necessidade das orientações e lembra que a Política Nacional de Assistência Farmacêutica é parte integrante da Política Nacional de Saúde. Envolve, portanto, um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, garantindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade. Delmiro Gouveia Sobre o assunto Transparência, a administração pública de Delmiro Gouveia  comemora o resultado divulgado na última semana, que lhe credencia numa posição bastante confortável perante as demais cidades brasileiras com população acima de 50 mil habitantes. Pois com nota 8.55, a administração superou todas as médias da avaliação, ficando à frente até de capitais como; Salvador, Fortaleza e Porto Alegre. Trata-se do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) que divulgou todo um levantamento da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. Delmiro - objetivo O anúncio fez parte das atividades comemorativas pelo Dia Internacional contra a Corrupção. Pois a iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais. No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira, entre 09 de julho e 14 de novembro de 2018. Murici

O município de Murici obteve o privilégio de contar agora, com a mais nova unidade industrial do Moinho Motrisa, do Grupo Motrisa S/A.  A indústria foi inaugurada nesta segunda-feira, e é tida como uma das maiores empresas de gêneros alimentícios do País. O empreendimento conta com mais de 30 mil metros quadrados de área e prevê a geração de 160 empregos diretos.

Murici II

 

No evento de inauguração, houve a presença do mais ilustre político do momento de Alagoas, o governador Renan Filho, que também já foi prefeito daquela cidade. O Moinho Motrisa  se destaca no Brasil, pela sua  linha de produção. Quanto a essa nova  unidade, a produção se concentra em derivados de trigo, da tradicional marca Sarandi, como farinha especial de massa de pastel, farinha de trigo integral, farinha de pães especiais e mistura para bolo, e terá uma capacidade produtiva de 5 mil toneladas/ano de produtos.

Avaliação

Sobre o Moinho Motrisa, o prefeito de Murtici, Olavo Neto disse que a chegada do novo empreendimento dará um importante impulso na economia do município. “A exemplo da Energy Pré-moldados, que foi inaugurada em junho deste ano e está empregando especialmente pessoas da cidade, o Moinho Motrisa só vem a fortalecer nossa cadeia econômica, gerando emprego e renda. Com isso teremos mais muricienses com poder de compra”, disse.

Piranhas

Servidor público municipal vem sentindo firmeza na administração da prefeita Maristela Sena Dias.  A gestora acima de tudo, tem priorizado o pagamento  da categoria; pois  na última sexta-feira, ela fez um gol de placa ao liberar o pagamento do 13º salário para todos. Enquanto isso, muitos municípios alagoanos estão enfrentando  dificuldades para honrar seus compromissos mensais, em meio a esse caos econômico. Sabe-se  que é preciso ter muita competência, para garantir o funcionamento da máquina municipal.

Consocio

Dos 5.568 Municípios, 4.081 participam de pelo menos um consórcio público, segundo mapeamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Pelos dados da entidade, existiam 491 consórcios públicos no Brasil, entre 2015 e 2017, com grande concentração de Municípios consorciados nas regiões Sul e Sudeste. O que representa parcerias formadas por dois ou mais Entes da federação – municípios, Estado e União –, para a realização de objetivos de interesse comum, em qualquer área.

Quadro

Em Alagoas, a Associação dos Municípios (AMA)  tem estimulado a formação dos consórcios que estão atuando em várias áreas entre elas a de resíduos sólidos. Em um ato inédito, a AMA trouxe o Ministério Público para a Instituição e, dialogando , de igual para igual, evitou ações judiciais e os municípios deram exemplo ao Brasil fechando todos os lixões.

Capela Capela a exemplo de outras cidades alagoanas, também celebra a passagem do Dia de Santa Luzia, tida como a santa protetora da visão. Pois a data oficial foi na quinta, dia 13, só que os fiéis religiosos capelenses, celebraram com ênfase a passagem, no sábado. “Houve muita gente na procissão, oportunidade em que o nosso celebrante, padre José Eridan conduziu com grande emoção o manifesto religioso, que mais uma vez empolgou a todos”, disse o radialista Jorge Miguel.