Edmilson Teixeira
Pão de Açúcar
Prefeito de Pão de Açúcar, Flavinho lamenta tantas despesas que recaem para o município, mediante a tal crise que assola o país nesses últimos anos. “Hoje bancamos o transporte para o abate do gado que é feito em Arapiraca, altas taxas para garantir o sistema de coleta de lixo, além de outras manutenções de serviços essenciais que têm comprometido a pequena receita da Prefeitura” disse.
Maribondo
O povoado Poço Cumprindo faz festa a partir desta quarta-feira, a fim de celebrar mais um ano, referente ao Dia de Santa Luzia que será amanhã. “A tradição religiosa que já dura décadas, promete reunir centenas de visitantes vidas de toda parte de Alagoas” diz o divulgador Val Borges, dando conta de que o evento mais uma vez será feito em grande estilo, sobretudo pelo casal, Diógenes e dona Neuza.
Major Izidoro
César Campos, secretário municipal afirma que o homem do campo lá em Major Izidoro está delirante com as últimas chuvas que caíram na região. “Foi uma dádiva, pois a água chegou num bom momento” diz emocionado. Ressalta ainda que recentemente a prefeita Santana Mariano viabilizou por meio de máquinas, serviço de limpeza em diversos poços e barragens, ação que resultou agora, numa grandeza de trabalho, visto que todos eles (reservatórios), além de cisternas ficaram abastecidos, sobretudo; assegurando água para um bom tempo nesse período de seca.
Santa Luzia do Norte
“Uma verdadeira avalanche de gente promete tomar conta das principais ruas da nossa cidade nesta quinta-feira, para a grande festa da nossa padroeira, santa que leva o nome da cidade” é o que afirma o divulgador Pedro Soares o “Pedão” como é conhecido; baseado segundo ele, nos anos anteriores. Cita como exemplo, a última festa, onde mais de 50 ônibus lotados de romeiros foram prestigiar o evento.
Planos de ação
“O padre Luciano Soares da Silva juntamente com uma incansável equipe vem trabalhando há mais de três meses, para que tudo aconteça dentro das expectativas”, disse Pedão. “Aqui em Santa Luzia do Norte, os romeiros costumam vir pagar promessas, durante o percurso da procissão; sobretudo os mais devotos e fiéis religiosos da Igreja Católica, num ritual delirante que tem emocionado a todos.”
Coqueiro Seco
Com o propósito de resolverem assuntos administrativos ligados a CASAL, foi que na segunda-feira a prefeita Decele Damaso e o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Redson Cavalcante se reuniram na segunda-feira na sede do órgão, com o presidente Clécio Falcão. Pois no encontro discutiram duas obras que serão fundamentais para a população e o Meio Ambiente. A primeira é a conclusão do sistema de abastecimento de água, evitando que o líquido falte nas torneiras. Já a segunda, de grande importância para o meio ambiente, é a ligação da rede de esgoto para garantir o saneamento básico em toda cidade.
Primero passo
“O presidente da CASAL nos recebeu muito bem e disse que a companhia garante 50% dos recursos nas duas obras. Isso já representa uma conquista muito importante. Agora, vamos procurar o governador Renan Filho para que some forças junto à nossa bancada federal, em Brasília”, disse a prefeita Decele.
Totalidade
“Para as duas obras falta muito pouco, mas tem que existir o interesse do município e o apoio do Estado e da bancada federal. Dois fatos importantes já foram concretizados neste dia. O primeiro foi o apelo da nossa prefeita para as obras inacabadas sejam concluídas e beneficiem 100% da população. No caso do esgotamento sanitário falta interligar as conexões em cerca de 8% rede. É muito pouco para a grandeza da obra”, explica Redson Cavalcante
Despoluição
Com a rede de esgoto interligada e a cidade de Coqueiro Seco 100% saneada nada mais será despejado na Lagoa, de onde centenas de pescadores e marisqueiras tiram o sustento. “O meio ambiente será preservado e quando a orla estiver pronta, aí, sim, será uma verdadeira transformação”, vibra a prefeita Decele.
Acompanhamento
Representantes do Movimento Social de Luta (MSL) estiveram na segunda-feira em Maceió na sede do Iteral, a fim de consultar junto com o diretor presidente do órgão, Jaime Silva, informações precisas sobre a produção da cadeia dominial da fazenda Guanabara.Foram informados de que a regularização fundiária encontra-se em processo de execução; cuja área é decorrente da Usina São Simeão, inclusive, possui registros nos cartórios dos municípios de Branquinha e Murici.
Situação
A equipe técnica do Iteral recebeu neste mês a documentação expedida pelo Instituto Incra-AL, que tem interesse em comprar partes das terras para serem destinadas à reforma agrária. Todos os dados levantados e presentes na escritura, planta e cálculo analítico terão que ser analisados; além de saber o histórico do imóvel e qual a real titularidade.
Promessa
“Todas as informações serão verificadas e têm que bater, havendo alguma divergência, a equipe do Iteral terá que fazer uma nova vistoria em campo. O que o Iteral puder fazer para dar a legitimidade ao processo e garantir a aquisição das terras, vamos fazer!”, destacou o diretor presidente Jaime Silva.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011