Edmilson Teixeira
Capela festa religiosa
A comunidade católica de Capela/AL vem desde o último dia 26, celebrando a chegada do Dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Pois ao longo desses dias, a Igreja Matriz, tendo à frente o padre José Eridan, recebe sempre a partir das 19h, seus fiéis, a fim de participarem das missas que fazem parte no novenário. Nesta segunda-feira, por exemplo, o celebrante foi o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz.
Capela II
“Toda a programação festiva ganha força neste final de semana, sobretudo como parte de seu encerramento, pois no sábado teremos a grande procissão pelas principais ruas da cidade e no domingo, será a vez da elevação da imagem, tendo à frente o cônego João Neto” disse nosso informante Jorge Miguel que aparece na foto com o padre José Eridan. Miguel revelou que a devoção por Nossa Senhora da Conceição é muito grande em Capela; e que essa festa se consagra cada vez mais com a presença de visitantes, em face da enorme tradição que reina há cerca de um século.
Agricultura
Durante a última semana, a Codevasf promoveu nos municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia e Teotônio Vilela reuniões técnicas. Isso para discutir alternativas de ampliação e escoamento da produção, agricultores que atuam no cultivo de frutas daquelas regiões. Pois a proposta da Codevasf é aplicar nesses municípios a mesma metodologia de desenvolvimento agrícola executada pela companhia no polo agrícola de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) que resultou numa produção diversificada voltada para grandes mercados nacionais e internacionais.
Porto Calvo
Nesta quarta-feira, dia 5, a comunidade de Porto Calvo terá a oportunidade de adquirir produtos do campo da melhor qualidade possível. Trata-se da II Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Prefeitura local, cujo evento reunirá agricultores dos assentamentos Maciape, Conceição e Boa União, além de outras localidades rurais da região. Porto Calvo II Pois na Feira da Agricultura Familiar, diz o prefeito David Pedrosa, haverá também uma praça de alimentação, onde a pessoa pode almoçar e jantar com comida típica regional. No cardápio: galinha capoeira, carne de bode, pato, caranguejo, ovo de capoeira, banana cumprida, macaxeira, cuscuz, cará, tapioca, inhame, entre outros produtos cultivados pelos camponeses portocalvenses.Murici
Foi no último domingo que uma multidão de atletas invadiu Murici. Pois o município que detém exóticas trilhas e encantos naturais pelos seus campos sediou o “Desafio Trail Run Alagoas” etapa Festa da Natureza. Na verdade o evento abriu a programação esportiva da #FN2018 com uma manhã inteira de pura adrenalina e encantadoras paisagens, num total de 11,5 km de percurso por entre a mata verde da região.
Murici – mapa
O evento reuniu 600 atletas amadores e profissionais oriundos de Arapiraca, Capela/AL, União dos Palmares, Messias, Maceió, Palmeira dos Índios e Murici, além de Caruaru, Bom Conselho e Garanhuns, todas de Pernambuco. Os corredores participaram da prova; divididos em duplas, nas categorias: masculino, feminino e mista. Como premiação, houve medalha de participação para todos os atletas e troféu para as 10 primeiras duplas de todas as categorias.
Alteração rodoviária
Teve início nesta segunda-feira, um novo sistema de embarque e desembarque de passageiros das linhas da região leste de Alagoas. A rota envolve as cidades de Flexeiras, Murici, União dos Palmares, Novo Lino, Joaquim Gomes, São José da Laje e Rio Largo, com destino a Maceió, devem ser realizados em um ponto localizado na BR-104, nas proximidades do posto de combustíveis Via Norte, na cidade de Messias.
Piranhas Em Piranhas/AL o projeto “Leitura: um caminho para conhecer o mundo”, vem ganhando dimensão e gosto entre os alunos da Escola Municipal Professora Alzira Mazzoni de Almeida, localizada no povoado Poço Comprido. “Pois a implantação desse projeto, indiscutivelmente tem garantido mais estímulo e prazer para o gosto da leitura” diz a prefeita Maristela Sena Dias, contente com a repercussão desse trabalho. Ponto de vista Para a secretaria de Educação de Piranhas, o projeto visa ajudar os alunos na personalidade com apresentações musicais, teatro, paródias, entre outros gêneros. Além de despertar no estudante o gosto pela leitura, o projeto trata de ingressar e também ajudar na interpretação de textos, respeitando os anos onde os alunos estão ingressados, seja da educação infantil, ensino fundamental I e II até a EJA.Penedo
O Circuito Penedo de Cinema consagrou na noite do último domingo, os cinco filmes em curta-metragem vencedores das mostras competitivas do evento, que juntos ganharam 41 mil reais em premiação. O grande vencedor do 11º Festival do Cinema Brasileiro foi o filme “O canto das pedras”, dirigido por Tatiana Cantalejo, do Rio de Janeiro. Ela agradeceu sua equipe de produção, ao evento e aos realizadores presentes “É muito emocionante, porque esse é o primeiro prêmio do filme no Brasil, então não tenho palavras para descrever esse momento”, declarou Tatiana.Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011