Edmilson Teixeira
União dos Palmares
O ex-governador Manoel Gomes do Barros, o Mano, afirma que ainda não descartou a política. Planeja administrar mais uma vez União dos Palmares, sua terra natal, município que já foi prefeito entre 1977 a 1982. “São muito os apelos de lideranças que nos incentivam, a fim de comandar a nossa Prefeitura; pois se trata de uma situação bastante delicada, sobretudo para quem gosta de conviver na política”, disse Mano, oportunidade em que se encontra ontem em Maceió, com o presidente do Conselho dos Economistas, Marcos Calheiros.
Engenhos de Chã Preta
O advogado e atual presidente da Comissão Alagoana de Folclore Olegário Venceslau da Silva está com seu novo livro já no prelo. A obra intitulada "Banguê, Fornalha e Bagaceira ", traz em suas páginas o registro histórico dos antigos engenhos chãpretenses do século XIX e XX, numa análise fidedigna dos costumes e modo de vida nas Casas Grandes e Sobrados daquele município da Zona da Mata alagoana. O Autor já tem em seu currículo seis livros publicados.
Delmiro
Na sexta-feira passada, a título de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da defesa da mulher, foi que o Estado contemplou Delmiro Gouveia, com o “Selo de Reconhecimento de Município Amigo da Mulher”. Trata-se de uma ação de incentivo por parte da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH).
Quantidade
Além de Delmiro Gouveia, mais 9 municípios alagoanos também receberam a menção de destaque no enfrentamento à violência doméstica, tendo como incentivo para que em 2019 essas ações sejam efetivadas e ampliadas.
Trabalho
Ao longo desse ano, a SEMUDH realizou uma série de eventos e capacitações para o enfrentamento à violência contra a mulher em municípios alagoanos. Lá em Delmiro, por exemplo, contou com o apoio do Centro de Atendimento Especializado à Mulher Vítima de Violência (CEAM), que atua com uma equipe multidisciplinar oferecendo atendimento jurídico, psicológico e de assistência social.
Santa Luzia do Norte
Logo após a vitória do CSA diante do Juventude/RS por 4 x 0, resultado que credenciou o time alagoano a ingressar na Série A do Brasileirão, o famoso poeta “Pedão” tido como embaixador de Santa Luzia do Norte/AL, lançou nas redes sociais, um virtual livro de cordel narrando toda façanha do Azulão do Mutange.
Santa Luzia do Norte II
Pois “Pedão” descreve a história do CSA, do qual segundo ele é torcedor desde criança, relatando desde sua fundação até a fase atual, tudo em versos e prosas. Prometeu até gravar um CD com o referido trabalho, a fim de comercializar entre os apaixonados azulinos. Afirmou que vai propor ao presidente do CSA, Rafael Tenório, a possiblidade do clube comercializar os CDs, via seu departamento de marketing.
Trajeto
Em 1976 Mano venceu a eleição municipal de União, período em que se governava por seis anos como prefeito; razão de ter ficado na Prefeitura de 1977 a 1982. Posteriormente se elegeu deputado estadual, cargo que ocupou seguidamente durante três mandatos. Depois foi vice-governador na chapa de Suruagy, no exercício do cargo disputou a eleição de 1998, ocasião em que foi derrotado para Ronaldo Lessa.
Penedo
Considerado como o maior evento do gênero de Alagoas, o Circuito Penedo de Cinema começou ontem, com uma vasta programação na orla ribeirinha, e em outros espaços públicos. O Circuito se estende até o domingo, em um espaço montado especialmente para quem gosta de cinema e para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de assistir a filmes com estrutura de projeção e som de qualidade. Penedo IIMas a boa notícia para os servidores municipais, é que o prefeito Március Beltrão, decretou ponto facultativo nas repartições públicas na próxima sexta-feira. Trata-se do dia 30 de novembro, data que agora passou a ser celebrada como o Dia Estadual do Evangélico.
Meio Ambiente
Quinta-feira última, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia, Jasiel Belizário, esteve na Câmara de Vereadores, a fim de prestar esclarecimentos sobre os impactos ambientais no açude da Pedra Velha. A convocação do secretário foi solicitada pela vereadora Fabíola, após a polêmica sobre a derrubada do paredão do açude para construção de empreendimento particular. Argumento “A área é particular e não há lei que impeça o proprietário de extinguir o açude ou o paredão” disse Jasiel Belizário. Explicou que o compromisso da Secretaria é com o Riacho do Maxixe, que corre naquela localidade e que será preservado. “Rressalto que na Secretaria ainda não tramita nenhum processo de derrubada do paredão. O que tem que ser feito é um estudo de impacto ambiental, e a conservação do Riacho, que esse sim, terá que ficar”, esclareceu.Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011