Um programa de televisão matutino abordou assunto girando sobre pessoas obesas femininas.
Ora, ninguém de sã consciência fala sobre excesso de peso levando em conta beleza. A estética pode ser importante para alguns ou algumas, porém o que importa mesmo é a qualidade de vida e principalmente os anos que podem ser sofridos ou vividos.
Levando o fato para a área ortopédica sabemos que as articulações sofrem com o excesso de peso.
Imaginem que os joelhos sejam dimensionados para transportar setenta quilos e passam a suportar oitenta depois noventa e por fim cento e vinte quilos. O que irá acontecer?
Como a medicina é uma ciência inexata e viva pode não acontecer nada, porém com certeza os desgastes chamados artrose virão mais rapidamente e as deformidades em valgo ou varo (zambeta ou cangalha) seguiram imediatamente.
Então seres humanos, não estamos nos referindo ao campo da estética, da capacidade de realização, do poder de cada um quando somos contra qualquer tipo de sobre peso. Estamos falando de qualidade de vida e saúde! Atividade física sempre! Cuidados com a alimentação todos os dias!
Saúde é o que interessa o resto não tem pressa, diz o bordão do participante da Escolinha do Professor Raimundo (Paulo cintura).
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.