Edmilson Teixeira
Joaquim Gomes
Em Joaquim Gomes os vereadores sabem muito bem que o polêmico caso da divisão dos precatórios entre município e professor está restritamente ligado à justiça superior de Brasília, que por enquanto não é favorável para que os professores tenham direito ao rateio; que é de 60% do bolo geral. Pois os parlamentares de Joaquim Gomes estão discutindo essa questão em plenário em defesa dos professores, dando conta de que tudo vai depender da força de vontade do prefeito Adriano Barros. Pode um negócio desses?
Santana do Ipanema
Depois do mês de outubro ser marcado pela campanha ‘Outubro Rosa’, que mobilizou as mulheres para prevenção do câncer de mama; agora é a vez dos homens. É que a Prefeitura de Santana do Ipanema trocou a iluminação dos prédios e monumentos que estavam rosa pela azul.
Situação
Os prédios e monumentos da cidade já receberam a nova iluminação. A iniciativa faz parte da campanha “Novembro Azul” que alerta para conscientizar a população em relação à prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem. As sedes da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde e da Casa da Cultura, além dos monumentos Cristo Redentor e O Candinho receberam a iluminação azul.
Atalaia
O Governo do Estado encontra-se mobilizado na resolução de conflitos agrários, a exemplo da fazenda São Sebastião, no município de Atalaia. A fazenda possui 339.2 hectares de área total e já passou por várias reintegrações de posse, cujo processo encontra-se em tramitação na 29ª Vara de Conflitos Agrários.
Atalaia - II
Na última terça-feira, houve reunião em Maceió, envolvendo Iteral, Incra, MST e o proprietário da fazenda. De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a instituição já executou a pesquisa cartorário-registral, a fim de apurar a propriedade e eventuais oposições; porém, não é possível conceder, segundo ele, o Título de Reconhecimento de Domínio TRD, porque se encontra em litígio.
Contrariado
Sobre as Prefeituras que estão sendo multadas financeiramente por questão de algumas irregularidades por parte da FPI – Fiscalização Integrada do São Francisco ao longo dessa semana; o presidente da AMA, prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley disse que, apesar de ser uma ferramenta importante, a FPI precisa adotar em seu formato mais prevenção que punição. Hugo também defende que a AMA, como entidade representativa dos municípios, possa participar das atividades. Argumento “É no município onde tudo acontece, são os gestores que têm arcado com todas as responsabilidades para manter programas subfinanciados, oferecer educação e saúde de qualidade , implementar programa de reciclagem de lixo, mas só recebemos pancada”, desabafou Hugo Wanderley. Revolta Hugo Wanderley argumenta que o objetivo geral da FPI é proteger o meio ambiente natural, cultural, melhorar a qualidade de vida da população através de ações planejadas e integradas de conservação e revitalização da Bacia Hidrográfica. Diz que os prefeitos defendem esse trabalho e foram os primeiros a denunciar a morte lenta do Rio, mas se deparam, mais uma vez, com multas e punição nessa 9ª fase.Apoio
Para diminuir as dúvidas e os erros de projetos, Sudene está levando capacitação para técnicos de diversos municípios. Pois Alagoas é o 5° Estado que recebe o Seminário de Fortalecimento da Gestão Municipal para o Desenvolvimento Local e Sustentável.
Apoio II
O prefeito de Capela, Adelminho, representou a AMA, na abertura do evento que aconteceu na tarde de segunda-feira, no Ministério da Fazenda. “Os gestores estão sempre se esforçando para fazer o melhor. A AMA vem desenvolvendo vários cursos de capacitação, já foram mais de 1.500 servidores, mas momentos como esses são sempre importantes”, afirmou.
Água
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está implantando o projeto o “Microssistema Comunitário de Abastecimento de Água no Sertão” com o intuito de atender diretamente mais de duas mil famílias, sobretudo facilitando o acesso à água.
Água II
“As comunidades Quixabeira, Salão e Laginha, em São José da Tapera, são alguns dos exemplos de como Alagoas contempla a sua população com água na torneira. Pois a criação dos microssistemas comunitários de abastecimento de água no Sertão surgiu para beneficiar quem nunca teve água ou o acesso era bastante precário. Com mais essa iniciativa, estamos mudando a realidade da população”, destacou o secretário Edilson Ramos.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011