Edmilson Teixeira

Mobilização nacional

Edmilson Teixeira 26 de outubro de 2018
Mobilização nacional
Reprodução - Foto: Assessoria
Ontem em Brasília, a presidente do TCE/AL, conselheira Rosa Albuquerque, se fez presente na reunião ampliada com o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O evento, inscrito na agenda do Supremo como “Diálogo institucional com ministros do TCU e TCE”, aconteceu no salão nobre do STF e teve como tema central a situação das obras paralisadas e do sistema prisional em todo o País. Campanha Durante o encontro, o ministro Dias Toffoli pediu a colaboração dos dirigentes dos Tribunais de Contas para a composição de um diagnóstico sobre as obras inacabadas e sobre o funcionamento e a situação das unidades prisionais em todo o Brasil. E pediu ajuda também na busca de soluções para que esses investimentos sejam retomados e resultem em reais benefícios para o povo brasileiro. Folclore nas escolas O advogado e escritor Olegário Venceslau da Silva atual presidente da Comissão Alagoana de Folclore está mobilizando o Poder Público em Alagoas no sentido de ser aprovado Projeto de Lei, que torna obrigatório o ensino do Folclore e Cultura Popular nas Escolas. O alvo tem sido as unidades de ensinos Infantil e Fundamental de todos os 102 municípios alagoanos. Prejuízo Os municípios brasileiros que  enfrentam sua pior crise econômica, sobretudo os alagoanos que praticamente dependem do FPM, vêm sonhando há mais de seis anos em recuperar por meio jurídico, um repasse federal (royalties) vinculado a produção do petróleo. Pelos cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), as Prefeituras já deixaram de arrecadar mais de R$ 19 bilhões pelo Fundo Especial do Petróleo (FEP). Humilhado A medida da CNM espera resolver de vez essa questão, tendo em vista a atual recuperação das receitas de royalties, com o intuito de corrigir uma injustiça fiscal que se arrasta há anos, agravando a crise dos Municípios, já tão prejudicados pelas discrepâncias dos repasses da União. Mobilização Mais de 76 mil pessoas assinaram o abaixo-assinado promovido pela CNM sobre o julgamento dos royalties. A CNM explica que o abaixo-assinado pretende alertar as autoridades para a situação que preocupa os gestores locais. São mais de seis anos de espera para que o STF tome uma decisão definitiva na liminar que suspendeu a redistribuição dos recursos arrecadados com a exploração de petróleo. Murici

Ontem a Secretaria de Educação de Murici, por meio do Departamento de Tecnologia,  promoveu o II Seminário de Tecnologia, iniciativa voltada para os estudantes da rede pública de ensino. O evento  contou com o apoio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (ITEC-AL).

Conteúdo

O Seminário abordou temas como o uso da tecnologia em soluções para acessibilidade de deficientes físicos, como casa inteligente e cadeira de rodas terapêutica; desenvolvimento de softwares, sistemas e aplicativos; dicas de segurança para redes sociais; além de exposição de trabalhos e roda de conversa sobre carreiras e oportunidades na área da tecnologia da informação.

Avaliação

“O evento teve o objetivo de apresentar os diversos ramos que a tecnologia oferece em nível de estudo e em nível de trabalho. “Trouxemos ótimos palestrantes, que puderam apresentar ao público presente, soluções tecnológicas de impacto social e mostrar cada área de conhecimento”, disse o coordenador do Departamento de Tecnologia,  Fábio Melo.

Mata Atlântica  

Para fortalecer a gestão ambiental nos municípios alagoanos, o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) promoverá o lançamento de projeto da Associação Nacional dos Órgãos Municipais e Meio Ambiente (ANAMMA) e ONU Meio Ambiente. Será no dia 26 do outro mês na Assembleia Legislativa.  O Projeto oferece apoio às Prefeituras para elaboração do PMMA, com o curso online gratuito, e deverá acompanhar aproximadamente mais 15 municípios para que sejam capilarizadores da inciativa em seus estados.

Delmiro Gouveia Após ajustes na máquina pública, ao que parece  os avanços continuam acontecendo na área da saúde lá em Delmiro. Que o digam moradores dos povoados Lagoinha, Salgado, Rabeca, Cruz, Lamerão, Malhada, Jurema, Pedrão, Olho D'águinha e Lagoa dos Patos,  que agora contam com atendimento médico todas às terças-feiras e quintas-feiras. Alívio “Foi preciso haver um drástico ajuste financeiro para que a gente pudesse colocar a máquina administrativa para funcionar” argumentou o prefeito Padre Eraldo. Deu como exemplo o setor de Saúde, que por esses dias foi ampliado o atendimento de especialidades com grande demanda como Pediatria, Ortopedia, Neurologia e a realização de exames de Ultrassonografia; além de um reforço na equipe médica.