Edmilson Teixeira

Seca em AL

Edmilson Teixeira 23 de outubro de 2018

Em reunião nesta segunda-feira com os prefeitos alagoanos que enfrentam problema de abastecimento de água, o governador Renan Filho, disse que nesses quatro anos de seu governo, foram perfurados 800 poços artesianos e que a meta é alcançar três mil unidades na próxima gestão. “O governo anterior fez apenas 14 poços”, disse, argumentando que a perfuração de poços é uma das alternativas para atender as demandas da falta d’água no Sertão e Agreste.

Seca em AL  II

“A perfuração de um poço artesiano custa no total 25 mil reais, isso já com a bomba; pois planejo que o Estado possa avançar muito mais nesse serviço pelo interior, sobretudo contado com parceria das Prefeituras” sugeriu Renan Filho, dando conta  de que o município entre com 10 mil reais por cada unidade executada. “Só assim num futuro próximo estaremos aposentando os carros-pipas”, disse.

Barragens   

“Dentro dos planos hídricos de AL para o meu próximo governo é de construir três barragens perenes, abastecidas com a água da chuva e do Canal do Sertão. Esse assunto por sinal, não divulguei durante a minha campanha eleitoral. Trata-se de obras que serão construídas inicialmente em Delmiro, Pariconha e São José da Tapera. Os custos chegam a casa dos 20 milhões de reais” disse Renan Filho.

Apelo

O presidente da AMA, e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley (MDB) pediu em nome dos demais prefeitos presentes na reunião, que o governador Renan Filho, viabilizasse um jeito de dispensar as taxas cobradas pela Casal, quanto ao abastecimento dos carros pipas, ocasião em que explicou que seu município chega a desembolsar cerca de 8 mil por mês por esse serviço.

Apelo II

“Eu descarto essa possibilidade, porque vai comprometer a CASAL, companhia conforme expliquei há pouco, que vem se recuperando de um longo período de crise financeira; no entanto vamos procurar alternativas para esse problema”, respondeu Renan Filho.

Perversidade

O medíocre sistema de eleição no Brasil permitiu que o deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) não fosse reeleito, apesar de obter mais votos de que dois novos candidatos que tiveram uma contagem inferior. Por exemplo, Ronaldo teve mais de 9 mil votos à frente de Sílvio Camelo. Pois Camelo entrou pela tangente, com apenas 15.594; o lanterninha de votos entre os 27 eleitos. O outro com menos votos foi Davi Maia, 447 a menos que Ronaldo Medeiros que ficou de fora com 24.195 votos.

Duelo no Norte

Abrão Moura conseguiu eleger a filha Cibelle (PSDB) a deputada estadual com a expressiva votação de 37.151 votos, resultado que lhe credenciou a ficar na oitava posição entre os 27 eleitos. Cibele foi a campeã de votos em Barra de Santo Antônio, onde a mãe é prefeita, Paripueira onde o foi prefeito, além de São Luiz, Passo e Paulo Jacinto.

Duelo no Norte

Em São Luiz, Cibelle triturou nas urnas Flávia Cavalcante (MDB) também eleita, que teve o apoio da irmã Fernanda que é prefeita e do pai, Cícero Cavalcante, ex-prefeito. Pois lá Cibelle obteve 3.760 votos, cujo resultado ascendeu um interesse de Abrahão Moura ir disputar o cargo de prefeito na eleição que se aproxima. Como dono do “terreno” Cícero Cavalcante teria feito sérias acusações publicamente contra Abrahão Moura, uma semana antes destas eleições.

Cajueiro

Em Cajueiro, quem não fez o dever de casa foi o deputado Bruno Toledo (PROS) reeleito para um segundo mandato. Pois na sua terra natal, onde seus pais (Fernando e Lucila) foram prefeitos durante quatro mandatos, dois pra cada; Bruno teve menos votos que Ronaldo Medeiros (MDB) esse apoiado pela “máquina” municipal. Pois a diferença foi de apenas 130 votos para Medeiros, que teve apoio de 2002  eleitores graças ao prefeito Palmery Neto.

Eleição extra  

Praticamente todos os municípios brasileiros que tiveram seus prefeitos afastados durante esse mandato (compra de voto) já realizaram novas eleições; e por conta de alguns casos de afastamentos mais recentes, o pleito vai ocorrer neste domingo, paralelo a disputa do segundo turno da Presidência do Brasil.

Eleição extra  II

Pois em Alagoas, nem se fala nesse assunto, quando se trata de Prefeitura de Santa Luzia do Norte. O órgão está sob o comando do presidente da Câmara, vereador Beto Policial há cerca de um ano, devido o afastamento de eleito Edson Mateus e seu vice, acusados de compra de votos. E o pior; ninguém se manifesta!

Olho d’Água Grande

Com o intuito de promover a inclusão social e a acessibilidade de pessoas com deficiência, a Secretaria Municipal de Saúde  em parceria com a Pestalozzi, recebeu uma remessa de 16 equipamentos entre cadeiras de rodas e de banho. A iniciativa visa facilitar a locomoção, e, sobretudo, doar os equipamentos para aqueles que não têm condições de comprá-los no município de Olho d’Água Grande.  

Santana do Mundaú

Os cuidados com as pessoas, sobretudo na adoção de políticas públicas voltadas para as famílias de baixa renda, tem sido uma das marcas do prefeito de Santana do Mundaú, Arthur Freitas. Em sua administração, os programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social ganharam um diferencial, como por exemplo, o investimento na variedade e qualidade da alimentação oferecida aos usuários dos programas sociais mantidos pelo órgão.

Santana do Mundaú II

A secretária Lara Cavalcante explica que o objetivo de ofertar uma refeição balanceada e nutritiva, é de contribuir com a qualidade de vida e saúde dos usuários, principalmente das crianças assistidas pelo CRAS, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. "Com orientação da nutricionista, nossa equipe prepara tudo com muito carinho e sabor, garantindo uma refeição segura e adequada. Além disso, eles também recebem orientação sobre hábitos, benefícios de uma boa alimentação e dicas para uma vida saudável", explica.