A perda de um colega e amigo médico no mês passado deixou toda a classe triste. A amizade perdida é sempre sentida.
Fica um exemplo para todos, não só no que diz respeito ao carácter e retidão de conduta do amigo que se foi como também quanto a palavra prevenção!
Diz o dito popular que é melhor prevenir que remediar, porém nós brasileiros e mais ainda nordestinos, não damos muito valor. Olhamos alguém que age assim e criticamos. Dizemos que alguém tem TOC (transtorno obsessivo compulsivo), se preocupa com tudo, etc.
Não! Prevenir que remediar.
A evolução da medicina no que diz respeito à prevenção de todos os tipos de doença está aí. Exames clínicos, de imagem, de laboratório, divulgação de sinais e sintomas. Enfim: tudo ao dispor de clientes e pacientes e principalmente os da área de saúde que por força do ofício entendem um pouco mais do “babado”.
Claro todos nós temos o nosso dia. Tudo na vida tem começo, meio e fim, inclusive a vida! Entretanto se podermos empurrar para adiante e ganharmos anos e vidas saudáveis, melhor ainda.
Faça então exames periódicos. Não demore na procura aos especialistas se sente algo que perdura por mais de uma semana. Utilize os medicamentos corretamente. Volte para o acompanhamento depois do tratamento, principalmente se for cirúrgico.
Siga as orientações que estão aí para todos: não fumar, beber socialmente, comer regradamente, fazer atividade física diariamente e pela vida toda.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.