Cada um que tenha uma história para contar.
Um amigo tinha um companheiro de plantão que quando conseguia dormir, era um beliche, roncava que fazia com que o mesmo mudasse de lugar.
Outro amigo convidou uma namorada para fazer uma viagem. Quase cancela a viagem, pois a garota roncava a noite inteira.
O ronco em si pode ser um cansaço, uma noite com mais bebida, um pescoço curto, uma obesidade.
Já apneia do sono que é um relaxamento dos músculos da garganta durante o sono fazendo com que as vias respiratórias se fechem impedindo a respiração adequada.
Os sinais e sintomas que fazem pensar em apneia do sono são: ronco alto, despertar no meio do sono de forma brusca e com falta de ar, acordar com boca seca, dor de cabeça constante pela manhã.
Homens acima dos cinquentas anos, obesos com circunferência do pescoço aumentada. Mulheres após a menopausa e também acima do peso.
Então se conhece alguém com alguma coisa parecida oriente a procurar médico especialista. Em geral os otorrinos tratam, porém já temos em Maceió clinica especializada em sono.
Todos nós temos que dormir de seis a oito horas por noite para possuir uma boa qualidade de vida. O sono então será reparador e proporcionará um despertar agradável fazendo com que o dia seguinte seja bastante produtivo.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.