Edmilson Teixeira
Piranhas
O secretário de Educação do município de Chã Preta/AL, Marcos Lopes (Marquinhos) foi um dos agraciados pela Academia Alagoana de Cultura, na noite da última quarta-feira, em Maceió, no auditório do Museu da Imagem e do Som. É que Marquinhos passou a fazer parte de um grupo seleto de Sócios Efetivos da entidade, ocasião em que a Academia Alagoana de Cultura festejou seus 15 anos de fundação.
União dos Palmares
Quem recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade de Juazeiro do Norte na última sexta-feira, foi o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil. Tudo porque no ano passado, Kil conseguiu viabilizar uma audiência em Brasília junto com o então ministro dos Transportes, Maurício Quintela, a fim de garantir a regularização de alguns meios de transportes que anualmente conduzem milhares de nordestinos para a terra do “Padim Ciço”.
PMN livre
Durante a convenção nacional do PMN, ocorrida em Brasília, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de AL e presidente estadual da legenda, Francisco Tenório conseguiu aprovar que o partido fique livre para fazer suas coligações nos estados atendendo a política local. O partido também decidiu não lançar candidatos à presidência da República.
Porto Calvo
Calabar vira herói nacional em julgamento histórico em Porto Calvo. Por 14 votos favoráveis, ele foi inocentado do crime trair a pátria. Pois exatamente 383 anos após a morte por enforcamento, Calabar foi inocentado do crime e foi considerado herói nacional em um julgamento ocorrido de forma inédita no Brasil, cujo ato aconteceu domingo naquela cidade. O virtual personagem foi absolvido por 14 votos e uma abstenção.
Veredito
De acordo com o Conselho de Sentença, com essa atitude, Calabar acreditava que estava defendendo a liberdade brasileira do controle de Portugal, já que a Holanda poderia trazer benefícios financeiros ao Brasil. O personagem desertou do Exército Português para o Holandês e daí deu-se a polêmica toda.
Modelo
O julgamento Simulado de Domingos Fernandes Calabar aconteceu no Tribunal de Júri Doutor Alfredo Alves, no fórum da cidade que leva o nome do personagem. O ato foi presidido pelo Juiz Ney Alcântara, presidente da Associação dos Magistrados Alagoanos (Almagis). Realizado à moda antiga, assim como no século XVII, no lugar de sete jurados, 15 pessoas foram responsáveis pelo desfecho dessa história. Apenas o cônsul de Portugal em Alagoas, Edgard Barbosa, se absteve do voto.
Pão de Açúcar
Desde as primeiras visitas técnicas da equipe da Secretaria de Educação aos sítios arqueológicos do município, no primeiro semestre deste ano, os coordenadores incumbidos da valorização desses ambientes de importante valor histórico-cultural, nas salas de aula, vem articulando junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a liberação do território para a execução de práticas educacionais pelos professores da rede municipal de ensino.
Dimensão
Em reunião ocorrida na sede do IPHAN, em Maceió, na última terça-feira (17) os coordenadores receberam material que aborda levantamentos da arqueologia e paleontologia do Estado, ressaltando pelo menos 100 sítios arqueológicos só em Pão de Açúcar.
Secretários
Secretários municipais de Saúde, técnicos dos municípios alagoanos e Cosems/AL, fazem os ajustes finais para a participação de forma efetiva entre os dias 25 e 27 deste mês, em Belém/PA no XXXIV Congresso Nacional e, simultaneamente, no 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011