Edmilson Teixeira
Canapi
Em Canapi os Agentes de Endemias receberam um kit contendo chapéu com aba protetora, camisa UV, calça e bota e também uma bolsa de lona para auxiliar no trabalho contendo, lanterna, pesca-larva, picadeira, trena e bandeira de sinalização. “Além de proteger os Agentes que cumprem a jornada expostos aos raios solares, o material entregue vai proporcionar mais agilidade aos serviços prestados por eles à população, especialmente no combate ao mosquito transmissor de graves doenças” comentou o prefeito Vinícius Lima.
Joaquim Gomes
Nesta segunda-feira em Joaquim Gomes teve início uma programação de minicursos e atividades educativas que vão gerar conhecimentosmultiplicadores. São os alunos e professores do Projeto Rondon de duas universidades que estão na cidade para realizar ao longo de duas semanas, ações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Justiça, Trabalho, Tecnologia e Produção e Comunicação. O prefeito Adriano Barros fez questão de comparecer na abertura, ao lado de integrantes de sua equipe de governo.
Chã Preta
Na manhã deste domingo, a cidade de Chã Preta recebeu uma delegação do Projeto Rondon, composta por universitários, professores, a fim de permanecer no município até o próximo dia 27. A chegada foi marcante, pois a prefeita Rita Tenório e seu vice, Tó Teixeira, além de assessores, fizeram questão de recepcionar o grupo, sobretudo para deseja-lhes as boas vindas, visto que ao longo desse período, a missão dos rondonistas é interagir com os chãpretenses, numa missão que visa garantir satisfação para todos.
Outros
Além de Chã Preta, o Projeto Rondon também está em: Belém, Joaquim Gomes, Jequiá da Praia, Coité do Nóia, Olivença, Quebrangulo, Roteiro, Novo Lino, Porto de Pedras, São José da Laje e Cacimbinhas. O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa. Neste ano, 252 rondonistas terão oportunidade de interagir aqui em Alagoas, com as comunidades, socializando seus saberes e produzindo soluções inovadoras em prol da administração municipal.
Coite do Noia
Técnicos do Cosems/AL e do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) realizaram uma visita nas zonas urbana e rural na última semana em Coité do Nóia, a fim de verificar que o município não se encontra abaixo da cobertura vacinal de poliomielite, como teria sido divulgado de forma equivocada por um site alagoano há poucos dias.
Ônibus
Segundo a AMA, hoje, cada Prefeitura recebe do Governo Federal em torno de R$ 0,69 por mês para cada aluno que utiliza o transporte escolar. Diz que o valor está longe de arcar com os custos de combustível, manutenção e salário dos motoristas, mas os gestores não estão medindo esforços para cumprir a instrução normativa do Detran-AL que regulamenta o transporte escolar. Oportunidade Pois para cumprir uma das determinações, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) vai oferecer, em parceria com o Sistema S, a capacitação para todos os motoristas de transporte escolar do Estado. A primeira turma começou ontem, em Cacimbinhas para os motoristas da cidade sede, de Minador do Negrão e de Dois Riachos e segue até sexta. Seca Por falar em AMA, ontem a entidade reuniu técnicos e coordenadores municipais de Defesa Civil para um novo mutirão de atualização de documentos. O encontro teve a parceria da Defesa Civil Estadual, visto que é necessário porque o decreto que reconheceu situação de emergência em 37 municípios por causa da estiagem perdeu a validade . Sufoco Sabe-se que os municípios dependem das ações emergenciais do governo e do abastecimento feito também pelo Exército. As Prefeituras estão no limite financeiro e não têm mais como comprometer recursos para o abastecimento. Para Maristela Dias, prefeita de Piranhas, “a situação não esta boa, não tem chuva no Sertão e as famílias estão necessitando muito dessa água. É muito importante a AMA estar nesse contexto ajudando aos municípios” Realidade O volume de chuva do inverno foi insuficiente em muitos municípios que continuam com as reservas nos barreiros e cisternas muito baixos. Por causa dessa chuva, no início do mês , a Operação foi suspensa nos municípios de Craíbas, Coité do Noia, Igaci, Girau do Ponciano, Quebrangulo, Traipu e Lagoa da Canoa. As cidades estão entre o Sertão e o Agreste e foram prejudicadas. Relato “Um evento como esse, um mutirão desses é de suma importância porque nós, de um município pequeno, quando recebe as demandas, muitas vezes vai na Defesa Civil e o pessoal acha que está chovendo, acha que a chuva está chegando e que está suprindo as necessidades , mas infelizmente isso não é verdade, disse Mailson Mendonça , prefeito de Monteirópolis.Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011