Digo sempre que necessitamos diminuir a ignorância. Uso um termo meio pesado e que pode chocar algumas pessoas, porém sempre estamos aprendendo. A vida mostra que por mais que não queiramos ela vai nos ensinar do começo ao fim!
Aprendemos no dia a dia com todos os que nos cercam.
Podemos até desconfiar de algo ou da capacidade de alguém nos passar alguma coisa nova.
Na medicina que é uma ciência inexata e viva nunca dois mais dois serão quatro. Pode ser três e meio ou até mesmo cinco.
Seguindo esse raciocínio dentro da medicina mesmo que o esculápio seja de uma área diversa do fato o acontecido vai lhe mostrar uma faceta nova e o aprendizado vem!
Transito na área da ortopedia e traumatologia. Na medicina do esporte também consigo flutuar. Realizo tratamentos em ortopedia usando ondas de choque radial, pneumática ou desfocada com muito bons resultados.
Em outras áreas devido ao curso extenso de seis anos e mais congressos, jornadas, cursos tenho noção, entretanto nada com especificidade.
A endometriose? Os ginecologistas são conhecedores. É uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.