Edmilson Teixeira

Piranhas, em clima de festa!

Edmilson Teixeira 25 de maio de 2018

Na histórica cidade de Piranhas/AL, a expectativa agora reina em torno da chegada do Forrogaço 2018, evento já consagrado no calendário turístico do sertão alagoano, que este ano entra para a sua 15ª edição. A festa acontece na sexta e no sábado da outra semana; e no domingo será a vez do aniversário da cidade que entra para seus 131 anos. A prefeita Maristela Dias afirma que ganhou apoio do governo alagoano, a fim de garantir um colorido maior durante esse período festivo, onde entre as atrações estão Matruz com Leite e Samira Show.

Piranhas festa junina

Na verdade, o Forrogaço (Forró do Cangaço) trata-se  da abertura dos festejos juninos de Piranhas; visto que sua programação terá sequência nos dias 15, 16 e 29 como as animações de São João e São Pedro do Piau. Vale salientar, que na quinta-feira que antecede o Forrogaço, Piranhas será uma das cidades do Brasil que fará parte da  6ª edição do Prêmio Culturas Populares 2018, promovido simultaneamente no país  pelo Ministério da Cultura.

Pacote

A ação vai premiar quem trabalha diariamente para fortalecer e dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como o cordel, a quadrilha, o maracatu, o jongo, o bumba meu boi e o cortejo de afoxé, entre muitos outros. O 6º Prêmio Culturas Populares vai destinar R$ 10 milhões a 500 iniciativas culturais de mestres, mestras, grupos e instituições privadas sem fins lucrativos. Esta edição também reconhecerá ações em acessibilidade cultural. Cada um dos vencedores vai receber R$ 20 mil, o dobro do ano passado.

Santa Luzia

Domingo a partir das 14h, a cidade de Santa Luzia do Norte entra em cena para registrar mais uma grande festa tradicional da região. Trata-se da Corrida de Jegue e do concurso do Cuscuz. O evento que entra para a sua sexta edição, promete reunir gente de toda parte. No palco musical vão se apresentar até altas horas da noite, atrações como: Gêmeos da Farra, Matheus Felix, Forró Madeira e Diogo Cachorrão. Tudo acontece na Praça de eventos, cuja organização fica por conta da  equipe Kafubira e Inocentes, com apoio da Prefeitura e Câmara de vereadores.

Palmeira dos Índios

Neste sábado a cidade dos xucurus representará nosso estado na 25ª edição da Ação Global Nacional. Com eventos simultâneos em 27 cidades brasileiras, esta edição terá como foco três temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos brasileiros: educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental. A Ação, que acontecerá pela primeira vez em Palmeira, de acordo com a coordenação do evento, no ginásio do Colégio Estadual Humberto Mendes, das 8h30 às 17h.

Diversidade  No local, serão promovidas iniciativas que valorizam a educação de qualidade para todos os cidadãos, sejam eles jovens ou adultos. Com relação aos direitos humanos, o objetivo é ampliar a discussão e acessibilidade aos direitos de mulheres, negros, LGBTTT, idosos, soropositivos e outros públicos vulneráveis à discriminação e preconceito. Temas como saneamento básico, acesso à água potável e reciclagem de lixo serão lembrados no tema “Sustentabilidade Ambiental”.

Parceria  Como em todas as edições da Ação Global serão oferecidos, gratuitamente, serviços de saúde, documentação e lazer. A Ação Global Nacional é uma parceria da Globo com o Sesi e a Prefeitura de Palmeira dos Índios.

Joaquim Gomes

Professores de Joaquim Gomes vão esperar por mais alguns dias, a fim de negociar reajuste salarial junto com o prefeito Adriano Barros. O encontro estava agendado para ontem, mas o gestor teve um atraso no voo procedente de Brasília, de onde foi participar da Marcha dos Prefeitos. Sua assessoria transferiu  a reunião para a próxima terça-feira. Sabe-se que na pauta, vão discutir reajuste salarial de todas as categorias, e também outros pontos ligados às questões dos servidores.

Igreja Nova

Em uma operação desencadeada pela Delegacia de Igreja Nova prendeu, por volta das 17 horas de quarta-feira, um homem de 34 anos acusado de estuprar e engravidar a própria filha, uma adolescente de 15 anos. Edmilson Bezerra dos Santos foi preso em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Comarca local, em uma residência situada no povoado Sobrado.

Suspeita

Segundo a Polícia, apesar de já ter sido preso, o caso de violência sexual segue sendo investigado, uma vez que há fortes indícios de que outra filha do acusado, de apenas 13 anos, também esteja sendo vítima do próprio pai. Edmilson Bezerra foi encaminhado à Delegacia da cidade, onde permanecerá até que seja transferido ao sistema prisional alagoano.

Penedo

Tida como uma das maiores operadoras de turismo da América Latina, a CVC agora está focando Penedo/AL, como cidade propícia para atender o público que gosta de desvendar o lado histórico do Brasil. É que na terça-feira em Maceió, o vice-prefeito Ronaldo Lopes participou de uma reunião com o superintendente de turismo de Alagoas, Paulo Kugelmas e a assessora especial, Sandra Vilanova, além do diretor da CVC no estado, Valdir Santos. Bate e volta “A reunião teve o objetivo de consolidar a operação da CVC na cidade de Penedo. O projeto que já vem sendo trabalhado há algum tempo, deve-se iniciar com a vinda semanal de um ônibus com turistas, que farão um city tour pelo Centro Histórico e um passeio no Rio São Francisco, voltando em seguida para Maceió”, destacou Ronaldo Lopes. Planos De acordo com Ronaldo Lopes, outro produto que virá em seguida, será a permanência de turistas por dois dias em Penedo, com visita à foz, seguindo em ônibus da CVC para Piranhas, onde permanecerão por mais dois dias, com visita aos Canyons do São Francisco. Este passeio levará o nome de “Caminhos do Imperador”.

Hidrografia

Por falar em Penedo, na quarta-feira, estudantes do curso de Hidrogeografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizaram uma visita ecológica a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, em Penedo.  Durante o passeio, os universitários receberam informações sobre a fauna, a flora e os aspectos sociais do entorno.  Também como parte da ação, durante um encontro na Casa de Aposentadoria de Penedo, os alunos discutiram temas relevantes para o meio ambiente, como a importância da preservação dos recursos naturais.